domingo, 10 de maio de 2009

Campeonato Inglês

MANCHESTER UNITED 2X0 MANCHESTER CITY
United vence clássico e se garante na ponta, mas Cristiano Ronaldo sai irritado

Quem para o Manchester United? A resposta não é o Manchester City. Neste domingo, o time de Alex Ferguson dominou o rival e venceu o clássico por 2 a 0 no Old Trafford, pela 36ª rodada do Campeonato Inglês, e voltou à liderança da competição.

O ponto negativo foi a reação de Cristiano Ronaldo, autor do primeiro gol, ao ser substituído no segundo tempo: o português ficou irritado, sentou no banco e fez cara de poucos amigos.

O segundo gol foi de Tevez. Com o triunfo, os Diabos Vermelhos completaram 29 partidas seguidas sem perder na temporada. A última derrota foi em 7 de janeiro para o Derby County, pela Copa da Liga Inglesa (em 19 de abril perdeu nos pênaltis para o Everton, pela Copa da Inglaterra, após 0 a 0).

Na Premier League, o Manchester United soma 83 pontos em 35 partidas disputadas, uma a menos que o vice-líder Liverpool, que tem 80. Na próxima quarta, o bicampeão inglês encara o Wigan, fora, para finalmente igualar o número de jogos. Se vencer, abrirá seis pontos de vantagem, faltando mais duas rodadas para o término da competição.

Robinho e Elano foram titulares pelo City, que segue com 47 pontos, em décimo lugar, longe da briga por vagas nos torneios europeus. O United contou com o lateral Rafael. No primeiro turno, o time de Alex Ferguson também venceu o clássico: 1 a 0, no estádio City of Manchester.



Empolgado pela classificação para a final da Liga dos Campeões, o Manchester United dominou a partida e abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo. Elano e Robinho tentavam jogadas pelo lado esquerdo, mas não conseguiam furar a defesa dos donos da casa.

Cada vez mais especialista em faltas, Cristiano Ronaldo mostrou aos 17 minutos que está com a mira boa. O português acertou uma bela cobrança, rente à barreira e enganando o goleiro Shay Given: 1 a 0.

Tevez, que antes do jogo voltou a afirmar que deixará os Diabos Vermelhos no final da temporada, provou que está totalmente concentrado a ajudar a equipe enquanto a despedida não vem. Aos 30, o argentino chutou na trave. O gol saiu aos 44: Berbatov rolou para o ex-corintiano, que recebeu na entrada da área e bateu sem defesa para o goleiro rival.

Na etapa final, o City teve boa chance de descontar com Robinho, logo aos cinco. O brasileiro recebeu entre três zagueiros na área, dominou e chutou para fora, cara a cara com o goleiro.

Aos 14, Ferguson tirou Cristiano Ronaldo de campo e colocou Scholes. O português não gostou nem um pouco da substituição, reclamou e chegou a pegar com raiva a toalha dada por um membro da comissão técnica. Em seguida, o craque ficou sentado no banco fazendo sinal de negativo com a cabeça enquanto assistia ao restante da partida.


ARSENAL 1X4 CHELSEA
Chelsea bate Arsenal no duelo dos 'eliminados' com gol de Alex

No duelo entre os dois ingleses eliminados na semifinal da Liga dos Campeões, o Chelsea mostrou mais força e venceu o Arsenal por 4 a 1 neste domingo, no Emirates Stadium, pela 36ª rodada do Campeonato Inglês. O zagueiro brasileiro Alex abriu o placar para a equipe de Guus Hiddink, que está garantida na fase de grupos da próxima Champions League.

Na última quarta, os Blues deixaram a Liga dos Campeões devido a um empate dramático com o Barcelona, que marcou nos acréscimos, no Stamford Bridge, e garantiu um lugar na decisão contra o Manchester United.

Um dia antes, o Arsenal caiu por 3 a 1 para os Diabos Vermelhos, em Londres, e deu adeus mais uma vez ao sonho de vencer o torneio europeu pela primeira vez em sua história.

Terceiro colocado do Inglês com 77 pontos, o Chelsea chegou ao 11º jogo seguido invicto na temporada. A última derrota foi em 21 de março: 1 a 0 para o Tottenham. O Arsenal tem 68, em quarto, já com a vaga da Premier League na próxima fase eliminatória da Liga dos Campeões garantida.

O primeiro gol do clássico londrino foi do zagueiro Alex, ex-Santos. Aos 28 da etapa inicial, Drogba cobrou falta da direita na cabeça do brasileiro, que tocou sem chances para o goleiro Fabianski.

Onze minutos depois, o francês Anelka dominou no meio-campo, arrancou e chutou de fora da área, no canto direito do goleiro. Belo gol: 2 a 0.

No segundo tempo, o Chelsea ampliou o marcador com um gol contra de Touré, que tentou cortar um cruzamento e colocou a bola na própria baliza.

Com 3 a 0 no placar, Arsene Wenger colocou em campo o dinamarquês Bendtner, que durante a semana foi motivo de polêmica e piada na Inglaterra por ter sido flagrado saindo de uma boate, no dia da derrota para o Manchester, com a calça caindo e a cueca aparecendo. Apesar da cena, o atacante garantiu ao treinador que não estava bêbado. Mesmo assim, foi multado pelos Gunners.

Polêmica à parte, Bendtner, de cabeça, fez o gol de honra do Arsenal, aos 25, após cruzamento da direita. A equipe da casa melhorou, teve mais duas chances de marcar, mas acabou levando o quarto: após chute de Anelka na trave, Malouda pegou o rebote na pequena área e fechou o placar em 4 a 1.

Confira a rodada completa:

Sábado
Blackburn 2 x 0 Portsmouth
Bolton 0 x 0 Sunderland
Everton 0 x 0 Tottenham
Fulham 3 x 1 Aston Villa
Hull 0 x 2 Stoke
West Brom 3 x 1 Wigan
West Ham 0 x 3 Liverpool