
Mark Webber, com uma boa tática de duas paradas, superou Felipe Massa e Sebastian Vettel, que estavam em terceiro e quarto desde a largada. O australiano da RBR ainda pressionou Rubens Barrichello no fim, mas se contentou com o último lugar do pódio em Barcelona. Felipe Massa, graças a um erro da Ferrari, que colocou menos gasolina, teve de segurar o ritmo no fim para conseguir completar a corrida e teve de ceder a quarta posição a Sebastian Vettel e a quinta a Fernando Alonso, que escapou do acidente que envolveu quatro carros na largada.
O alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou a pressionar o espanhol Alonso, mas acabou na sétima posição. Nico Rosberg, da Williams, completou a lista dos pilotos que chegaram na zona de pontuação, em oitavo. Em uma corrida discreta, Nelsinho Piquet, da Renault, foi apenas o 12º colocado, a uma volta do vencedor Jenson Button.
Com a quarta vitória em cinco corridas, Jenson Button ampliou sua vantagem sobre Rubens Barrichello para 14 pontos no campeonato. Com a quarta posição de Sebastian Vettel, o brasileiro aumentou a folga de um para quatro. A próxima corrida da temporada 2009 será disputada no dia 24 de maio, o tradicional GP de Mônaco, nas ruas do principado.
Largada excepcional de Barrichello não assegura vitória

O brasileiro liderou com folga todo o primeiro trecho da corrida em Barcelona. Após a rodada inicial de pit stops, Barrichello voltou mais leve e cerca de oito segundos à frente de Jenson Button. Ele começou a andar rápido, fazendo voltas cada vez mais rápidas, já que teria de parar uma vez a mais que o inglês. Inclusive, terminou com a melhor da corrida, 1m22s762, registrada neste período da prova, na 28ª passagem.
No momento de seu segundo pit stop, Rubens Barrichello tinha quase 15 segundos de vantagem sobre Jenson Button e retornou à pista sete atrás do inglês. No entanto, o ritmo do brasileiro depois da parada não era mais o mesmo. Ele perdeu terreno e não conseguiu marcar os tempos que o permitiriam voltar da última entrada nos boxes na frente.
O brasileiro fez seu terceiro pit stop apenas uma volta depois de Jenson Button e não teve condições de recuperar a desvantagem. Barrichello terminou a corrida 13 segundos atrás do companheiro de equipe, que teve um último trecho tranquilo, sem ser ameaçado.
Largada também é marcada por acidente entre quatro carros

Jarno Trulli acabou fora da pista para tentar evitar Nico Rosberg, mas rodou e voltou atravessado à pista. O italiano da Toyota foi colhido violentamente pela Force India de Adrian Sutil. Logo atrás, Sebastien Buemi tentou evitar o acidente, mas acabou acertado pelo companheiro de STR, o francês Sebastien Bourdais. Lewis Hamilton, da McLaren, assistiu à toda a confusão de "camarote" e evitou, com muita habilidade, os destroços da colisão.
O acidente causou um período de quatro voltas com o safety car na pista. Após a relargada, Felipe Massa, que ganhou a posição de Sebastian Vettel na largada, se manteve à frente, limitando o ritmo do alemão da RBR. Os dois pararam juntos durante a primeira rodada de pit stops, mas a Ferrari conseguiu manter o brasileiro em terceiro.
O segundo trecho da corrida teve o mesmo enredo, com apenas um personagem novo. Mark Webber, companheiro de Sebastian Vettel, se aproximou do duelo entre o alemão e Felipe Massa. O australiano parou mais tarde, enquanto os dois fizeram pit stops simultâneos novamente. Com o tempo ganho quando teve pista livre, ele ganhou as posições de Massa e Vettel e assegurou o terceiro lugar.
A quatro voltas do fim, Felipe Massa cedeu a posição para Sebastian Vettel. Graças a um erro da Ferrari no segundo pit stop, o brasileiro teve de economizar combustível para completar a corrida. Na última volta, ele foi superado por Fernando Alonso, quando já era o piloto mais lento da pista. O piloto da equipe italiana se arrastou até a linha de chegada na sexta posição e a gasolina acabou poucos metros após o fim da prova.
resultado do GP da Espanha 2009
melhor volta: Rubens Barrichello (Brawn GP) - 1m22s762
Piloto | Equipe | Tempo | |
---|---|---|---|
1 | J. Button (ING) | Brawn | 66 voltas em 1h37m19s202 |
2 | R. Barrichello (BRA) | Brawn | a 13s056 |
3 | M. Webber (AUS) | RBR | a 13s924 |
4 | S. Vettel (ALE) | RBR | a 18s941 |
5 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 43s166 |
6 | F. Massa (BRA) | Ferrari | a 50s827 |
7 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 52s312 |
8 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 1m05s211 |
9 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 1 volta |
10 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 1 volta |
11 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 1 volta |
12 | N. Piquet (BRA) | Renault | a 1 volta |
13 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 1 volta |
14 | G. Fisichella (ITA) | Force India | a 1 volta |
15 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 49 voltas/acelerador |
16 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 59 voltas/hidráulico |
17 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 66 voltas/acidente |
18 | S. Buemi (SUI) | STR | a 66 voltas/acidente |
19 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 66 voltas/acidente |
20 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 66 voltas/acidente |