domingo, 10 de maio de 2009

GP da Espanha

Com melhor estratégia, Button vence a quarta do ano no GP da Espanha

Com uma tática de uma parada a menos que Rubens Barrichello, Jenson Button venceu a quarta corrida na temporada 2009 no GP da Espanha. O inglês da Brawn GP mudou a estratégia no momento da primeira rodada de pit stops e fez um segundo trecho mais longo que os adversários. O brasileiro, seu companheiro de equipe, tentou andar rápido com os pneus macios, mas não abriu a vantagem necessária para continuar na frente.

Mark Webber, com uma boa tática de duas paradas, superou Felipe Massa e Sebastian Vettel, que estavam em terceiro e quarto desde a largada. O australiano da RBR ainda pressionou Rubens Barrichello no fim, mas se contentou com o último lugar do pódio em Barcelona. Felipe Massa, graças a um erro da Ferrari, que colocou menos gasolina, teve de segurar o ritmo no fim para conseguir completar a corrida e teve de ceder a quarta posição a Sebastian Vettel e a quinta a Fernando Alonso, que escapou do acidente que envolveu quatro carros na largada.

O alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou a pressionar o espanhol Alonso, mas acabou na sétima posição. Nico Rosberg, da Williams, completou a lista dos pilotos que chegaram na zona de pontuação, em oitavo. Em uma corrida discreta, Nelsinho Piquet, da Renault, foi apenas o 12º colocado, a uma volta do vencedor Jenson Button.

Com a quarta vitória em cinco corridas, Jenson Button ampliou sua vantagem sobre Rubens Barrichello para 14 pontos no campeonato. Com a quarta posição de Sebastian Vettel, o brasileiro aumentou a folga de um para quatro. A próxima corrida da temporada 2009 será disputada no dia 24 de maio, o tradicional GP de Mônaco, nas ruas do principado.


Largada excepcional de Barrichello não assegura vitória

A largada do GP da Espanha parecia apontar que a vitória iria parar em outras mãos neste domingo. Rubens Barrichello saiu melhor e ultrapassou Jenson Button por fora na primeira curva. Com uma volta a mais de combustível e indo para três paradas, parecia que o brasileiro iria ter tranquilidade rumo ao primeiro triunfo do ano. Ele só não contava com a mudança de estratégia do inglês, que decidiu fazer um pit stop a menos.

O brasileiro liderou com folga todo o primeiro trecho da corrida em Barcelona. Após a rodada inicial de pit stops, Barrichello voltou mais leve e cerca de oito segundos à frente de Jenson Button. Ele começou a andar rápido, fazendo voltas cada vez mais rápidas, já que teria de parar uma vez a mais que o inglês. Inclusive, terminou com a melhor da corrida, 1m22s762, registrada neste período da prova, na 28ª passagem.

No momento de seu segundo pit stop, Rubens Barrichello tinha quase 15 segundos de vantagem sobre Jenson Button e retornou à pista sete atrás do inglês. No entanto, o ritmo do brasileiro depois da parada não era mais o mesmo. Ele perdeu terreno e não conseguiu marcar os tempos que o permitiriam voltar da última entrada nos boxes na frente.

O brasileiro fez seu terceiro pit stop apenas uma volta depois de Jenson Button e não teve condições de recuperar a desvantagem. Barrichello terminou a corrida 13 segundos atrás do companheiro de equipe, que teve um último trecho tranquilo, sem ser ameaçado.


Largada também é marcada por acidente entre quatro carros

A largada não foi tranquila, apesar dos ponteiros terem passado sem problemas por ela. No trecho entre a segunda e a terceira curvas de Barcelona, um forte acidente, que envolveu quatro carros, provocou a única entrada do safety car durante o GP da Espanha.

Jarno Trulli acabou fora da pista para tentar evitar Nico Rosberg, mas rodou e voltou atravessado à pista. O italiano da Toyota foi colhido violentamente pela Force India de Adrian Sutil. Logo atrás, Sebastien Buemi tentou evitar o acidente, mas acabou acertado pelo companheiro de STR, o francês Sebastien Bourdais. Lewis Hamilton, da McLaren, assistiu à toda a confusão de "camarote" e evitou, com muita habilidade, os destroços da colisão.

O acidente causou um período de quatro voltas com o safety car na pista. Após a relargada, Felipe Massa, que ganhou a posição de Sebastian Vettel na largada, se manteve à frente, limitando o ritmo do alemão da RBR. Os dois pararam juntos durante a primeira rodada de pit stops, mas a Ferrari conseguiu manter o brasileiro em terceiro.

O segundo trecho da corrida teve o mesmo enredo, com apenas um personagem novo. Mark Webber, companheiro de Sebastian Vettel, se aproximou do duelo entre o alemão e Felipe Massa. O australiano parou mais tarde, enquanto os dois fizeram pit stops simultâneos novamente. Com o tempo ganho quando teve pista livre, ele ganhou as posições de Massa e Vettel e assegurou o terceiro lugar.

A quatro voltas do fim, Felipe Massa cedeu a posição para Sebastian Vettel. Graças a um erro da Ferrari no segundo pit stop, o brasileiro teve de economizar combustível para completar a corrida. Na última volta, ele foi superado por Fernando Alonso, quando já era o piloto mais lento da pista. O piloto da equipe italiana se arrastou até a linha de chegada na sexta posição e a gasolina acabou poucos metros após o fim da prova.

resultado do GP da Espanha 2009

melhor volta: Rubens Barrichello (Brawn GP) - 1m22s762

Piloto

Equipe

Tempo

1J. Button (ING)Brawn66 voltas em 1h37m19s202
2R. Barrichello (BRA)Brawna 13s056
3M. Webber (AUS)RBRa 13s924
4S. Vettel (ALE)RBRa 18s941
5F. Alonso (ESP)Renaulta 43s166
6F. Massa (BRA)Ferraria 50s827
7N. Heidfeld (ALE)BMW Saubera 52s312
8N. Rosberg (ALE)Williamsa 1m05s211
9L. Hamilton (ING)McLarena 1 volta
10T. Glock (ALE)Toyotaa 1 volta
11R. Kubica (POL)BMW Saubera 1 volta
12N. Piquet (BRA)Renaulta 1 volta
13K. Nakajima (JAP)Williamsa 1 volta
14G. Fisichella (ITA)Force Indiaa 1 volta
15K. Raikkonen (FIN)Ferraria 49 voltas/acelerador
16H. Kovalainen (FIN)McLarena 59 voltas/hidráulico
17J. Trulli (ITA)Toyotaa 66 voltas/acidente
18S. Buemi (SUI)STRa 66 voltas/acidente
19S. Bourdais (FRA)STRa 66 voltas/acidente
20A. Sutil (ALE)Force Indiaa 66 voltas/acidente