quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Campeonato Pernambucano

SERRANO 0X1 NÁUTICO
Gol de pênalti no fim garante a primeira vitória alvirrubra na temporada


Parecia que o Náutico se encaminhava para o seu segundo empate no Campeonato Pernambucano, mas o atacante Gilmar, de pênalti, aos 46 minutos do segundo tempo, garantiu a primeira vitória alvirrubra na competição: 1 a 0 sobre o Serrano, em Serra Talhada.

Na próxima rodada, o Náutico (quatro pontos) volta a jogar em casa, agora contra o Salgueiro, no sábado. Já o Serrano (zerado) encara o Sport na Ilha do Retirno.

O jogo

O primeiro tempo foi bem morno. As duas equipes fizeram maior disputa no meio de campo, e as equipes pouco assustaram as defesas adversárias. A melhor oportunidade na etapa saiu dos pés de Júnior Moura, aos 44, para o Serrano. Eduardo salvou o Timbu.

Depois do intervalo, as equipes voltaram um pouco mais inspiradas. O Náutico teve a primeira oportunidade. Após cruzamento de Carlinhos Bala, aos quatro, Anderson Lessa desperdiçou. Dez minutos depois, foi a vez de Carlinhos Bala, na cara de Maikon, perder. O goleiro adversário fez a defesa.

O Serrano, que tinha maior domínio das ações, respondeu com o atacante Paulinho, mas este mandou pela linha de fundo, com 18 da etapa final.

Depois, os times voltaram ao marasmo e a grande chance seguinte só foi acontecer aos 43 minutos, quando Gilmar foi derrubado dentro da área. O próprio atacante foi para a cobrança e não desperdiçou.



SALGUEIRO 0X2 SPORT
Leão vence fora de casa e segue 100%




O Sport continua com 100% de aproveitamento no Campeonato Pernambucano. Na noite desta quarta-feira, o atual tricampeão derrotou o Salgueiro por 2 a 0 fora de casa, no estádio Cornélio de Barros, chegando aos seis pontos no primeiro turno da competição. Ciro e Luciano Henrique, que precisou bater três vezes um pênalti, foram os autores dos gols.

Com este resultado, o Leão está em segundo lugar na classificação, atrás apenas do Porto, de Caruaru, que goleou o Santa Cruz por 4 a 0 e tem um gol a mais no saldo (sete contra seis). O próximo duelo do Sport é na Ilha do Retiro, neste domingo, contra o Serrano. O Salgueiro, que soma três pontos, visita o Náutico, sábado, nos Aflitos.

O time de Salgueiro mostrou que daria trabalho logo no primeiro minuto. Renato Frota obrigou o goleiro Magrão a fazer ótima defesa. Aos sete minutos, porém, Wilson deixou Ciro na cara do gol, mas o garoto rubro-negro desperdiçou grande chance. O mesmo atacante Wilson quase abriu o placar, acertando um chute de esquerda que bateu na trave do time da casa.

Patrick aproveitou uma furada de Durval e também chegou com perigo, aos 14. O time da casa chegou a balançar as redes aos 29, com Inho Baiano, mas o árbitro marcou corretamente um toque de Leonardo, que ajeitou com o braço antes de dar a assistência.

O time rubro-negro voltou do intervalo encontrando as mesmas dificuldades diante da equipe anfitriã, que seguia assustando. Dutra levou perigo em uma cobrança de falta aos cinco minutos. Aos 14, no entanto, Patrick acertou a rede pelo lado de fora, quase abrindo o placar no Cornélio de Barros. Até que, aos 34 minutos, o garoto Ciro recebeu uma bola livre na área, girou e mandou para as redes, abrindo o placar em Salgueiro.

Aos 39, Guto foi derrubado dentro da área pelo goleiro Luciano, e o árbitro marcou pênalti. Luciano Henrique bateu a primeira e marcou, mas o juiz mandou voltar acusando invasão. Da segunda vez, aconteceu o mesmo. Na terceira, não teve jeito: o Sport marcou o segundo gol, fechando a difícil partida em Salgueiro.



Confira a classificação do Pernambucano



PORTO 4X0 SANTA CRUZ
Tricolor é goleado, e Porto assume a liderança do turno


Com uma defesa insegura, o Santa Cruz foi goleado pelo Porto, por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. O Tricolor chegou a ensaiar uma pressão no primeiro tempo, mas, mais equilibrado em campo, o time da casa jogou melhor e, com dois gols nos acréscimos da segunda etapa, chegou aos seis pontos e assumiu a liderança da competição. O time tem sete gols de saldo enquanto o Sport, em segundo, tem seis. Com a derrota, o Santa segue com três pontos e cai para a sétima colocação.



Na próxima rodada do Estadual, neste domingo, o Santa Cruz recebe o Central no Arruda. No mesmo dia, o Porto joga, também em casa, contra o Petrolina.



A partida



Mesmo fora de casa, o Santa Cruz adentrou o gramado saudado pela maioria dos torcedores no Emerson Sobral, em Caruaru. No entanto, no início da partida, foi o Porto que procurou tomar iniciativa, buscando o ataque logo nos primeiros minutos. As poucos a equipe coral começou a equilibrar a partida e não demorou para tomar o domínio do jogo.



Aos 15 minutos, o Tricolor chegou perto de abrir o placar. Depois de algumas tentativas e pouco perigo ao gol do Gavião, o lateral-direito Parral cobrou escanteio com perfeição. Márcio cabeceou, e a bola passou rente à trave, à esquerda do goleiro Danilo, que pôde apenas torcer para a bola não entrar.

Após pouco mais de 15 minutos de pressão, o Santa diminuiu o ímpeto e o Porto voltou a adiantar seus jogadores. Aproveitando-se de falhas de marcação no lado esquerdo da defesa coral, o time da casa passou a criar chances cada vez mais perigosas. Aos 26 minutos, Thiago Laranjeira aproveitou a sobra de um cruzamento na área do Tricolor e assustou o goleiro André Zuba, mas a bola foi para fora. E foi o mesmo Thiago Laranjeiras que penetrou a área do Santa aos 38 minutos e, derrubado por Memo, conseguiu um pênalti para o time de Caruaru. Um minuto depois, Guego cobrou bem e abriu o placar no fim da primeira etapa.



Segunda etapa



O segundo tempo começou como o primeiro terminou: com pressão do Porto. Logo aos cinco minutos, Thiago Laranjeira, da entrada da área, passou para Rodolfo acertar chute forte. A bola passou rente ao ângulo defendido por André Zuba. O Gavião seguiu pressionando e o Santa Cruz teve dificuldade para responder. Na tentativa de lançar o time ao ataque, o técnico Márcio Bittencourt promoveu substituições na equipe, entre elas a entrada do volante Anderson no lugar do zagueiro Sandro.

As alterações no entanto, não surtiram efeito. Recuado para a zaga, o volante Bilica por pouco não deu um gol ao Porto. Com o peito, ele afastou um bola que sobraria sem dificuldade para o goleiro André Zuba e entregou a bola nos pés de Thiago Laranjeira, que, aos 22 minutos, bobeou e errou o alvo. Mas, dois minutos depois, não teve jeito. Em nova falha da defesa coral, Kiros recebeu livre e, sem dificuldade, ampliou para o time da casa.



Com a vantagem no placar, o Porto passou a tocar mais a bola, fazendo o tempo passar e deixando crescer o desespero cobra-coral. Em suas investidas, o Santa assustou apenas em chutes de longa distância. Aos 32 minutos, Márcio arriscou e fez o goleiro Danilo trabalhar. Mais equilibrado, porém, o time da casa respondeu no minuto seguinte e por pouco não ampliou. Guego recebeu dentro da área e desperdiçou. Na sobra, Marlos tentou de dentro da pequena área e o goleiro André Zuba teve que fazer milagre para evitar o terceiro gol do Gavião.



Sem dificuldade para penetrar a defesa do Santa Cruz, o Porto seguiu atacando nos últimos minutos da partida e foi recompensado. Duas vezes. Aos 45 minutos, Thiago Laranjeira fez boa jogada pela direita e cruzou para Guego marcar seu segundo gol na partida. Um minuto depois, Val fez bela jogada, se livrou da marcação e acertou um chute forte no ângulo. Um golaço. Sem chances de defesa para André Zuba. Foi o último lance da partida.


Outros jogos da rodada:
Quarta-feira, 14/01
21h30m - Cabense 1 x 0 Ypiranga
21h30m - Vitória 1 x 1 Sete de Setembro