sábado, 17 de janeiro de 2009

Vamos Falara de Música:Hard Rock

Hard rock é um gênero musical, variante do rock and roll célebre por algumas características próprias, das quais se destacam as guitarras pesadas e solos instrumentais. Surgiu a partir do fim da década de 1960 e início da década de 1970, e representou de certa maneira um regresso aos princípios do rock and roll, na sua base mais primária, com a presença uma seção rítmica proeminente, arranjos simples - geralmente com influência do blues - e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por baterista, baixista, guitarrista, e algumas vezes, um tecladista, além do vocalista, que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos, seguindo uma linha rítmica junto com a guitarra, dando uma forma mais pesada ao rock clássico.

Muitas bandas misturaram o hard rock a outros estilos, como o funk rock do Red Hot Chili Peppers e o funk metal do Rage Against The Machine, o blues e heavy metal como Scorpions e AC/DC, o rock progressivo do Uriah Heep), além de estilos mais pesados com guitarras distorcidas como o System of a Down.

O hard rock é muitas vezes confundido com o heavy metal devido a algumas semelhanças e uma raiz genealógica comum. A linha rítmica do hard rock baseia-se mais no ritmo, as guitarras acompanham o vocal, ou o contrário, a bateria com toques simples. Enquanto o heavy metal baseia-se mais nos riffs de guitarra, que são independentes da voz mas no compasso musical seguem a bateria. As raízes do hard rock se encontram nas bandas iniciais de heavy metal do final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e nas bandas de punk rock do final dos anos 1970.



História

O termo heavy rock (em inglês "rock pesado") é muito usado atualmente para definir aquelas bandas de rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como rock and roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como heavy metal. O surgimento do heavy rock, assim como o metal, deu-se na Inglaterra, mas logo chegou aos Estados Unidos, Austrália e Alemanha, e ali surgiram bandas famosas. As bandas pesadas embrionárias do heavy metal dos anos 1960, período chamado de "proto-metal", incluem Cream, The Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer, Steppenwolf, e as chamadas de heavy metal setentista incluem Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. As três últimas citadas são hoje considerados por músicos e fontes confiáveis como as revistas de metal inglesas Kerrang e Metal Hammer, pela enciclopédia da música Allmusic e pelo recente filme de 2005 que explorou as raízes do heavy metal, Metal: A Headbangers Journey, como a primeira geração do heavy metal britânico [4] como os criadores definitivos do heavy metal.

É a partir das bandas de proto-metal (Cream, Jimi Hendrix) e da primeira geração de heavy metal setentista (Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple e Black Sabbath) que surge o hard rock na metade dos anos 70.

As bandas de primeira geração do hard rock que surgiram na segunda metade da década de 1970 e que se enquadram, de uma forma ou de outra, no termo hard rock são: AC/DC, Aerosmith, Alice Cooper,Blue Öyster Cult, Kiss, Queen, Scorpions, Uriah Heep, Van Halen, Whitesnake. Em todas elas, se nota uma variedade enorme de estilos: algumas, mais próximas do rock and roll, Kiss, Aerosmith, por exemplo); outras, mais próximas do blues (AC/DC); e ainda outras, com riffs de guitarra mais próximos de bandas de heavy metal como Van Halen e Scorpions.

Somente com o passar dos anos que tais termos foram amplamente usados, as bandas que inicialmente faziam heavy metal também fizeram hard rock, e algumas bandas clássicas de hard rock do final dos anos 1970 também fizeram suas incursões pelo heavy metal. Daí o porque de tanta confusão e imprecisão em se definir quem criou o que e quando. É mais preciso afirmar que as bandas que criaram o heavy metal[1][2][3] foram Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple e que a partir delas surgiram outras bandas tanto de metal como de hard rock. Essas três bandas juntamente com Cream, The Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer e Grand Funk Railroad influenciaram tanto bandas de heavy metal como bandas de hard rock. Quando surgiram, no final dos anos 1960, as primeiras bandas de rock a fazer aquele som cheio de riffs pesados, derivados do blues com tempos alterados e "barulhento", diferente do rock tradicional, foram rotuladas heavy metal, dele surge o hard rock. Vale lembrar também que o próprio termo hard rock é usado atualmente para se referir às bandas de heavy rock que têm o som mais voltado ao rock and roll - jamais incluindo-se, neste específico caso, o Motörhead - tendo-se, então, o hard rock dos anos 1970 (Aerosmith, por exemplo), o hard rock dos anos 1980 (Mötley Crüe, The Cult, Skid Row, Guns N' Roses, Whitesnake, Bon Jovi, etc.), bem como as bandas de hard rock que surgiram nos anos 1990 (Pink Cream 69, Gotthard, etc.).

No final dos anos 1970 e durante todo os anos 1980 as bandas de hard rock foram fortemente influenciadas também pelo punk rock inglês e americano. O hard rock é muitas vezes confundido com o glam metal pelo fato de as bandas de metal e glam metal terem as mesmas influências e raízes comuns das bandas de hard rock. É muito comum leigos chamarem uma banda de glam metal de hard rock e vice versa dada a tênue linha que separa os desses estilos. No início dos anos 1990 começou na cidade americana de Seattle o movimento grunge, muitas vezes apontado graças a bandas como Nirvana e Mudhoney como o fim do hard rock, mas na verdade a maior parte das bandas chamadas Grunge, que eram bastante influenciadas pelo Hard rock , que acabaram.

No Brasil

Enquanto o hard rock lançava suas primeiras raízes fora do país, o Brasil vivia a época da Bossa Nova e da Jovem Guarda; só no começo dos anos 80 a música passou a ter reflexos reais no país.

No início da década as rádios de rock brasileiras foram inundadas de fitas-demo, enviadas por bandas em busca de divulgação. Naquela época, a cena musical do país ainda vivia um momento bastante pop, iniciado pela FM Fluminense, do Rio de Janeiro e por bandas como Ira!, Ultraje a Rigor, Titãs do Ié-Ié-Ié, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso e outras, que faziam sucesso na mídia. Em 1985, a 97 FM, emissora situada em Santo André e uma das primeiras a dirigir sua programação ao público de rock, lançou o programa Reynação, que tocava tanto raridades do gênero quanto bandas novas. Com a criação desse espaço, o cenário passou a absorver mais grupos, que surgiam dia após dia, inspirados pela grandeza que seus ídolos alcançavam no exterior.

Enquanto isso, os músicos de hard rock continuaram fazendo seus LPs de forma independente, contando com a ajuda do selo Baratos Afins e outras pequenas gravadoras. Alguns conseguiram certo destaque, como o Golpe de Estado, que chegou a lançar alguns álbuns e a tocar bastante nas rádios; os shows hard-heavy realizados nos clubes, bares e becos da época eram sempre concorridos.[carece de fontes?]

No final dos anos 1980 e início dos anos 1990 surgem bandas como a Yahoo, Centúrias, Ave de Veludo, Sangue da Cidade, Salário Mínimo, A Chave do Sol, Platina, Anjos da Noite. Ao mesmo tempo, bandas e músicos veteranos que vinham dos anos 1960 e 1970 entraram na cena, como O Peso, Made in Brazil, Patrulha do Espaço (pós-Arnaldo Baptista), Harppia, Robertinho do Recife, Tutti-Frutti(pós-Rita Lee) e a Taffo banda do guitarrista Wander Taffo. Desta última participaram Andria Busic e Ivan Busic, que nos anos 1990 fizeram sucesso com o Dr. Sin, ao lado de Eduardo Ardanuy.


Na semana q vem teremos o Punk.