quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Indicação ao Rock and Roll Hall of Fame 2009

Metallica e Run-DMC são indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
























A dupla de rappers Run-DMC já se auto-consideraram os Reis do Rock, e por isso mesmo a indicação do duo para o Rock and Roll Hall of Fame faz sentido. O Run-DMC se junto ao grupo de heavy metal Metallica, ao guitarrista Jeff Beck, o cantor de soul Bobby Womack e o grupo de doo-wop Little Anthony and the Imperials na lista de indicados de 2009.

Apesar do Run-DMC não ter sido um dos primeiros grupos de rap, eles foram os primeiros a fazer sucesso no mainstream, e também os primeiros a conseguir um álbum de platina. O duo, formado por Joseph “Run” Simmons e Darryl “DMC” McDaniels – junto com o falecido DJ Jam Master Jay – foram os primeiros rockstars do rap. Eles tiveram hits como “My Adiddas” e “It´s tricky”, mas o maior sucesso do grupo foi quando eles regravaram “Walk this way”, do Aerosmith, com a participação da banda de rock.



25 anos


Como o Run-DMC, o Metallica estreou há 25 anos com o álbum seminal “Kill’em all”, e viraram pioneiros no seu gênero, ajudando a dar forma ao trash metal, liderados pela guitarra frenética de James Hetfield e pela bateria de Lars Ulrich. Uma das bandas mais duradouras do rock, o grupo vendeu mais de 60 milhões de discos só nos EUA, e ainda são um dos grupos mais bem-sucedidos da música: eles estão em uma das turnês mais lucrativas, seu último álbum, “Death Magnetic”, vendeu mais de um milhão de cópias e também foi indicado ao Grammy.

Além deles, a cantora de rockabilly Wanda Jackson foi indicada na categoria primeiras influências, e os indicados na categoria músicos de apoio são o músico de estúdio Spooner Oldham e dois membros da banda de Elvis Presley: o baterista D.J. Fontana e o baixista Bill Black.