quarta-feira, 11 de março de 2009

Campeonato Baiano

FEIRENSE 1X0 BAHIA
Bahia perde muitos gols e cai em Feira






Sem criatividade, o Bahia parou no Feirense na noite desta quarta-feira. O Tricolor perdeu muitos gols e acabou derrotado por 1 a 0 pela 14ª rodada do Campeonato Baiano (assista ao vídeo). Biriguidi, ainda no primeiro tempo, marcou o gol do jogo. O goleiro Marcelo fechou o gol e foi o destaque do time da casa no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.



Com o tropeço, o Esquadrão de Aço parou nos 31 pontos e dá a chance para o Vitória disparar na liderança do Estadual, o que só não aconteceu porque o rival empatou com o Madre de Deus, em Pituaçu, e foi apenas aos 34 pontos. Essa foi a segunda derrota do Bahia na competição. Com 12 pontos, o Feirense se afasta da zona de rebaixamento para a Segunda Divisão.

Na próxima rodada, o Bahia, mais uma vez fora de casa, encara o Poções. O Feirense vai a Alagoinhas enfrentar o Atlético. Ambas as partidas acontecem no próximo domingo.

Bahia pressiona, mas não marca

Com mais posse de bola, o Bahia começou o jogo pressionando. O time, no entanto, não conseguiu transformar o maior volume de jogo em boas chances de gol. Perigoso principalmente em bolas paradas, o Tricolor mostrava, também, muito espaço na defesa. E foi em um bom contra-ataque que o Feirense foi feliz em sua primeira oportunidade de marcar.

Depois de bate-rebate na entrada da área do Bahia, o meia Ueider deu passe na medida para Biriguidi. Dentro da área, o atacante recebeu a bola de frente para o goleiro Fernando e teve calma. O arqueiro tricolor tentou fechar o ângulo, mas, com um toque no contrapé, Biriguidi colocou a bola no fundo da rede e o Feirense na frente no placar.

Mesmo em desvantagem, o Bahia seguiu mais tempo com a bola no pé, mas, da mesma maneira, continuou com dificuldade para criar. O goleiro do Feirense, Marcelo, só teve que trabalhar com mais esforço aos 40 minutos do primeiro tempo. Ele foi obrigado a fazer duas defesas seguidas, a primeira, na tentativa do zagueiro Nen e a segunda no arremate, já dentro da área, do atacante Beto, para segurar a vitória parcial do time da casa, que seguiu perigoso nos contra-ataques até o fim do primeiro tempo.

Feirense acerta a trave no início da segunda etapa

Com Ávine no lugar de Leo Medeiros, o técnico Alexandre Gallo tentou melhorar a velocidade do time do Bahia. Apesar de o meia ter mostrado boa movimentação pelo lado esquerdo, foi o Feirense que criou a primeira jogada de perigo no segundo tempo. Ueider puxou o contra-ataque e entregou para Sandro. O meia bateu com categoria, mas a bola explodiu no travessão, para a sorte do goleiro Fernando.

Recuperado do susto, o Bahia voltou a buscar o ataque. E foi a vez do goleiro Marcelo mostrar serviço. Depois de ver o chute de Beto passar perto, o arqueiro trabalhou bem para defender o chute de Reinaldo Alagoano e, na sequência, a cabeçada de Beto. O Bahia seguiu pressionando, mas continuou tendo dificuldades para acertar o alvo.



Tricolor dá sinais de nervosismo


O técnico Alexandre voltou a mexer no time, colocando Jaime e Richelly nos lugares de Ricardinho e Patrício, respectivamente. No entanto, a nova formação do Esquadrão de Aço não durou muito tempo. Isso porque, depois de cavar pênalti e reclamar com o árbitro Rosalvo da Silva Mota, o meia Ávine acabou expulso, em um retrato do nervosismo tricolor em campo.

Mesmo com um a menos, o Bahia seguiu buscando do ataque, mas, sem organização, teve dificuldade para criar. Beto teve uma chance aos 33, mas acabou carimbando a defesa. E quando a bola tinha endereço certo, Marcelo brilhou. Aos 38, Eraldo arriscou de longa distância e o goleiro do Feirense voou para espalmar e garantir a vitória do time da casa no Joia da Princesa.



VITÓRIA 1X1 MADRE DE DEUS
Vitória cede o empate e perde chance de disparar na liderança do Estadual






Em seu retorno ao Estádio de Pituaçu, o Vitória teve a chance de disparar na ponta do Campeonato Baiano, mas não conseguiu. O Leão chegou a sair na frente e dominar a partida, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Madre de Deus, pela 14ª rodada do Estadual, na noite desta quarta-feira. Thiago Gomes abriu o placar para o time da capital e Eder deixou tudo igual. Com o resultado, o Rubro-Negro fica apenas três pontos à frente do vice-líder Bahia, que foi derrotado pelo Feirense.



Com o empate, o Madre de Deus foi aos nove pontos, mas caiu uma posição na classificação. Com a vitória do Camaçari sobre o Itabuna, o time assumiu a lanterna da competição, que é da zona de rebaixamento para a Segunda Divisão.

O Vitória volta ao Estádio de Pituaçu na próxima rodada. O time recebe o Ipitanga neste domingo. No mesmo dia, o Madre de Deus joga em casa contra o Camaçari.

Vitória começa perdendo gols


Empurrado pela torcida rubro-negra no Pituaçui, o Vitória começou melhor, pressionando desde os primeiros minutos de bola rolando. O Leão, contudo, abusou do direito de perder gols. Depois de o zagueiro Anderson Martins praticamente atrasar a bola para o goleiro Jean, foi a vez do meia William desperdiçar sua chance de marcar. Aos 18 minutos, ele pegou a sobra dentro da área, mas, na hora do arremate, errou o alvo.

A resposta do Madre de Deus veio apenas aos 31 minutos do primeiro tempo. E na mesma moeda: o atacante Eder recebeu na entrada da área, mas também perdeu o gol. De frente para o alvo, ele não percebeu que o goleiro Viáfara já havia caído e, em vez tocar no lado contrário, chutou em cima do goleiro.

O equilíbrio na partida fez o jogo ficar mais disputada no meio-de-campo. Com isso, o jogo ficou mais morno e foram poucas as chances de gol criadas até o fim do primeiro tempo. A exceção foi um bom contra-ataque encaixado pelo Madre de Deus aos 46 minutos do primeiro tempo, que só parou na falta de Anderson Martins. O zagueiro e o goleiro Viáfara, por reclamação, receberam cartão amarelo. E eram os que faltavam na defesa rubro-negra. Apodi e Thiago Gomes já haviam sido advertidos.

Depois do intervalo, gol rubro-negro não demora

Se, na primeira etapa, o Vitória tentou, mas não conseguiu marcar, na segunda etapa, o Leão acertou o alvo logo nos primeiros minutos. Neto Baiano fez boa jogada pela direita e foi derrubado. Falta, que o lateral Rafael Bastos cruzou para a área, na medida para o zagueiro Thiago Gomes. Ele subiu bem e, de cabeça, colocou o Vitória em vantagem.



Leão vacila e cede empate


A vitória parcial deixou o Leão tranquilo em campo. O time passou a tocar a bola esperando o tempo passar. Mesmo sem forçar, o Rubro-Negro ainda teve, nos pés de Neto Baiano, boa chance para ampliar. Mas o Vitória relaxou demais e pagou caro por isso. Aos 29 minutos, Pena fez boa jogada de linha de fundo e entregou a bola para seu parceiro de ataque. Eder apareceu bem para finalizar e deixar tudo igual no placar.

Depois da igualdade, o Vitória resolveu voltar a pressionar, mas o Madre de Deus, bem fechado, não facilitou a tarefa do Leão. Nadson tentou, Washington, que substituiu Neto Baiano, também, a defesa do time visitante comandada pelo experiente Elói, conseguiu segurar as investidas do adversário. Quando foi exigido, o goleiro Jean deu conta do recado.



Primeira fase - 14ª rodada

Quarta, 11/03
Ipitanga 2 x 2 Atlético
Poções 1 x 2 Fluminense
Vitória da Conquista 0 x 1 Colo-Colo
Itabuna 1 x 2 Camaçari