Uberaba bate o Democrata GV com gol no fim da partida
O Uberaba voltou a vencer no Campeonato Mineiro ao bater o Democrata de Governador Valadares por 1 a 0, pela nona rodada, e volta a figurar entre os oito que se classificam para a próxima fase. Faltando três rodadas para o fim desta fase, o time soma agora 13 pontos, na sexta posição, ao lado do América, que ainda não jogou na rodada. Já o Democrata-GV segue com os mesmo 13 pontos, mas com melhor saldo de gols (dois contra três negativos).
Confira a classificação do Campeonato Mineiro
O único gol da partida foi marcado por Glauco, aos 42 minutos do segundo tempo, depois de um bate rebate na área, quando o time já se conformava com o empate. Na próxima rodada, o Uberaba volta a atuar em casa, contra o Tupi, no domingo, dia 22. Já o Democrata também joga em casa e recebe o América-MG, que tem o mesmo número de pontos.
GUARANI 0X1 ATLÉTICO - MG
Gol solitário de Diego Tardelli garante a vitória do Galo sobre o lanterna Guarani
A atuação do Atlético em Divinópolis nem de longe lembrou a de jogos anteriores. Contra o modesto Guarani-MG, lanterna do campeonato, um desempenho bem desanimado e pouco inspirado ofensivamente. Ainda bem que o Galo conta com um artilheiro em grande fase, que tratou de garantir os três pontos e a vitória por 1 a 0. Novamente, Diego Tardelli decidiu em campo e ajudou o time a se manter na briga pela liderança do Campeonato Mineiro.
O resultado levou o Galo a 20 pontos, mesmo número que o líder Cruzeiro, mas com um jogo a menos. A Raposa joga neste domingo contra o América-MG. O Guarani, com apenas um ponto, permanece última colocação e virtualmente rebaixado para a Segunda Divisão. Na próxima rodada, o Atlético joga no domingo contra o Villa Nova, no Mineirão, às 16h. No mesmo dia e horário, o Guarani encara o Social, fora de casa.
O artilheiro garante

O primeiro tempo de jogo não foi dos mais empolgantes. O Guarani-MG iniciou a partida com maior posse de bola, até arriscando jogadas de ataque, mas com certa timidez para furar a zaga alvinegra. O Galo, sem a mesma animação dos jogo anteriores, preferia explorar os contra-ataques. A primeira jogada de perigo foi do Guarani, em falta cobrada por Neguinho, que o goleiro Juninho voou para espalmar para fora.
O Alvinegro teve sua primeira boa jogada aos 14 minutos e foi mais eficiente. Carlos Alberto desceu rápido pela direita e cruzou para o meio. O artilheiro Diego Tardelli surgiu por trás da zaga e apenas escorou para o gol aberto: 1 a 0. Embalados pelo gol, os atleticanos voltaram a assustar o adversário aos 20 minutos. Éder Luís subiu sozinho pela direita e de frente para o gol, com a bola quicando, chutou em diagonal para fora. Ótima oportunidade desperdiçada. Aos 33 minutos, em triangulação rápida entre Tardelli, Márcio Araújo e Júnior, este último apareceu livre no meio, mas chutou por cima do gol. E foi só!
Pressão no início e desânimo no fim
O Galo voltou para o segundo tempo mais disposto a ampliar o placar. Tanto é que fez uma verdadeira "blitz" na zaga do adversário. Aos 3 minutos, Marcos Rocha arriscou de fora da área, Tardelli pegou o rebote e acertou o poste esquerdo. Aos 6, Tardelli novamente se livrou da marcação, invadiu a área e, ao invés de tocar para os companheiros livres no meio, tentou driblar o goleiro, sem sucesso. Enfeitou demais! Aos 8, Trípodi escorou cruzamento de Carlos Alberto para Renan Oliveira, mas este se enrolou ao fazer embaixadas e tentar uma bicicleta.
O ritmo alucinante do início não durou muito tempo. O jogo voltou a ficar morno e o Galo voltou a pecar pelo individualismo de alguns jogadores no ataque. Foi o caso do lance aos 29 minutos, em que Tardelli deixou Carlos Alberto livre pela direita. O jogador dividiu com o goleiro, ganhou e ficou preso na marcação. Ao invés de tocar para os companheiros livres no meio, chutou nas mãos do goleiro. Sorte dos atleticanos que o adversário era limitado. Um minuto antes, Chocolate havia dado uma caneta em Welton Felipe e ficado cara a cara com o goleiro Juninho, mas chutou fraquinho nas mãos do camisa 1. No final das contas, valeu apenas pelos três pontos.
Ficha do jogo
GUARANI-MG 0 x 1 ATLÉTICO-MG
GUARANI-MG
Fábio; Cafu, Lúcio e Roger; Neguinho (Ernani), Gustavo, Diego Paulista (Pedrinho), Hgamenon e Joel; Bruno Chocolate e Fernando Roberto (Danilo Lins)
Técnico: Wantuil Rodrigues
ATLÉTICO-MG
Juninho; Marcos Rocha (Werley), Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Márcio Araújo (Renan Oliveira), Carlos Alberto, Pedro Paulo (Trípodi); Éder Luis e Diego Tardelli
Técnico: Emerson Leão
Gols: Diego Tardelli, aos 14 minutos
Cartões amarelos: Lucio, Neguinho, Hgamenon e Cafu (Guarani-MG), Marcos Rocha e Welton Felipe (Atlético-MG)
Estádio: Farião. Data: 14/03/2009.
Árbitro: André Luis Martins Dias Lopes.
Auxiliares: Márcio Eustaquio Santiago e Celso Luiz da Silva.
Primeira fase - nona rodada (horário de Brasília)
Sexta, 13/03
Tupi 0 x 1 Rio Branco