sábado, 9 de agosto de 2008

17 Rodada:Série B

VILA NOVA 2X1 CORINTHIANS
Timão perde do Vila Nova, vê vantagem minguar e liderança ficar muito ameaçada

O Corinthians conheceu, neste sábado, a sua segunda derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. O tropeço – 2 a 1 – diante do Vila Nova, em Goiânia, fez a vantagem do Timão, ainda na liderança, cair para apenas dois pontos. É a menor diferença do Alvinegro, desde que assumiu a ponta da tabela, na segunda rodada da competição. O Avaí, seu próximo adversário, é justamente quem vem logo atrás. Se perder em Santa Catarina na próxima terça-feira, no jogo que encerra o primeiro turno, o time paulista cairá para a segunda colocação. Já o Vila, com o bom resultado em casa, foi a 29 pontos e alcançou o G-4 – a Ponte Preta completa o grupo.

O Corinthians tentou surpreender logo no início, pressionando as saídas de bola do Vila Nova. No entanto, esse posicionamento mais adiantado dos meias provocou um enorme buraco entre a defesa e o meio-campo. E foi nesse espaço que os goianos começaram a ameaçar.

Túlio, que passou a semana inteira prometendo que faria gol no seu ex-time, foi quem teve a primeira boa oportunidade. Logo aos 9 minutos, Reinaldo avançou pela direita e cruzou; o goleiro Felipe desviou e deu rebote bem nos pés do matador. Mas Túlio chutou por cima.

Aos poucos, o Corinthians acertou a marcação e também passou a criar. Douglas teve chance, Dentinho também, Elias foi outro... Mas faltava capricho na finalização. Do lado do Vila, Túlio seguia com atenção máxima dos zagueiros.

De tanto insistirem, os donos da casa abriram o placar. Mas não com Túlio. Aos 33, Wando completou cruzamento de Alex Oliveira e a bola sobrou para Alex Oliveira empurrar para a rede.

Atrás no placar, o Corinthians voltou mais ligado para o segundo tempo. E o empate não demorou a sair. Aos 7 minutos, Douglas chutou forte e André Santos, com o bico da chuteira, só desviou do alcance do goleiro Max.

O Vila não se assustou. Empurrado pela torcida vermelha que encheu o estádio Serra Dourada, o time de Givanildo de Oliveira foi para cima mais uma vez. O treinador trocou Reinaldo por Caíco e a entrada do veterano ex-santista melhorou a equipe. Túlio também saiu, para dar lugar a Pedro Júnior. E este foi o nome da vitória.



Com 'dois' a menos, lateral de goleiro...


O Corinthians já estava praticamente com um jogador a menos – Wellington Saci se machucou aos 35, e como o técnico Mano Menezes já tinha feito três alterações (entraram Denis, Diogo Rincón e o próprio Saci), ele ficou só fazendo número em campo –, quando Pedro Júnior deu números finais à partida. Aos 42, após bate-rebate na área, o atacante aproveitou e completou para o gol.

O Timão ficaria sem outro jogador. Aos 44, Felipe foi expulso ao defender com a mão, fora da área, um recuo do zagueiro William. Se não tocasse, fatalmente o Vila Nova chegaria ao terceiro gol. Sem poder fazer mais trocas, a equipe teve o lateral André Santos como goleiro até o apito final. Na seqüência do lance, o ala ainda conseguiu fazer a defesa.

Líder desde a segunda rodada, o Corinthians volta a ter a vantagem que tinha quando assumiu a ponta: só dois pontos. Detalhe: essa distância já chegou a sete! Com a derrota em Goiânia e a vitória do Avaí sobre o Bragantino – 3 a 1 em Florianópolis – a briga está 35 x 33. E, coincidentemente, a tabela reservou para a última rodada do primeiro turno o duelo Avaí x Corinthians, marcado para a próxima terça-feira, na capital catarinense.



Ficha técnica
VILA NOVA 2 x 1 CORINTHIANS
VILA NOVA
Max; Osmar, Valença, Luiz Carlos e Fernandinho; Soares, Heleno, Reinaldo (Caíco) e Alex Oliveira; Túlio (Pedro Júnior) e Wando (Bruno Batata).
Técnico: Givanildo de Oliveira
CORINTHIANS
Felipe, Carlos Alberto (Denis), Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho, Elias, Eduardo Ramos (Wellington Saci) e Douglas; Dentinho e Herrera (Diogo Rincón).
Técnico: Mano Menezes
Gols: Alex Oliveira, aos 33 do primeiro tempo; André Santos, aos 7, e Pedro Júnior, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Valença (VN), Fabinho (C).
Cartão vermelho: Felipe (C).
Público: 27.640 pagantes. Renda: R$ 665.120,00.


AVAÍ 3X1 BRAGANTINO
Avaí vence de virada o Bragantino e encosta no líder Corinthians

O Avaí seguiu com 100% de aproveitamento em casa ao vencer o Bragantino de virada, por 3 a 1, neste sábado, às 16h10m, na Ressacada, pela Série B do Brasileirão. Com o resultado, o time catarinense chegou a 33 pontos e agora está a apenas dois do líder Corinthians. O Braga continua com 21 e se afastou ainda mais do G-4.

Os gols foram de Pará para o visitante, e Rafael Costa, Emerson e Evando para a equipe da casa. Na próxima rodada, o Avaí recebe o Corinthians, e o Bragantino visita o Fortaleza.



O jogo


Disposto a encostar no líder, o Avaí começou a partida pressionando o adversário, mas o Braga, bem postado na defesa, conseguiu se segurar. O Tigre parecia sentir falta dos atacantes Vandinho, vendido para o Flamengo, e Abuda, lesionado, pois o meio-de-campo criava com velocidade, mas o ataque não conseguia finalizar com perigo. Tanto que a primeira boa chance de gol do Avaí só saiu aos 20 minutos.

O castigo veio dois minutos depois. O camisa 11 Pará cobrou falta com perfeição e deixou o visitante na frente. Não houve tempo para comemorar, e o time catarinense empatou em seguida. Após boa jogada individual de Odair pela esquerda, Rafael Costa mandou para as redes e deixou tudo igual. Aos 33, o Avaí ainda teve um gol anulado pela arbitragem.

O Tigre voltou do intervalo animado e partiu para cima do Braga desde o primeiro minuto. A justa virada saiu logo aos 5. Num lance de escanteio, o zagueiro Emerson marcou de cabeça. O Braga cresceu em campo a partir dos 30 minutos e perdeu boas chances de empatar. No finzinho, Evando aproveitou falha da zaga alvinegra e fez o terceiro do Avaí.


CRB 1X2 BAHIA
Bahia derrota o CRB e completa nove jogos sem perder na Segundona


Mesmo sem estar nos seus melhores dias, o Bahia venceu o CRB neste sábado, no estádio Rei Pelé. A equipe tricolor foi inferior ao adversário na maior parte da partida, mas, com inteligência, aproveitou as oportunidades e derrotou o time alagoano por 2 a 1, com gols de Paulo Roberto e Elias. Carlinhos descontou para o adversário. A última derrota do Bahia foi diante do Juventude, dia 24 de junho. Depois desta partida o Tricolor jogou nove vezes, vencendo cinco e empatando quatro. Com o resultado os baianos foram aos 28 pontos na Série B e agora ocupam o sexto lugar. Já o CRB permanece na lanterna, com apenas nove pontos em 17 partidas.



O próximo desafio do Bahia na Série B é diante do Marília na terça-feira, às 20h30m. Já o CRB recebe o Paraná também na terça, só que às 21h45m, no Rei Pelé.



Tricolor eficaz na finalização



O CRB começou melhor, com Leandrinho, que voltava de contusão, inspirado. Logo aos 5 minutos ele recebeu a bola na direita do ataque driblou Cléber Carioca, do Bahia, duas vezes, mas não conseguiu dar prosseguimento a jogada. A equipe alagoana tomava a iniciativa do jogo e chegava com velocidade. Edimar também era uma boa opção no ataque. Em uma jogada pela esquerda, o jogador a apareceu bem e bateu de longe. A bola passou ao lado do gol de Darci. Se tivesse cruzado ao invés de chutar, o CRB poderia abrir o placar.



Apesar de mostra muita disposição, os erros de passe comprometiam o ataque do time alagoano. Já o Bahia só chegava em lances esporádicos. Porém, foi em uma dessa jogadas, o Tricolor conseguiu marcar. Aos 13 minutos, Depois de uma falha do goleiro Fernando, que tentou desviar um cruzamento de não conseguiu. A bola caiu no pés de Paulo Roberto, que estava desmarcado. Com tranqüilidade, o jogador tocou para as redes e fez 1 a 0 Bahia.

O gol não mudou o panorama da partida. O CRB continuava jogando melhor e mostrando mais disposição. Tanto é que logo depois de sofrer o gol, os alagoanos quase empataram a partida. Júnior Amorim recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou no travessão.



CRB não consegue a virada



A etapa complementar começou truncada, com as duas equipes se preocupando mais com a marcação. O Bahia melhorou em relação ao início do jogo. Tocava a bola no meio-campo e dificultava a articulação do CRB. Foi em uma saída de bola equivocada, aos 10 minutos do segundo tempo, que o Tricolor roubou a bola do CRB. Galvão recebeu o passe após o desarme e conduziu a bola. Na esquerda, quando entrava na grande área adversária, o jogador levantou a cabeça e viu Elias chegando bem na segunda trave. Ele cruzou rasteiro e o meia só teve o trabalho de empurrar para o gol.



Perdendo por 2 a 0, o CRB se lançou ao ataque. Desde o primeiro tempo, o principal defeito do time alagoano era o último passe. O atacante Júnior Amorim não recebia a bola em condições de concluir. Percebendo a dificuldade de chegar tocando a bola, Carlinhos, aos 21 do segundo tempo, tentou chutar de longe. Ainda da intermediaria, o jogador bateu colocado. A tentativa deu certo. O CRB fez o gol justamente no momento que jogava pior que o adversário. Minutos depois, Carlinhos voltou incomodar com outro chute de fora da área. A bola passou perto do gol de Darci.



O gol abalou o Bahia. O volume de jogo do Tricolor não foi mais o mesmo e a equipe passou a ficar a maior parte do tempo no seu campo de defesa. O CRB pressionava a saída de bola do adversário, mas não conseguia transformar a superioridade em campo no gol que empataria a partida. Apesar de jogar melhor, o time da casa saiu de campo sem conquistar sequer um ponto.


FORTALEZA 2X1 BARUERI
Fortaleza vence o Barueri, sai da zona do rebaixamento e tira rival do G-4


O Fortaleza venceu o Barueri por 2 a 1 neste sábado, em Fortaleza, e deixou a zona de rebaixamento da Série B para trás, pelo menos por enquanto. De quebra, o Tricolor fez com o que o adversário saísse do G-4. Os gols da partida foram marcados por Michel Alves e Thiago Almeida. Pedrão teve um pênalti defendido por Thiago Cardoso, mas marcou para o Barueri.

Com o resultado, o Fortaleza foi para a 15ª posição com 19 pontos, deixando Marília (17), Paraná (17) e América-RN (17) para trás. Já o Barueri caiu para sexto com 27, ultrapassado por Ponte Preta (29) e Bahia (28), que venceram neste sábado.

A partida começou a todo vapor. Logo com um minuto, gol do Barueri. Diego Silva completou cruzamento de cabeça, e a arbitragem erradamente anulou, assinalando impedimento. Castigo maior para a equipe paulista veio cinco minutos depois. Após triangulação com toques de primeira pelo lado direito, Thiago Almeida cruzou e Michel Alves marcou para o Fortaleza.

O Tricolor poderia ter ampliado após falha da defesa do Barueri. Edson Borges tentou se livrar da bola com um chutão para frente, mas deu uma bolada em Paulo Isidoro. Fábio Oliveira aproveitou, avançou até a área e bateu para grande defesa de Renê.

No fim da etapa, Thiago Cardoso salvou o time da casa em duas oportunidades. Na primeira, aos 36, Pedrão ficou cara-a-cara com o camisa 1 tricolor, que esticou o braço esquerdo para fazer uma defesaça. Três minutos depois, o goleiro defendeu penalidade cobrada pelo próprio Pedrão. Foi o segundo seguido do arqueiro. Contra o São Caetano, ele defendeu um batido por Tuta.



Fortaleza amplia


A segunda etapa seguiu equilibrada. Mas foi novamente o Fortaleza que marcou no início. Paulo Isidoro deu toque por sobre a zaga para Thiago Almeida dentro da área. O meia tocou no canto esquerdo, aos 13 minutos, para fazer 2 a 0.

Aos 25, o Barueri conseguiu diminuir. Thiago Cardoso fez boa defesa em chute de fora da área, mas a bola foi nos pés de Pedrão. A atacante bateu cruzado e acertou o canto direito.



A partir daí, o Fortaleza recuou. E mesmo assim levou mais perigo que o Barueri, perdendo três grandes chances em contra-ataques. Na última delas, Fábio Oliveira mandou na trave, pouco depois de chutar em cima do goleiro na marca do pênalti, nos acréscimos. O placar ficou mesmo no 2 a 1.



PONTE PRETA 3X1 PARANÁ
Ponte Preta bate o Paraná e volta ao G-4

A dois dias de completar 108 anos de existência, a Ponte Preta ganhou um presente e tanto ao derrotar o Paraná por 3 a 1, neste sábado, no Moisés Lucarelli. Isso porque, com a vitória, o time chegou aos 29 pontos e pulou do sexto para o terceiro lugar na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Tricolor, que estreou o técnico Paulo Comelli, caiu da 16ª para a 17ª posição, entrando na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a 18ª da Série B, a Ponte Preta jogará novamente em casa, desta vez, contra o ABC-RN. Já o Paraná irá a Alagoas enfrentar o CRB. Ambas as partidas acontecerão na terça-feira, às 21h45m.

Superioridade da Macaca

Jogando em casa, a Ponte Preta dominou todo o primeiro tempo e, por pouco, não abriu o placar aos 24 minutos, quando Renato cobrou escanteio e Luís Ricardo cabeceou para fora com o gol vazio. No entanto, apenas dois minutos depois, a Macaca fez valer sua superioridade. Em cobrança de falta de Renato, a bola desviou na cabeça do volante paranista Agenor, que dividia a jogada com Gum, e entrou no gol de Fabiano Heves. O árbitro creditou o primeiro gol da partida ao meia Renato.

A Ponte era melhor no jogo e o segundo gol não demorou a sair. Aos 38 minutos, Renato, novamente ele, fez bela jogada pela esquerda e tocou na medida para Marcelo Soares ampliar o placar do Moisés Lucarelli.

O Paraná, que dava muitos espaços no meio-de-campo, não chegou a levar perigo ao gol de Aranha na etapa inicial.

Placar consolidado

No segundo tempo, o estreante Paulo Comelli promoveu as entradas de Murilo e Leonardo nos lugares de Thyago Fernandes e Gílson, respectivamente. Mas as mudanças não surtiram efeito. No início, o Paraná até parecia mais ligado no jogo, mas, aos 15 minutos, a Macaca jogou um balde de água fria na reação tricolor ao marcar o terceiro gol. Marcelo Soares fez bela jogada individual e tocou com categoria na saída do goleiro paranista.



No fim da partida, o Paraná ainda diminuiu o placar. Aos 44 minutos, Marcelinho tocou para Cristian fazer o gol de honra da equipe visitante.



MARÍLIA 2X1 ABC
Marília vence ABC e deixa zona da degola

O Marília conseguiu escapar da zona de rebaixamento na noite deste sábado, no encerramento da 17ª rodada da Série B do Brasileirão. O Ramalhão derrotou o ABC por 2 a 1, no estádio Bento de Abreu e passou a somar 20 pontos, subindo para a 15ª posição da classificação. O time potiguar está um posto acima, em 14º, também com 20 pontos.



Os gols do jogo foram marcados por Ricardinho e Bruno RIbeiro, aos 18 e 45 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Alexandre descontou para o ABC, que botou pressão nos minutos finais. O MAC desperdiçou uma chance de aumentar o placar no fim, em uma cobrança de pênalti, mas Betinho acertou o travessão.



Na rodada desta terça, o Marília volta a jogar em casa, desta vez contra o Bahia, enquanto o ABC vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta.