
Denílson Lourenço (BRA) X Maksym Korotun (UCR)
Brasil vence a primeira luta do judô
A primeira vitória da programação do judô em Pequim é brasileira. Denílson Lourenço venceu o ucraniano Maksym Korotun por ippon e se garantiu na segunda rodada da categoria até 60 quilos.
Após um começo de luta equilibrado, Lourenço conseguiu imobilizar o ucraniano e chegar à vitória por finalização. Foi também o primeiro triunfo do Brasil nas Olimpíadas de 2008.
O próximo adversário de Lourenço será o tcheco Pavel Petrikov, e o duelo valerá vaga nas oitavas-de-final.
Ryoko Tani (JAP) X Sayaka Matsumot (USA)
Bicampeã olímpica estréia com vitória no judô, categoria até 48kg
Uma das lendas do judô mundial, Ryoko Tani estreou com uma vitória tranqüila na categoria até 48kg destes Jogos Olímpicos de Pequim. Em sua primeira luta no ginásio da Universidade de Ciências e Tecnologia de Pequim, a bicampeã olímpica derrotou a americana Sayaka Matsumoto por dois yukos, avançando para a segunda rodada. Á americana, agora, resta torcer para Ryoko Tani vencer sua segunda luta e poder ir à repescagem.
A brasileira Sarah Menezes é a representante brasileira na categoria até 48kg. Ela está no mesmo lado da chave de Ryoko Tani, podendo enfrentar a japonesa nas semifinais. O judô brasileiro já festejou sua primeira vitória nestas Olimpíadas, com Denílson Lourenço avançando para a segunda rodada no peso ligeiro.
Sarah Menezes (BRA) X Eva Csernoviczki (HUN)
Brasileira perde em um minuto e dá adeus
A brasileira Sarah Menezes não teve sorte e foi derrotada logo em sua primeira luta nas Olimpíadas de Pequim. Ela foi superada por ippon pela húngara Eva Csernoviczki após 1m07 de combate.
Fora da briga pelo ouro na categoria até 48 quilos, Sarah precisava torcer para que a húngara avançasse até as semifinais. Só assim, a brasileira poderia disputar a repescagem. Csernoviczki, porém, perdeu em sua segunda luta, e Sarah não voltará aos tatames em Pequim.
Denílson Lourenço (BRA) X Pavel Petrikov (CZE)
Lourenço perde e dá adeus à luta pelo ouro na categoria até 60 quilos do judô
Denílson Lourenço está fora da briga pelo ouro em Pequim. O judoca brasileiro foi facilmente superado pelo tcheco Pavel Petrikov, neste sábado, e acabou eliminado na categoria até 60 quilos.
Mais passivo, o brasileiro passou boa parte da luta se defendendo. Do outro lado, Petrikov atacava e conseguiu primeiro um yuko, logo trocado para um koka pelos juízes de canto. Faltando menos de um minuto para o fim, o drama do brasileiro aumentou, com o tcheco conseguindo o yuko que definiu o placar.
Para ter a chance de lutar pelo bronze, o brasileiro agora precisa torcer para que Petrikov avance até as semifinais. Caso o tcheco não fique entre os quatro primeiros, Lourenço não voltará aos tatames na China.
Eva Csernoviczki (HUN) X Alina Alexandra Dumitru (ROM)
Judô: húngara cai, e brasileira dá adeus
A húngara Eva Csernoviczki, algoz de Sarah Menezes na categoria até 48 quilos do judô, foi derrotada pela romena Alina Alexandra Dumitru em sua segunda luta nas Olimpíadas de Pequim, acabando com as chances de medalha da brasileira nas Olimpíadas de Pequim.
Sarah, derrotada logo em sua estréia, ainda sonhava com a repescagem. Para isso, precisava que Csernoviczki alcançasse pelo menos as semifinais. O revés da algoz significa que a brasileira não voltará aos tatames chineses.

Petrikov perde, e Denílson Lourenço está fora das Olimpíadas
O Brasil termina o primeiro dia sem medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Após ser derrotado pelo tcheco Pavel Petrikov na segunda rodada da categoria ligeiro (até 60kg), Denílson Lourenço viu seu sonho olímpico terminar com a derrota de Petrikov nas oitavas-de-final para o uzbeque Rishod Sobirov, no golden score.
Com a saída de Lourenço, o Brasil não tem mais chances neste sábado. Pouco antes, Sarah Menezes viveu o mesmo drama na ligeiro (até 48kg), ao ver a húngara Eva Csernoviczki ser derrotada em sua segunda luta, para a romena Alina Alexandre Dumitru. Na estréia em Pequim, Sarah havia sido derrotada por Eva por ippon.
Ryoko Tani (JAP) X Paula Belen Pareto (ARG)
Ryoko Tani vence a terceira e está nas semifinais da categoria ligeiro
A japonesa Ryoko Tani, atual bicampeã olímpica da categoria até 48kg do judô, venceu a argentina Paula Belen Pareto em sua terceira luta neste sábado e classificou-se para as semifinais da categoria. Tani busca o inédito tricampeonato olímpico e é um dos maiores nomes do judô japonês, com quatro medalhas olímpicas e sete títulos mundiais.
Mostrando muita concentração e acuando a argentina, Tani evitou que Pareto conseguisse ações ofensivas. Apesar da superioridade técnica da japonesa, a vitória veio apenas a 49s do fim, quando o árbitro central puniu a argentina com um shido por falta de combatividade.
Ryoko Tani (JAP) X Alina Alexandra Dumitru (ROM)
Estrela japonesa perde chance de chegar ao tricampeonato olímpico no judô
Bicampeã olímpica (Sydney e Atenas) e uma das grandes esperanças de medalha de ouro do judô japonês, Ryoko Tani foi eliminada neste sábado nas semifinais da categoria até 48kg dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ryoko perdeu para a romena Alina Dumitru por um wazari contra um yuko e agora entra na disputa pela medalha de bronze.
Apesar de fazer com Dumitru um dos clássicos do judô mundial, Ryoko nunca havia perdido para a romena, somando três vitórias, a última delas no Mundial do Rio de Janeiro, quando conquistou o heptacampeonato. Na decisão pela medalha de ouro, Alina Dumitru enfrentará a cubana Yanet Bermoy.

Alina Alexandra Dumitru (ROM) X Yanet Bermoy (CUB)
Algoz de bicampeã olímpica ganha o ouro na categoria até 48kg do judô
A romena Aline Dumitru é a nova campeã olímpica da categoria até 48 do judô feminino. Na decisão deste sábado, Dumitru venceu por ippon a cubana Yanet Bermoy, que ficou com a medalha de prata.
A conquista de Dumitru foi coroada com a bela vitória na semifinal sobre a bicampeã olímpica e heptacampeã mundial Ryoko Tany, que ficou com o bronze, ao vencer por ippon a russa Lyudmila Bogdanova. Na outra disputa de medalha de bronze, a argentina Paula Belen Pareto derrotou a norte-coreana Ok Song Pak por um wazari.
Representante do Brasil na categoria, Sarah Menezes não foi bem, ao perder sua luta de estréia por ippon para a húngara Eva Csernoviczki. Na seqüência, Sarah ainda viu sua algoz perder a luta seguinte, dando adeus à possibilidade de lutar na repescagem.

Coreano conquista ouro no judô
O coreano Minho Choi, campeão mundial em 2003 e terceiro colocado no Mundial do Rio de Janeiro, no ano passado, conquistou, neste sábado, a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim. Ele superou, por ippon, o austríaco Ludwig Paischer na decisão da categoria até 60 quilos.
As medalhas de bronze ficaram com Rishod Sobirov, do Uzbequistão, que superou o francês Dmitri Dragin por um koka, e com o holandês Ruben Houkes, que dominou e bateu Gal Yekutiel, de Israel, com um ippon a dez segundos do fim do tempo regulamentar.
Denílson Lourenço, representante brasileiro na categoria, venceu seu primeiro combate, mas foi facilmente superado em seguida pelo tcheco Pavel Petrikov, que anotou um koka e um yuko e não deixou Lourenço pontuar.