
ESTADOS UNIDOS 1X0 JAPÃO
Estados Unidos se recuperam da derrota na estréia com vitória sobre o Japão
Depois de perderem para a Noruega na estréia, os Estados Unidos se recuperaram no torneio de futebol feminino das Olimpíadas de Pequim neste sábado ao vencerem o Japão por 1 a 0, em Qinhuangdao, pelo Grupo G. O gol da vitória foi marcado pela meia Lloyd.
Com o resultado, os Estados Unidos voltam a ter boas chances de classificação para as quartas-de-final da competição. O Japão tem apenas um ponto e está vivo.
Em outro jogo disputado neste sábado, a Argentina perdeu para a Suécia por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Tianjin, e praticamente deu adeus à competição. A equipe sul-americana está na lanterna do Grupo E, sem qualquer ponto somado em dois jogos. As hermanas precisam de um milagre na última rodada para continuar com chances de chegar às quartas-de-final. A Suécia, com três pontos, segue na briga.
Sem chance para o Japão
A seleção americana não deu chances ao Japão no primeiro tempo, apesar de o domínio não ter sido refletido em oportunidades de gol. Os Estados unidos encontraram dificuldades para penetrar na zaga adversária. Mas na primeira chance clara, aos 26 minutos, chegou ao gol. Cox cruzou, e Carli lloyd, de primeira, acertou forte chute no ângulo de Fukumoto. Sem defesa.
A vantagem fez bem aos Estados Unidos. A confiança aumentou, e o time aumentou a pressão. Se não fossem duas defesas da goleira japonesa, as americanas poderiam ter ido para o vestiário com uma vantagem ainda maior.
Na volta do intervalo, o cenário continuou da mesma maneira. As americanas tiveram mais posse de bola e atuaram no campo do Japão, que se fechou para evitar uma derrota ainda pior.

ALEMANHA 1X0 NIGÉRIA
Alemanha sofre, mas bate a Nigéria no grupo das meninas do Brasil
Atual campeã do mundo, a seleção alemã feminina sofreu para vencer a Nigéria por 1 a 0 neste sábado, em Shenyang, pela segunda rodada do Grupo F do torneio de futebol das Olimpíadas.
O gol alemão foi marcado por Stegemann, aos 19 do segundo tempo. Após empatar em 0 a 0 com o Brasil na estréia, a Alemanha soma agora quatro pontos. As nigerianas, que perderam antes para a Coréia do Norte por 1 a 0, estão eliminadas.
Na última rodada, as campeãs mundiais encaram a Coréia do Norte, terça-feira, às 6h (de Brasília), em Tianjin. No mesmo horário, Brasil e Nigéria se enfrentam em Pequim.
O destaque da Alemanha na partida foi a goleira Angerer, que fez grandes defesas e evitou a derrota. No final do primeiro tempo, a nigeriana Uwak entrou sozinha na área, mas Angerer conseguiu evitar o drible e ficou com a bola.
Na etapa final, as africanas tiveram a melhor chance de marcar aos 9, quando Sarah Michael chutou bem e a goleira defendeu, dando rebote. A nigeriana bateu de novo, e Angerer voltou a salvar a Alemanha, com reflexo.
A seleção alemã chegou ao gol dez minutos depois. Behringer entrou pela esquerda e cruzou para Stegemann, que pegou de primeira e marcou em belo lance. A partir daí, a Alemanha passou a controlar o jogo, se fechou na defesa e não levou mais sustos da Nigéria.

Marta desencanta, meninas vencem Coréia do Norte e lideram o Grupo F
Eleita pela Fifa a melhor jogadora de futebol do mundo nos últimos dois anos, Marta desencantou nas Olimpíadas de 2008 neste sábado e ajudou a seleção brasileira feminina a vencer por 2 a 1 a Coréia do Norte, em Shenyang. Daniela Alves também marcou, e Kum Suk Ri descontou nos acréscimos.
Com quatro pontos, o Brasil lidera o Grupo F por ter mais gols marcados. Na próxima terça-feira, o time encara a fraca e eliminada Nigéria na última rodada, às 6h (de Brasília), em Pequim, e precisa apenas de um empate para ir às quartas-de-final. Os dois primeiros classificados de cada chave avançam, assim como os dois melhores terceiros lugares.
Se terminar na liderança, provavelmente a equipe de Jorge Barcellos vai encarar os Estados Unidos, que devem ficar com a segunda posição do Grupo G. Nas últimas Olimpíadas, a seleção americana ganhou a medalha de ouro vencendo as brasileiras na final. Liderada por Marta, o Brasil deu o troco na Copa do Mundo de 2007, eliminando os EUA na semifinal. As americanas fizeram até um comercial pedindo a revanche contra a seleção canarinho em Pequim.
A Alemanha, que bateu a Nigéria por 1 a 0 mais cedo, é a segunda colocada do Grupo F, também com quatro pontos. As norte-coreanas aparecem em terceiro, com três. A Nigéria, sem pontuar até agora, está eliminada. Alemanha e Coréia do Norte se enfrentam terça, em Tianjin, também às 6h (de Brasília).

Uniforme sem escudo da CBF
A seleção entrou em campo sem o escudo da CBF. A pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a organização aceitou tirar o emblema da camisa, já que o regulamento do Comitê Olímpico Internacional (COI) determina que os atletas não podem participar dos Jogos com símbolos de federações nacionais no uniforme.
No domingo, o time masculino também enfrentará a Nova Zelândia sem o escudo e as cinco estrelas do pentacampeonato mundial. Mais uma vez, o time de Dunga foi ao estádio neste sábado prestigiar as meninas e levou ao delírio os torcedores em Shenyang.
Correria norte-coreana, gols brasileiros
O técnico Jorge Barcellos começou a partida com uma mudança. A zagueira Érika entrou como titular, no lugar de Andréia Rosa, que atuou contra a Alemanha na estréia. E Érika teve que suar bastante no início do jogo: as norte-coreanas corriam muito, indo para cima da defesa brasileira, mas abrindo espaço para contra-ataques.
O nervosismo marcou os primeiros minutos da seleção brasileira. Marta chegou a receber um cartão amarelo por reclamação. Assim como na estréia, o calor atrapalhava. Várias vezes, as jogadoras foram à beira do gramado beber água.
Afoita, a seleção da Coréia do Norte acabou sendo castigada pelos próprios erros, para alegria das brasileiras, que tentavam ir à frente com Marta, Daniela Alves e Cristiane.
Aos 14 minutos, o primeiro gol do Brasil nos Jogos de Pequim. Jong Ran Om recuou para a goleira Myong Hui Jon na área, Daniela Alves não desistiu da jogada e correu atrás da bola. A camisa 1 norte-coreana se enrolou, a atacante brasileira roubou a bola e abriu o placar.

O Brasil cresceu após o gol. E quase chegou ao segundo seis minutos depois. Marta arrancou pela esquerda e cruzou para Formiga, que deu um peixinho mas pegou mal na bola, que foi para fora.
O segundo gol saiu aos 22, com a melhor do mundo. Marta iniciou o contra-ataque no meio-campo e deu para Cristiane. A camisa 11 avançou pela esquerda, chegou perto da área e tocou para Marta, que entrou pelas costas da zagueira. A craque ganhou a dividida com duas rivais, virou-se e tocou para o fundo da rede: 2 a 0.
Aos 26, Marta teve a chance de marcar de novo, mas cabeceou para fora, rente ao travessão, depois de um cruzamento de Rosana.
Logo no início do segundo tempo, a camisa 10 teve grande chance na pequena área, mas a goleira Myong Hui Jon defendeu. Porém, a Coréia do Norte cresceu e passou a sufocar as brasileiras.
Aos 11, Son Hui Kil cobrou escanteio e quase marcou um gol olímpico, evitado pela goleira Andréia. Dois minutos depois, a zaga brasileira se enrolou e Un Gyong Ri perdeu a oportunidade de diminuir o placar.
O Brasil segurou a correria asiática até os acréscimos, mas a Coréia do Norte conseguiu descontar com Kum Suk Ri, já aos 47.
Ficha técnica:
BRASIL 2 x 1 CORÉIA DO NORTE
BRASIL
Andréia, Érika, Renato Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Maycon, Formiga, Daniela Alves (Francielle) e Rosana (Ester); Marta e Cristiane (Pretinha).
Técnico: Jorge Barcellos.
CORÉIA DO NORTE
Myong Hui Jon, Jong Ran Om, Jong Sun Song e Kyong Sun Sonu; Hye Ok Kong, Kyong Hwa Kim (Ok Sim Kim), Un Suk Ri, Un Gyong Ri e Son Hui Kil; Kum Suk Ri e Yong Ae Kim (Sun Hui Ho).
Técnico: Kim Kwang Min.
Gols: Daniela Alves, aos 14 do primeiro tempo; Marta, aos 22 do primeiro tempo; Kum Suk Ri, aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Marta, Daniela Alves, Formiga (BRA); Kyong Hwa Kim, Un Gyong Ri (CNO)
Estádio: Shenyang, na China. Data: 08/08/2008.
Árbitro: Huijun Niu (CHN).
Auxiliares: Hongjuan Liu(CHN) e Hsiu Mei LIU (FOR).

NORUEGA 1X0 NOVA ZELÂNDIA
Noruega vence e é a primeira classificada no torneio de futebol feminino de Pequim
A Noruega venceu a Nova Zelândia por 1 a 0, em Qinhuangdao, e garantiu a classificação para as quartas-de-final do torneio de futebol feminino das Olimpíadas de Pequim. O gol da vitória foi marcado pela atacante Wiik. A Nova Zelândia, com apenas um ponto em dois jogos, ainda tem pequenas chances de classificação no Grupo G.
No outro jogo disputado pela chave, os Estados Unidos se recuperaram da derrota na estréia para as norueguesas e venceram o Japão por 1 a 0. As americanas são as segundas colocadas com três pontos, dois a mais do que Nova Zelândia e Japão.
Também neste sábado, China e Canadá ficaram no 1 a 1, em jogo válido pelo Grupo E. As equipes lideram a chave com quatro pontos, um a mais do que a Suécia, que venceu a Argentina por 1 a 0. As hermanas, sem ponto, estão praticamente eliminadas.