
Massa quebra, e Heikki Kovalainen vence pela primeira vez na carreira
Heikki Kovalainen venceu o GP da Hungria, disputado neste domingo no circuito de Hungaroring. O finlandês contou com o azar de Felipe Massa, que tinha assumido a ponta na largada, após ultrapassar Lewis Hamilton, e fazia uma corrida perfeita, com o triunfo praticamente garantido, quando seu motor quebrou na reta dos boxes, a três voltas do fim da prova.
Hamilton estava na segunda posição, mas um furo no pneu dianteiro esquerdo na 41ª volta arruinou sua corrida. O inglês ainda se recuperou e chegou na quinta posição. Timo Glock, da Toyota, fez uma excelente corrida e subiu pela primeira vez ao pódio, em segundo. Ele suou para conseguir o resultado, após sofrer uma forte pressão de Kimi Raikkonen, atual campeão do mundo, nas últimas voltas. O finlandês terminou em terceiro.
Fernando Alonso, da Renault, assegurou o quarto lugar, seguido de perto por Hamilton. Nelsinho Piquet, com uma tática diferente, chegou em um ótimo sexto lugar e pontuou pela terceira vez em quatro provas. Jarno Trulli, da Toyota, foi o sétimo e Robert Kubica, com uma decepcionante BMW Sauber, apenas o oitavo, fechando a zona de pontuação.
Com a quebra na penúltima volta, Felipe Massa caiu para a terceira posição no Mundial de Pilotos, a oito pontos de Lewis Hamilton, que manteve a ponta no campeonato mesmo com o pneu furado. Kimi Raikkonen subiu para segundo, cinco atrás do inglês da McLaren. A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será o GP da Europa, disputado no novíssimo circuito de rua de Valência, no dia 24 de agosto.

Felipe Massa fez uma largada sensacional e pulou na frente já na primeira curva. O brasileiro se aproveitou do fato de largar no lado limpo da pista, superou Heikki Kovalainen com facilidade e dividiu a primeira curva com Lewis Hamilton. Mesmo por fora, o piloto da Ferrari foi ousado e superou o inglês da McLaren. O finlandês ficou na terceira posição.
Mais atrás, Nelsinho Piquet ganhou duas posições e subiu para oitavo. No entanto, com mais combustível, ele foi superado ainda na primeira volta pelo australiano Mark Webber e pelo italiano Jarno Trulli. Rubens Barrichello, que largou em 18º, subiu para 13º no início, mas perdeu a posição para o companheiro Jenson Button na volta seguinte.
Massa conseguiu estabelecer um ritmo constante antes do primeiro pit stop, melhorando seu tempo de volta a cada passagem. O brasileiro andou rápido, parou uma volta antes de Lewis Hamilton e manteve a vantagem na casa dos três segundos e meio. A Ferrari foi 1s2 mais rápida que a McLaren nos boxes.
E a opção de Nelsinho Piquet em fazer um primeiro turno mais longo rendeu frutos. O brasileiro da Renault voltou exatamente atrás do duelo pela quinta posição entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Ele ganhou três postos em relação à sua colocação no grid de largada.
Rubens Barrichello fez seu primeiro pit stop na 32ª volta. No entanto, a Honda teve problemas em seu reabastecimento, quando a mangueira de combustível não foi encaixada corretamente e aconteceu um princípio de incêndio. Com isso, ele perdeu muito tempo nos boxes. Mas este não foi o único incidente deste tipo. A STR e a Williams tiveram o mesmo problema, em voltas seguidas, com Sebastian Bourdais e Kazuki Nakajima, respectivamente.
Na 41ª volta, a corrida começou a ser decidida. O brasileiro tinha aumentado sua vantagem para cinco segundos, mas Lewis Hamilton teve o pneu dianteiro-esquerdo furado antes da freada para a curva dois e o inglês perdeu muito tempo. Ele teve de fazer um pit stop prematuro e voltou apenas na décima posição.

Três voltas após o problema de Hamilton, Felipe Massa fez sua segunda parada. A Ferrari fez um bom trabalho e o brasileiro voltou à pista em apenas 7s5, atrás apenas de Heikki Kovalainen. O finlandês parou quatro passagens após e voltou na segunda posição, a 15 segundos do piloto da Ferrari. Hamilton, à essa altura, estava apenas em oitavo.
Nelsinho Piquet fez sua última parada na 55ª volta e voltou à pista dividindo a curva com Jarno Trulli. O brasileiro deu um chega-para-lá no italiano e assegurou a sétima posição. Hamilton subiu para a sexta posição com as paradas dos pilotos da Renault e da Toyota. Mais atrás, Bourdais sofria de novo com um princípio de incêndio em seu reabastecimento, quando o extintor teve de ser usado novamente pela equipe.
Na 67ª volta, a três do fim, quando as posições já tinham se consolidado e o único duelo era protagonizado por Timo Glock e Kimi Raikkonen pela terceira posição, o motor de Felipe Massa quebrou na reta dos boxes e forçou o abandono do brasileiro. O piloto da Ferrari voltou chorando para o pit e a vitória caiu no colo de Heikki Kovalainen, que estava em segundo, mais de nove segundos atrás.
resultado do GP da Hungria 2008
melhor volta: Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1m21s195
1 H. Kovalainen (FIN) McLaren 70 voltas em 1h37m27s067
2 T. Glock (ALE) Toyota a 11s061
3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 16s856
4 F. Alonso (ESP) Renault a 21s614
5 L. Hamilton (ING) McLaren a 23s048
6 N. Piquet (BRA) Renault a 32s298
7 J. Trulli (ITA) Toyota a 36s449
8 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 48s321
9 M. Webber (AUS) RBR a 58s834
10 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1m07s709
11 D. Coulthard (ESC) RBR a 1m10s407
12 J. Button (ING) Honda a 1 volta
13 K. Nakajima (JAP) Williams a 1 volta
14 N. Rosberg (ALE) Williams a 1 volta
15 G. Fisichella (ITA) Force India a 1 volta
16 R. Barrichello (BRA) Honda a 2 voltas
17 F. Massa (BRA) Ferrari a 3 voltas/motor
18 S. Bourdais (FRA) STR a 3 voltas
19 A. Sutil (ALE) Force India a 8 voltas/freio
20 S. Vettel (ALE) STR a 48 voltas/mecânico