quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Futebol Feminino nas Olímpiadas:Rodada 1


BRASIL 0X0 ALEMANHA
Sob olhares do time masculino, seleção feminina empata com Alemanha

Com o o time de Dunga na arquibancada, a seleção brasileira feminina não saiu do 0 a 0 com a Alemanha nesta quarta-feira, em Shenyang, na estréia do futebol nos Jogos Olímpicos de 2008.



O Brasil cresceu no segundo tempo e teve duas grandes chances com Marta, que não conseguiu marcar no reencontro com a Alemanha, que venceu as brasileiras na final da última Copa do Mundo.




O próximo jogo da equipe do técnico Jorge Barcellos pelo Grupo F é no sábado contra a Coréia do Norte, às 8h45m (de Brasília), também em Shenyang. Na próxima terça, o Brasil encerra a primeira fase contra a Nigéria, às 6h (de Brasília), em Pequim.



A seleção brasileira masculina estréia nos Jogos Olímpicos nesta quinta, às 6h (de Brasília), em Shenyang. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Globo e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.





Travessão pára a Alemanha




O Brasil começou melhor e teve duas chances de abrir o placar. Aos 4, Daniela cobrou falta da intermediária, a bola passou por todas na área, mas a goleira Angerer salvou. Na seqüência, Cristiane chocou-se com Angerer e uma defensora, o clima esquentou, mas a brasileira deixou a confusão e evitou o cartão.

Aos 11, Marta mostrou a habilidade que lhe deu dois títulos de melhor jogadora do mundo. A camisa 10 entrou pela ponta esquerda, deu um drible lindo na adversária e cruzou na cabeça de Cristiane, que pegou mal e tocou para fora, longe.




A partir daí, a Alemanha se encontrou e passou a dominar o jogo. A seleção brasileira, dependente de Marta, não conseguia sair nos contra-ataques e sofreu.



As campeãs mundiais tiveram a melhor chance da partida aos 22. Behringer aproveitou falha da defesa brasileira, entrou pela esquerda e cruzou. Smisek, sozinha na área, cabeceou e acertou o travessão.

Aos 40, foi a vez da perigosa Prinz assustar a goleira Andréia. A atacante dominou na esquerda da área, limpou a jogada e bateu rente à trave.





Marta cria, mas desperdiça



A Alemanha voltou melhor no segundo tempo. Aos 10, Krahn cabeceou perto da trave esquerda. Cinco minutos depois, Prinz demonstrou raça e habilidade. A atacante roubou a bola, avançou, dividiu e deu um carrinho para lançar Smicek na esquerda. Ela entrou e tocou na saída de Andréia, mas para fora.





O susto acordou o Brasil, que partiu no contra-ataque e teve duas grandes chances seguidas para marcar. Primeiro, aos 16, Marta achou Cristiane pela esquerda, que driblou Krahn e Stegemann e bateu forte, mas Angerer defendeu no ângulo. Na cobrança de escanteio, Renata Costa subiu mais que as rivais, cabeceou e acertou o travessão.



Marta teve em seus pés as oportunidades de ouro da seleção. Aos 22, a zaga alemã se atrapalhou, Angerer soltou a bola na área e a camisa 10 brasileira recebeu sozinha, com o gol livre, mas chutou para fora, muito perto da trave direita.



A chance final veio aos 40, em jogada à la Ronaldo. A melhor do mundo dominou no meio, arrancou, passou por três rivais na velocidade, entrou na área, mas chutou dividindo com a goleira e a bola saiu.





Ficha técnica:
BRASIL 0 x 0 ALEMANHA
BRASIL
Andréia; Renata Costa, Tânia Maranhão e Andréia Rosa; Simone Jatobá, Maycon, Formiga, Daniela Alves e Rosana; Marta e Cristiane (Pretinha).
Técnico: Jorge Barcellos.
ALEMANHA
Nadine Angerer, Kerstin Stegemann, Annike Krahn e Ariane Hingst; Melanie Behringer (Bajramaj), Simone Laudehr, Linda Bresonik, Garefreks e Renate Lingor; Prinz e Sandra Smisek (Da Mbabi).
Técnico: Silvia Neid.
Estádio: Olímpico de Shenyang, na China. Data: 06/08/2008.
Árbitra: Kari Seitz (EUA)



CANADÁ 2X1 ARGENTINA
Argentina estréia com derrota


A seleção masculina da Argentina é uma das favoritas ao ouro no torneio olímpico de futebol, mas a equipe feminina está longe de ter o mesmo status. Em sua estréia nas Olimpíadas de Pequim, as hermanas foram derrotada pelo Canadá, por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Tianjin. Os gols da vitória foram marcados pela defensora Candace Chapman e pela atacante Kara Long. Manicler descontou. Com o resultado, as canadenses, com três pontos ganhos, assumem a ponta do Grupo E.


Depois de um começo tímido, o Canadá tomou conta do jogo e passou a pressionar a Argentina. Marcando na saída de bola do adversário, dificultava a saída de jogo sul-americana. Aos 25, Sinclair fez linda jogada e só não abriu o placar porque a goleira Correa fez difícil defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, o Canadá chegou lá. A defensora Chapman aproveitou rebote da zaga e chutou de fora da área, no canto da goleira, que ainda desviou a bola.

No segundo tempo, o ritmo da partida caiu, mas o Canadá continuou sendo a equipe mais perigosa. A vantagem foi ampliada aos 26 minutos, quando a atacante Kara Long, de cabeça, superou Correa. Com a desvantagem, a Argentina saiu para o jogo. A pressão deu resultado quase nos acréscimos, quando Manicler descontou, mas já era tarde demais.


NOVA ZELÂNDIA 2X2 JAPÃO
Empate recheado de emoção abre o Grupo G do torneio de futebol feminino


O Grupo G do torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Pequim foi aberto nesta quarta-feira, em Qinhuangdao, com uma partida muito disputada e cheia de emoção. No final, o empate por 2 a 2 entre Nova Zelândia e Japão brindou os torcedores que foram ao estádio assistir ao confronto. Kirsty Yallop e Amber Hearn fizeram os gols da Nova Zelândia, e Aya Miyama e Homare Sawa, para o Japão.

A seleção de Nova Zelândia iniciou o jogo de maneira arrasadora. Aos 37 minutos, depois de incrível pressão, Yallop abriu o placar, aproveitando passe de Riley. O segundo gol veio aos 11 da etapa final, Hearn, por intermédio de cobrança de pênalti.

Depois de sofrer o segundo golpe, o Japão acordou na partida e partiu para cima em busca do empate. Usando as jogadas rápidas, principalmente pelos lados do campo, as japonesas diminuíram aos 27, com Miyama, também de pênalti. O jogo ficou emocionante e aberto. A Nova Zelândia esteve perto do terceiro gol, mas desperdiçou, o que não aconteceu com o Japão. Aos 41 minutos da etapa complementar, Sawa aproveitou cobrança de falta próxima à área e empatou o jogo, fazendo justiça.



NORUEGA 2X0 ESTADOS UNIDOS
Noruega surpreende os Estados Unidos, vence na estréia e assume a ponta

A Noruega voltou a mostrar a sua força e nesta quarta-feira venceu a boa seleção dos Estados Unidos, uma das favoritas ao título do torneio de futebol feminino das Olimpíadas de Pequim, por 2 a 0, em Qinhuangdao. Com o resultado, as norueguesas assumiram a primeira colocação do Grupo F, com três pontos ganhos. Japão e Nova Zelândia, que empataram por 2 a 2 no jogo que abriu a chave, dividem a segunda colocação com um ponto. As americanas, sem pontuar, são as lanternas.

A equipe da Noruega tem tradição no futebol feminino. Já foi campeã mundial, em 1995, européia, em 1987 e 1993, e olímpica, em 2000, seu último título de peso. Desde então, não tem ido bem nas competições. Agora, a equipe dá sinais de que voltará a incomodar. Não chegou a ser brilhante, mas foi muito eficiente.

Nos primeiros cinco minutos, as norueguesas passearam em campo. Quando acordaram e olharam para o placar, as americanas já perdiam por 2 a 0, gols de Kaurin Larsen e Wiik. Os golpes demoraram para ser assimilados, mas, aos poucos, os Estados Unidos conseguiram equilibrar o confronto. Mais centrado e com um time mais técnico, passou a dominar o jogo e a criar uma chance atrás da outra. Mas a bola não entrava.

Na etapa final, o cenário continuou praticamente o mesmo. Os Estados Unidos passaram a maior parte dos 45 minutos finais jogando e marcando no campo norueguês. Mas uma bola na trave e defesas da goleira Skarboe impediram a reação.



CHINA 2X1 SUÉCIA
Anfitriã, seleção chinesa feminina vence Suécia pelo Grupo E


A torcida chinesa comemorou nesta quarta-feira sua primeira vitória nas Olimpíadas. Em Tianjin, a seleção feminina de futebol venceu por 2 a 1 a Suécia, pela primeira rodada do Grupo E.



Com o resultado, a China fica empatada com o Canadá na liderança da chave com três pontos, já que as canadenses também venceram a Argentina por 2 a 1.



Yuan Xu e Duan Han fizeram os gols das donas da casa. Schelin, após driblar a goleira, marcou para as suecas.



Os líderes do Grupo E se enfrentam no sábado, às 8h45m (de Brasília), em Tianjin. Mais cedo, na mesma cidade, Suécia e Argentina jogam às 6h (de Brasília).



CORÉIA DO NORTE 1X0 NIGÉRIA
Coréia do Norte vence a Nigéria e assume a liderança do grupo do Brasil em Pequim


A Coréia do Norte assumiu a liderança do Grupo F do torneio olímpico feminino de futebol ao derrotar a Nigéria por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico de Shenyang. O gol da vitória da equipe foi marcado por Kyong Hwa KIM, aos 27 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, a equipe soma três pontos ganhos, dois a mais do que Brasil e Alemanha, que empataram por 0 a 0, em jogo que abriu a chave.

A partida teve um baixo nível técnico. Sobraram velocidade, chutões e divididas, mas faltou futebol. Ainda assim, a Coréia do Norte conseguiu o seu golzinho, aos 27 minutos, com Hwa Kim. Com a vantagem, a equipe asiática ganhou confiança e passou a errar menos. Ficou mais perto do segundo gol. Ele poderia ter saído aos 42 minutos da etapa final, mas Kum Suk Ri chutou para fora o pênalti.