Tricolor vence o Fluminense e assume a vice-liderança do Campeonato Baiano
O Bahia conseguiu uma importante vitória neste domingo, contra o Fluminense-BA, na Jóia da Princesa, por 1 a 0, pela quinta rodada do Campeonato Baiano. Com os três pontos conquistados, o tricolor assume a segunda posição com dez pontos, passando o próprio Flu na tabela.
Confira a classificação do Campeonato Baiano
No primeiro tempo, as duas equipes se movimentaram muito deixando o jogo corrido e mostrando equilíbrio entre os dois times. Apesar disso, foi o Bahia que começou a levar perigo ao gol do time da casa, com Ananias e Rubens Cardozo pela esquerda de ataque.
Quando começava a dominar o jogo, o Bahia conseguiu abrir o placar aos 22 minutos. Nen aproveitou o vacilo da zaga, que parou pedindo impedimento, driblou o goleiro e, quase sem ângulo tocou para o gol aberto. Empolgado, o Bahia já levava perigo no lance seguinte, com Reinaldo Alagoano, e se mantinha no ataque. A grande movimentação da equipe deixava confusa a defesa adversária e o tricolor ainda conseguiu botar uma bola na trave antes do final do primeiro tempo, com Ananias.
Na volta do intervalo, quem resolveu jogar foi o Fluminense. Logo no início, os donos da casa já colocaram uma bola na trave com Amauri. Os minutos iniciais foram de pressão do Fluminense, mas que não foi convertida em gol. Logo depois, foi a vez de Renato Melo quase empatar de cabeça. Percebendo que o meio campo do Bahia não funcionava mais como no primeiro tempo, o técnico Gallo promoveu algumas mudanças mas que não surtiram efeito.
O jogo caiu de ritmo, com o Fluminense criando algumas jogadas de ataque mas poucas com real perigo para a meta tricolor. No final o Bahia ainda tentou ampliar o placar mas o jogo acabou mesmo em 1 a 0.
Com a vitória, o Bahia assume a segunda colocação com dez pontos, trocando de lugar com o Fluminense, que cai para terceiro com nove. Na próxima rodada o Bahia recebe o Atlético-BA, enquanto o Fluminense recebe o líder Vitória.
VITÓRIA 2X1 FEIRENSE
Em ritmo de ressaca pós-goleada, Leão joga mal, mas garante três pontos

Logo aos dois minutos, o Feirense deu o primeiro susto no goleiro Viáfara, aproveitando um vacilo da zaga. O Vitória logo equilibrou o jogo e teve três bons ataques para tentar abrir o placar. Apesar de ter o domínio da partida, o Rubro-negro não jogava bem e não criava boas chances de gol. O Feirense só voltou a ameaçar aos 17 minuto, com Germinio avançando com perigo em contra-ataque.
Aos 25, depois de fazer uma grande defesa, Viáfara foi ao ataque cobrar uma falta mas não levou perigo ao gol de Marcelo. As duas equipes não fizeram um grande jogo no primeiro tempo, que continuou equilibrado até o final. Na volta do intervalo, os dois times continuaram iguais na partida e nos primeiros minutos as duas equipes tiveram chances de abrir o placar.
Somente aos 13 minutos, Wallace conseguiu abrir o placar para o Leão. O jogador aproveitou a sobra depois do escanteio e pegou forte, o goleiro ainda desviou a bola mas ela morreu no fundo das redes. A resposta do Feirense veio oito minutos depois com a zaga do Vitória voltando a falhar, mas Viáfara salvou mais uma vez. Dois minutos depois, foi o Rubro-negro que voltou a balançar as redes, com Neto Baiano cobrando pênalti sofrido por Williams.
O Vitória continuou pressionando e quase ampliou com Nádson, aos 37 minutos, mas Marcelo fez linda defesa. Quem acabou marcando foi o Feirense, que conseguiu diminuir aos 40 minutos, com Marcos Neves subindo mais alto que a defesa para marcar o de honra.
Com o resultado o Vitória segue 100% no campeonato e soma agora 15 pontos em cinco jogos e abre cinco pontos de vantagem para o rival Bahia, vice-líder e com um jogo a menos. Já o Feirense cai para oitava posição com seis pontos e fica a três pontos da zona de classificação e da zona de rebaixamento. Na próxima rodada o Vitória vai até Feira de Santana enfrentar o Fluminense, enquanto o Feirense viaja para Vitória da Conquista enfrentar o time local.
Confira os outros resultados da rodada:
5ª rodada
Dom, 01/02/2009
17:00 Vit. da Conquista 2x0 Atlético-BA
17:00 Colo-Colo-BA 1x0 Camaçari
17:00 Poções 1x0 Madre de Deus
17:00 Itabuna 3x2 Ipitanga