quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Campeonato Baiano

BAHIA 6X0 ATLÉTICO - BA
Tricolor massacra o Atlético e já sonha com a liderança no clássico de domingo


Se alguém duvidava da força do Bahia para o tão esperado clássico de domingo, a partida desta quarta-feira serviu para encerrar qualquer questionamento. Com um desempenho muito bom em campo, o Tricolor massacrou o Atlético de Alagoinhas por 6 a 0 no estádio Pituaçu. As atuações de Hélton Luiz, Alison e Rubens Cardoso foram fundamentais para o resultado positivo da equipe.



Classificação do Campeonato Baiano



Com o resultado, o Bahia chegou aos 13 pontos em cinco partidas disputadas. Permaneceu na segunda colocação e se aproximou ainda mais do primeiro colocado, o rival Vitória, que com a derrota para o Fluminense por 1 a 0 estacionou nos 15 pontos, com um jogo a mais que o Tricolor. Uma vitória tricolor no clássico de domingo pode dar a liderança ao Bahia.



Alison e Hélton Luiz infernizam zaga do Atlético



Em um primeiro tempo eletrizante, o Tricolor entrou em campo cheio de gás. Para deixar bem claro quais suas intenções na partida, tratou de abrir o placar logo aos 2 minutos. Em uma dobradinha que se mostraria bem eficiente durante esta primeira etapa, Hélton Luiz correu pelo lado direito e lançou a bola para a área na medida para a cabeçada do zagueiro Alison: 1 a 0. Hélton Luiz se mostrou uma ótima arma ofensiva do Tricolor. Em vários cruzamentos, levou a zaga do Atlético à loucura.

Mas o time de Alagoinhas não se intimidava e tentava responder à altura. O goleiro Marcelo foi exigido em pelo menos três lances de perigo. Mas aí o zagueiro Edy resolveu facilitar as coisas para o Bahia. Aos 34 minutos, colocou a mão na bola no meio-campo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais, o Tricolor ampliou o placar graças à dobradinha que deu certo no início do jogo. Aos 41, Hélton Luiz correu pela esquerda e cruzou para a área. O zagueirão Alison meteu a cabeça na bola mais uma vez e colocou no fundo da rede: 2 a 0.



Tricolor mantém ritmo forte e massacra adversário



Com um resultado mais tranquilo, tudo poderia indicar que o Tricolor ia colocar o pé no freio. Mas para a alegria da torcida, não foi isso que aconteceu. O time manteve o ritmo esmagador. E nessa segunda etapa, o personagem principal foi Rubens Cardoso.



Foi do lateral o cruzamento que originou o gol aos 16 minutos. A bola chegou rasteira dentro da área do Atlético e Beto, de carrinho, empurrou para dentro da rede. Aos 21, novamente Rubens Cardoso apareceu pela esquerda e, em uma mistura de chute e cruzamento, mandou a bola para frente. O zagueiro adversário fez o desvio e enganou o goleiro Dida: 4 a 0. Aos 17 minutos, o maestro Hélton Luiz não quis ficar de fora da festa e lançou Patrício com perfeição. O jogador invadiu a área e chutou na medida: 5 a 0. Ainda tinha espaço para mais um gol. Aos 42, Leo Medeiros fechou o caixão do time de Alagoinhas: 6 a 0.



FLUMINENSE - BA 1X0 VITÓRIA
Rubro-Negro perde para o Fluminense e deixa rival tricolor se aproximar na tabela





Após seis rodadas, o Vitória deixou escapar sua invencibilidade no Estadual com a derrota para o Fluminense de Feira de Santana por 1 a 0, no estádio Jóia da Princesa. O time rubro-negro esteve irreconhecível em campo, errou muitos passes e vacilou em jogadas importantes no sistema defensivo.


O resultado negativo também liga o sinal de alerta no clube, já que permite a aproximação do rival Bahia na tabela de classificação. O Vitória permaneceu com 15 pontos, enquanto o Tricolor chegou aos 13 minutos. O Leão terá a chance de se recuperar neste próximo domingo, contra o seu rival direto.



Ineficiência rubro-negra



Na primeira etapa no estádio Jóia da Princesa, Vitória e Fluminense protagonizaram um duelo com chances equilibradas de gol. A equipe de Feira de Santana, porém, demonstrou maior eficiência no ataque e contou com uma ajudinha dos zagueiros rubro-negros, que faziam uma marcação confusa, assim como os jogadores de meio, que erravam muitos passes.



Aos 15 minutos de jogo aconteceu a melhor chance do Rubro-Negro no primeiro tempo. O atacante Washington perdeu duas oportunidades incríveis de abrir o placar, mas foi bloqueado pelo goleiro Jair. Mas o Fluminense mostrou aos 27 minutos que não estava para brincadeira: Dudu pegou um rebote dentro da pequena área e chutou no canto esquerdo de Viáfara: 1x0.



Time erra muito e sai de campo derrotado



O Rubro-Negro voltou para o segundo tempo em busca do empate no placar. O ídolo Nadson entrou em campo para renovar as esperanças do torcedor. Aos 6 minutos, um bom sinal de que a situação poderia mudar. Neto Baiano aproveitou cruzamento de Bosco e cabeceou a bola na trave.



Aos 15 minutos, Nádson perdeu uma oportunidade incrível de empatar a partida. recebeu dentro da área e em boas condições de finalização, chutou por cima da trave. Mas as coisas pareciam não funcionar para o time rubro-negro. o lateral-esquerdo Roque era o maior sinal disso: aos 33, não havia conseguido acertar praticamente nenhum passe. No fim, não teve jeito, caiu a invencibilidade do Vitória.



6ª rodada
Qua, 04/02/2009
21h30m - Vitória da Conquista 0x0 Feirense
21h30m - Colo-Colo 0x0 Poções
21h30m - Madre de Deus 1x1 Itabuna
21h30m - Camaçari 1x0 Ipitanga