Avaí derrota o Joinville e embola returno
O Avaí entrou de vez na briga pelo título do segundo turno do Campeonato Catarinense ao derrotar o Joinville por 1 a 0, jogando fora de casa, na Arena, pela sétima rodada. Eltinho fez o gol da vitória, que põe o Leão com 16 pontos, colado no líder JEC e no vice Chapecoense, que também venceu o rebaixado Tubarão pelo mesmo placar, também como visitante. Apenas os critérios de desempate separam as três equipes. Foi a primeira derrota do Joinville no returno, mas a equipe tricolor ainda lidera no total de pontos, estando bem próxima de uma vaga na fase quadrangular.
Classificações do Campeonato Catarinense: Segundo turno
Vale lembrar: pelo regulamento do Catarinense, classificam-se para a fase quadrangular os campeões dos dois turnos (Criciúma e mais um), que levam um ponto de bonificação cada, além dos dois times de melhor índice técnico. Nesta etapa, após jogos de ida e volta, decidem o título os dois primeiros.
Na próxima rodada o Joinville vai a Itajaí enfrentar o Marcílio Dias, enquanto o Avaí enfrenta o Atlético Ibirama, na Ressacada. As duas partidas serão realizadas no domingo.
O jogo
O primeiro tempo foi bem movimentado na Arena, com o Joinville tomando a iniciativa das ações ofensivas, porém, quem chegou pela primeira vez ao gol adversário foi o Avaí. Aos três minutos, depois de Marquinhos cobrar falta, a bola sobrou para Turatto, que pela esquerda cruzou, o zagueiro Samuel mandou a bola para escanteio. O Joinville chegou com perigo ao gol avaiano com Charles, aos 13 minutos. O atacante tricolor girou em cima de André Turatto e chutou forte, Eduardo Martini se esticou e fez uma boa defesa.
O Avaí assustou o JEC aos 32 minutos, Eltinho cruzou bem pela esquerda, Medina passou na frente do goleiro mas não alcançou a bola. No último lance do primeiro tempo, aos 42 minutos, Charles aproveitou uma falha da zaga do Avaí e chutou forte da entrada da área, o goleiro Eduardo Martini fez uma excelente defesa e mandou a bola para escanteio.
O Avaí voltou para a segunda etapa da partida da mesma forma que jogou o primeiro tempo, sempre procurando o gol. Aos quatro minutos, Eltinho mandou a bola para a área, Medina fez o corta luz dentro da área e Caio, sozinho com o goleiro chutou, mas Fabiano saiu bem do gol e fez mais uma boa defesa para o JEC. Aos 11 minutos, o Avaí poderia ter chegado ao seu gol se não fosse o erro do bandeira Eberval Lodetti. Marquinhos recebeu grande lançamento de Caio e ficou na cara do gol, mas Lodetti parou o lance e marcou impedimento que não houve e poderia ter mudado o resultado da partida.
Com mais volume de jogo o Avaí chegou ao seu gol aos 14 minutos. Eltinho recebeu na entrada da área e arriscou de perna esquerda, a bola bateu no chão e enganou o goleiro Fabiano para abrir o placar na Arena. O Leão quase ampliou aos 18 minutos, Caio tocou na entrada da área para Lima, o atacante chutou de primeira, a bola passou perto, à esquerda do de Fabiano.
Aos 26 minutos a estrela do goleiro Eduardo Martini começou a aparecer, Na cobrança de escanteio, Carlinhos cabeceou e o goleiro avaiano fez uma grande defesa com o braço esquerdo. Aos 31, o JEC ataca forte, a bola sobrou para Charles dentro da área, Martini saiu bem do gol e mandou a bola para escanteio.
O Avaí praticamente garantiu a vitória aos 39 minutos. Na bola cruzada pela direita, Marcelo Silva chutou de dentro da área, o goleiro avaiano faz uma grande defesa no canto direito, a bola ainda bateu na trave e a zaga avaiana aliviou o sufoco e tirou a invencibilidade do JEC na Arena.
TUBARÃO 0X1 CHAPECOENSE
Cazarine garante vitória do Chapecoense
O Chapecoense venceu o já rebaixado Tubarão na base do sufoco por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio Aníbal Torres Costa. Bruno Cazarine, o artilheiro do Campeonato Catarinense, com 13 gols, garantiu os três pontos do Verdão com um gol aos 40 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, o time de Chapecó chega aos 16 pontos, e cola no líder Joinville e no terceiro lugar Avaí. Apenas os critérios de desempate os separam.
Também fora de casa, o Metropolitano goleou o Atlético de Ibirama, no estádio da Baixada, por 4 a 1. Com a vitória, o Metrô continua em quarto lugar, com 14 pontos, ainda na disputa do segundo turno. Já o Ibirama continua em sexto lugar, com oito pontos, mas no geral soma 26, na disputa pelas duas vagas pelo índice técnico. Os gols da equipe blumenauense foram anotados por Acerola (dois), Nequinha, e Ricardo Lobo. Maurício descontou e foi expulso logo depois.
O Brusque cumpriu a difícil tarefa de vencer por 4 a 3 o Criciúma, campeão do primeiro turno, no Augusto Bauer. Seis gols anotados no primeiro tempo — três deles de pênalti. No segundo tempo, o que chamou a atenção foi o número de cartões. Foram três expulsões: duas pelo lado do Tigre — Paulo Matos e Michel — e outra dos anfitriões — Evaldo. Aílton (dois), Pereira e Rafael Bittencourt marcaram para o Brusque, enquanto Marcelinho (dois) e Michel Neves fizeram os do Tigre.
Com a vitória, o Brusque toma o lugar do Criciúma na classificação do returno e sobe para sétimo, com sete pontos. Já o Tricolor do Sul do estado, já garantido na fase quadrangular, com um ponto de vantagem, fica na oitava colocação, com apenas quatro pontos somados.
Vale lembrar: pelo regulamento do Catarinense, classificam-se para a fase quadrangular os campeões dos dois turnos (Criciúma e mais um), que levam um ponto de bonificação cada, além dos dois times de melhor índice técnico. Nesta etapa, após jogos de ida e volta, decidem o título os dois primeiros.
Segundo turno - sétima rodada (horário de Brasília)
Quarta, 18/03
Brusque 4 x 3 Criciúma
Atlético Ibirama 1 x 4 Metropolitano