Juventude toma susto no fim mas consegue segurar a vitória
O Juventude conseguiu uma importante vitória na manhã deste domingo ao bater o Novo Hamburgo por 2 a 1, no primeiro triunfo fora de casa desta temporada, pela terceira rodada, e assumir o segundo lugar da Chave 1 Campeonato Gaúcho. Medes anotou os dois gols que garantiram os três pontos para o time, que agora soma sete no total, que não fez um bom primeiro tempo mas soube controlar o resultado com eficiência, mesmo levando um susto no fim da partida. Os dois times assumem os extremos da tabela, já que o Novo Hamburgo segue na lanterna, sem pontos.
No primeiro tempo, o Juventude não fez um bom jogo, chutou pouco ao gol adversário e viu o Novo Hamburgo ter mais posse de bola. Mas foi mais eficiente e Mendes soube utilizar a chance que teve para abrir o placar aos 30 minutos, quando recebeu na entrada da área e chutou no canto esquerdo.
O Novo Hamburgo teve quatro boas oportunidades, todas com a participação do trio Jean Carlos, Geninho e Emerson, mas Gatti e a defesa conseguiram segurar. Com uma formação diferente, o Ju não contava com Maicon e o meio campo estava mais recuado, deixando Mendes isolado no ataque. Cicinho subia bem pela direita, mas a Mineiro, na esquerda, não fazia um bom jogo.
Na volta do intervalo, o Novo Hamburgo começou logo dando um grande susto, com Gatti fazendo duas grandes defesas em seguida no chute de Emerson já dentro da pequena área. A resposta foi rápida e Ivo fez linda jogada antes de bater nas mãos de Flávio. O Juventude aumentou o placar aos 24 minutos, novamente com Mendes, que aproveitou cruzamento rasteiro da esquerda para marcar o seu sexto gol no Gaúcho.
Com 2 a 0 no placar, o Juventude diminuiu o ritmo e deu mais espaço para o Novo Hamburgo, que chegou ao seu gol aos 40 minutos, com Jilian aproveitando bobeira da zaga. Com o susto o Ju ainda tentou aumentar a vantagem mas a partida terminou mesmo em 2 a 1.
SAPUCAIENSE 0X2 GRÊMIO
Mistão faz Grêmio vencer a 1ª no returno

Apesar do desentrosamento do time misto, o Grêmio conseguiu a sua primeira vítória na Taça Fábio Koff, o segundo turno do Campeonato Gaúcho, ao derrotar o Sapucaiense por 2 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Léo e Makelele marcaram os gols que põem o Tricolor temporariamente em quarto lugar na Chave 2, com quatro pontos, dentro da zona de classificação. Nesta segunda, porém, com o jogo entre Santa Cruz e Caxias, que fecha a terceira rodada, independente do resultado, os gremistas perderão uma posição.
A situação do time anfitrião começa a ficar desesperadora: com seis pontos somando os dois turnos, zerado no segundo, o Sapucaiense só não tem campanha pior do que a do Brasil de Pelotas (três pontos no geral). Os dois últimos caem para a Segundona do ano que vem.
O Grêmio volta a jogar nesta quarta-feira, em partida adiantada da quinta rodada. A equipe tricolor recebe o São José de Porto Alegre, no Olímpico. O Sapucaiense joga só no próximo sábado, contra o Caxias, no Centenário.
Veja a classificação do Campeonato Gaúcho
Facilidade em São Leopoldo
O primeiro lance do jogo já deu indício do que seria a partida: Jadilson invadiu a área com total liberdade aos 20 segundos, mas concluiu fraco para a defesa de Eliandro. A fragilidade da equipe de Sapucaia do Sul era tanta, que Rudi quase marcou contra ao cabecear uma bola para trás no lance seguinte. Aos 11, o Tricolor abriu o placar: Jadilson bateu escanteio, e Léo cabeceou certeiro no canto direito: 1 a 0.
O Sapucaiense tentava se aproveitar dos contra-ataques rápidos, e aos 14, Rodrigo Galvão partiu velozmente, e tocou para Adão completar. Marcelo Grohe fez boa defesa. Mas do outro lado, Eliandro dava mais duro. Aos 20, o arqueiro sapucaiense tirou com um toquinho um chute forte de Maylson, evitando o segundo gol.
O desentrosamento gremista era grande, mas acabou resolvido com jogadas individuais, como a do segundo gol. Aos 35, Makelele roubou uma bola, partiu em velocidade do meio-campo pelo meio da frágil zaga, invadiu a área e tocou na saída do goleiro.
Só um susto
O time da casa voltou do intervalo com duas mudanças e dando um susto no Grêmio. Aos 12, Adão recebeu passe de Dione e tocou na saída de Marcelo Grohe, acertando a trave esquerda. Coube a Maylson dar a resposta. Aos 15, em cobrança de falta, ele obrigou Eliandro a espalmar. E em seguida, deu uma arrancada rumo ao ataque e novamente botou o arqueiro da casa para trabalhar.
Administrando a vitória, o técnico Celso Roth aproveitou para trocar um argentino por outro, promovendo a entrada de Maxi López na vaga de Herrera. Ele chegou a participar de uma jogada chutando prensado, com Maylson pegando a sobra, mas Makelele errou ao concluir de cabeça. Com o resultado garantido, bastou esperar o apito final, para o Tricolor começar a se recuperar no Gauchão.
Ficha técnica:
SAPUCAIENSE 0 x 2 GRÊMIO
SAPUCAIENSE
Eliandro, Rudi, Cirilo e Lacerda; Gian (Douglas), Zé Luiz, Evandro (Lucas), Jhon e Eloir (Dione); Adão e Rodrigo Galvão.
Técnico: Círio Quadros.
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo, Rafael Marques e Thiego; Ruy, Júlio César, Makelele, Maylson e Jadílson; Jonas (Reinaldo) e Herrera (Maxi López).
Técnico: Celso Roth.
Gols: Léo, aos 11, e Makelele, aos 35 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Dione (Sapucaiense).
Estádio: Cristo Rei, em São Leopoldo (RS). Data: 15/03/2009.
Horário: 16h (de Brasília).
Árbitro: Márcio Coruja.
Auxiliares: João Lúcio de Souza Júnior e Edson José Arnhold.
AVENIDA 0X2 VERANÓPOLIS
Veranópolis vence e encosta no Avenida
O Veranópolis venceu o Avenida por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, pelo Gauchão 2009. Kito abriu o placar logo nos primeiros minutos do confronto. Miro Bahia definiu o marcador. Com a vitória, o VEC chegou aos seis pontos, ficando em quarto lugar da Chave 1 da Taça Fábio Koff, o sgeundo turno do Estadual. O Avenida também tem seis pontos, mas é o terceiro por causa do saldo de gols (um contra zero).
Em Erechim, o Ypiranga vencia o São Luiz até os 40 minutos do segundo tempo, quando cedeu o empate por 1 a 1 ao adversário. A partida foi realizada no estádio Colosso da Lagoa. Flávio Dias abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo para os donos da casa. Kill empatou para o time de Ijuí.
Com a empate, o Ypiranga desperdiçou a chance de igualar-se ao São José, na liderança da Chave 2 da Taça Fábio Koff. O time tem cinco pontos, na segunda colocação. O São Luiz somou o primeiro ponto no returno e segue em situação delicada na competição.
INTERNACIONAL 1X0 INTERNACIONAL - SM
Taison dá vitória ao Inter sobre o xará
O Internacional dominou completamente o jogo contra o seu xará Inter de Santa Maria, mas não conseguiu demonstrar isso no placar. Na noite deste domingo, no estádio Beira-Rio, venceu por apenas 1 a 0, com gol do artilheiro Taison, e se manteve invicto do Campeonato Gaúcho, com 100% de aproveitamento no segundo turno e líder isolado da Chave 1, com nove pontos. Esta é a sexta vitória seguida do Inter em 2009.
A situação do time de Santa Maria continua preocupante. Embora esteja fora da zona de rebaixamento, tem a terceira pior campanha somando os dois turnos, com oito pontos, à frente apenas de Sapucaiense (seis) e Brasil de Pelotas (três).
O próximo compromisso do Inter da capital é no sábado, dia 21, contra o Novo Hamburgo, de novo no Beira-Rio. O Inter do interior joga no dia seguinte, também em casa, contra o Avenida.
Veja a classificação do Campeonato Gaúcho
Taison resolve de novo
O Coloradinho assustou no início e quase abriu o placar. Aos cinco minutos, Danilo Silva falhou feio na defesa, e Warley chutou cruzado, rente à trave de Lauro. Aos 12, porém, Andrezinho tabelou bonito com Nilmar, mas chutou por cima do travessão. O time da casa tentava se acertar em campo, com raras jogadas bonitas. Como aos 18, quando Taison tocou para Nilmar, recebeu de volta, matou no peito e bateu de cobertura, mas para fora.
Enquanto isso, os visitantes pouco se arriscavam à frente, com dificuldades de criar as jogadas. Nas bolas altas, eram bloqueados pela defesa. Nas jogadas pelo chão, paravam nos erros de passes. No mesmo jeito, o Colorado travava na retranca de Santa Maria. Aos 41, Nilmar recebeu passe de Danilo SIlva, mas chutou fraco para a defesa de Goico. Mas aos 45, Taison acertou chute perfeito. Guiñazu viu o guri bem posicionado na frente da área e ajeitou para a bomba: Goico nada pôde fazer e só viu a bola morrer nas redes. Um gol na hora certa para o Colorado, e que colocou Taison de volta no topo da artilharia do Estadual, com dez gols, ao lado de Sandro Sotilli, do São José.
Show de gols perdidos
As dificuldades que o Inter encontrou o primeiro tempo foram desaparecendo aos poucos na etapa final. Aos 13, quase o zagueiro Índio fez o terceiro dele no Gauchão. Andrezinho levantou com delicadeza na área, e o defensor raspou de cabeça. Aos 21, a jogada se repetiu, mas desta vez a cabeçada foi para fora.
A essa altura, o camisa 10 colorado era a principal fonte de jogadas. Aos 23, ele fez um bonito corta-luz para Alecsandro, que acabara de substituir Taison. O atacante pegou de primeira, mas mandou para fora. Outro que entrou bem, Giuliano tocou boa bola para Nilmar, aos 32, mas o atacante perdeu o ângulo depois de driblar o goleiro e desperdiçou o lance. O camisa 9 ainda viu um chute seu ser bem defendido por Goico em seguida.
O desperdício de boas chances culminou com um lance incrível aos 37. Andrezinho tentou cruzar para Alecsandro, mas Xavier tirou em cima da linha. No rebote, sem goleiro, Giuliano carimbou o travessão. No fizinho, Alecsandro marcou, mas estava impedido. E nos acréscimos, Índio e Nilmar pararam na trave e boa defesa de Goico.
Ficha técnica:
INTERNACIONAL 1 x 0 INTERNACIONAL SM
INTERNACIONAL
Lauro, Bolívar, Índio, Danilo Silva e Kleber; Sandro (Giuliano), Magrão, Guiñazu e Andrezinho (Rosinei); Taison (Alecsandro) e Nilmar.
Técnico: Tite.
INTERNACIONAL SM
Goico, Kaká, Lino e Xavier; Régis, Darzone (Felipe), Cassel, Vandré (Luís Fernando) e Vainer; Sandro e Warley (Jarbas).
Técnico: Jorge Anadon.
Gol: Taison, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Sandro (Internacional); Darzone, Xavier, Lino e Felipe (Internacional SM).
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 15/03/2009.
Horário: 18h30m (de Brasília).
Árbitro: Ronaldo Santos da Silva.
Auxiliares: Carlos Selbach e Júlio Espinoza de Freitas.
Segundo turno - terceira rodada (horário de Brasília)
Sábado, 14/03
São José POA 1 x 1 Canoas
Esportivo 2 x 1 Brasil de Pelotas
Domingo, 15/03
Ypiranga 1 x 1 São Luiz