quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Campeonato Paulista

CORINTHIANS 2X0 NOROESTE
Com Ronaldo de olho, Timão faz dois e bate o Noroeste em Presidente Prudente





O Corinthians criou um caminhão de chances contra o Noroeste, mas garantiu a vitória com dois gols. Bateu o adversário por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Prudentão, pela décima rodada do Paulistão (assista ao segundo gol). O Timão sentiu justamente a falta de um centroavante para concluir com precisão as várias oportunidades que criou. Mas tinha um camisa 9 de olho em tudo: Ronaldo acompanhou a partida ao lado de Chicão e Alessandro, em um dos camarotes do estádio, em Presidente Prudente.



Com o resultado, o Timão tem 24 pontos e chegou a assumir a liderança provisória, mas voltou a ficar em segundo com a vitória do Palmeiras sobre o São Caetano. O Norusca está com apenas três pontos, na última colocação. Na próxima rodada, o Corinthians encara o Marília fora de casa, no domingo, e o Noroeste recebe o Santo André no sábado.



Fenômeno na torcida



Sob os olhares de Ronaldo, o Timão entrou em campo sem Souza, machucado. Dentinho foi o escolhido para fazer dupla com Jorge Henrique. Mas o time sentia a falta de um centroavante. Criava boas oportunidades, mas não era eficiente na conclusão.







Aos oito minutos, Elias invadiu a área, mas adiantou demais a bola. Aos 16, foi a vez de Vizzotto defender o chute de Douglas. O Noroeste, que jogava bem fechado, protagonizou um lance duvidoso aos 21. Marcinho pegou um rebote de Felipe e fez o gol. Mas o bandeirinha anulou o lance, apontando impedimento (assista ao vídeo). Três minutos depois, Jorge Henrique caiu na área pedindo pênalti, mas o árbitro não deu conversa para o jogador do Timão.



Apesar do susto que o Noroeste pregou, o Corinthians seguia criando muito e perdendo chances. Aos 25, após cruzamento de Elias, Dentinho carimbou a trave esquerda de Vizzotto. Dez minutos depois, Elias cruzou novamente, e a cabeçada de Jorge Henrique passou pertinho do travessão. Dentinho ainda teve mais uma chance no primeiro tempo, mas a bola ficou nas mãos de Vizzotto. Mesmo com todas as tentativas, o Timão foi para o intervalo sem marcar os gols que queria.



Gol e mais chances desperdiçadas






No segundo tempo a história parecia diferente. Tanto que logo aos dois minutos o Corinthians abriu o placar. Após cruzamento de Fabinho pela direita, Douglas, de cabeça, acertou a pontaria e balançou a rede de Vizzotto: 1 a 0 para o Timão (assista ao vídeo).



Mas as chances desperdiçadas continuaram após o gol. Aos dez minutos, Douglas chutou por cima do gol. Aos 14, mais uma carimbada, desta vez de Jorge Henrique, que chutou no travessão de Vizzotto. O goleiro do Norusca trabalhou bastante no segundo tempo. O time cansou e já não marcava com tanta força. Os contra-ataques ficavam cada vez mais escassos. A melhor chance aconteceu aos 29, quando Marcelinho chutou rasteiro e a bola passou rente à trave de Felipe.



O Noroeste foi perdendo cada vez mais força. E o Timão seguia criando, mas sem tanto entusiasmo. Precisava de um novo gás. Mano Menezes decidiu escalar Morais. E escolheu bem. Aos 41, o meia carregou a bola por quase todo o campo e passou com qualidade para Otacílio Neto, sozinho, colocar para dentro do gol de Vizzotto. O autor do gol também havia entrado na segunda etapa. Ronaldo não chegou a ver o segundo gol do Timão, pois um minuto antes já havia deixado o camarote para esperar o time no vestiário.





Ficha técnica:
CORINTHIANS 2 x 0 NOROESTE
CORINTHIANS
Felipe; Fabinho, Diego, William e André Santos; Cristian, Elias (Túlio), Boquita e Douglas (Morais); Jorge Henrique e Dentinho (Otacílio Neto).
Técnico: Mano Menezes.
NOROESTE
Fernando Vizzoto; Éder (Bruno Ferraz), Anderson, Marcelinho e George; Júlio, João Marcos (Bruno César), Bilu e Gilsinho; Marcinho e Marinho (Leo Mineiro).
Técnico: Fahel Junior.
Gols: Douglas, aos dois minutos e Otacílio Neto, aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: William, Fabinho, André Santos (Corinthians); Anderson, Gilsinho, George (Noroeste).
Estádio: Prudentão. Data: 25/02/2009.
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira.
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Newton dos Reis Barreira.




MOGI MIRIM 0X2 PORTUGUESA
Em jogo de '45 minutos', Lusa bate o Mogi Mirim e volta ao G-4






Em uma partida de dois tempos completamente diferente, a Portuguesa derrotou o Mogi Mirim por 2 a 0 no estádio Papa João Paulo II, na noite desta Quarta-Feira de Cinzas. Com o resultado, a Lusa completou oito jogos seguidos de invencibilidade no Paulistão e voltou ao G-4, com 18 pontos. O time da casa, por outro lado, segue na vice-lanterna da competição, com apenas cinco pontos.

O primeiro tempo do jogo foi disputado em clima de volta de feriado. Mogi Mirim e Portuguesa fizeram uma partida lenta e com pouca objetividade. Melhor em campo, o time mandante tinha dificuldades no ataque, mas criou a melhor chance da primeira etapa, aos 32 minutos. Depois do cruzamento, Leomar escorou para Marcelo Régis, que tentou encobrir o goleiro Fabio, mas a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo.



As equipes voltaram com outra disposição para o segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Marcelo Cruz soltou a bola, mas Christian perdeu grande chance para a Lusa no rebote. Aos 5, Marco Antonio cobrou falta com força e obrigou o camisa 1 do Mogi a fazer mais uma boa defesa.



No minuto seguinte, foi a vez de Fabio aparecer. Primeiro, em uma cabeçada de Leomar. Depois, o goleiro da Portuguesa se esticou todo para espalmar um cruzamento de Jackson, que desviou na defesa.

A Lusa seguiu em cima e, aos 13 minutos, Fellype Gabriel bateu da entrada da área para mais uma defesa de Marcelo Cruz. A insistência deu resultado aos 19. Marco Antonio tocou para Athirson, que chutou forte, de direita, para abrir o placar.

O lateral quase fez mais um aos 24 minutos. O jogador rubro-verde cruzou fechado e Marcelo Cruz deu um tapa na bola, que ainda bateu na trave antes de ser afastada pela defesa. A Lusa decretou a vitória aos 38. Athirson puxou contra-ataque e rolou para Edno bater na saída do goleiro e marcar o segundo.


Agora, a Portuguesa volta a jogar pelo Campeonato Paulista no sábado. O time enfrenta o Barueri, fora de casa, às 18h30m. No domingo, o Mogi Mirim vai até Campinas, onde encara a Ponte Preta, às 16h.



SÃO CAETANO 3X4 PALMEIRAS
Em jogo eletrizante, Palmeiras vira para cima do São Caetano






Certamente o jogo pode ser considerado o mais emocionante do Campeonato Paulista até o momento. O líder e invicto Palmeiras sofreu dois gols em apenas nove minutos do primeiro tempo. Mas, com um futebol vibrante, muita determinação, aplicação tática e talento individual, principalmente de Diego Souza, Cleiton Xavier e do artilheiro Keirrison, o Verdão virou o placar em cima do São Caetano e venceu por 4 a 3, ainda na etapa inicial, nesta quarta-feira, no estádio Anacleto Campanella.



Luan e Marcelo Batatais fizeram 2 a 0 para o Azulão. Keirrison (2), Diego Souza e Edmílson decretaram a virada do Verdão no primeiro tempo. Na etapa final, Vandinho ainda descontou (assista ao vídeo acima), mas nada que impediu a vitória alviverde.



Na próxima rodada do Campeonato Paulista, a 11ª, o Palmeiras enfrenta o Guarani, sábado, às 16h, no Palestra Itália. Já o São Caetano entra em campo no mesmo dia, mas às 20h30m, quando terá pela frente o Botafogo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.



Jogo eletrizante





A partida começou a mil por hora. Em apenas 12 minutos saíram três gols. Sem deixar o líder Palmeiras respirar dentro de campo, o São Caetano partiu com tudo para o ataque e fez 1 a 0 logo aos três minutos. Pierre errou o passe no meio-campo para Cleiton Xavier, que ao tentar recuperar a bola ficou estatelado no chão, e o atacante Luan tirou proveito da bobeira alviverde para abrir o placar. (Assista ao vídeo ao lado).




Aos nove minutos, feito um rolo compressor, o São Caetano chegou ao segundo gol. Em cobrança de falta precisa de Vandinho, o zagueiro Marcelo Batatais subiu entre Diego Souza e Edmílson, e, de cabeça, fez 2 a 0. (Assista ao vídeo ao lado).








Mesmo em desvantagem de dois gols, que ainda não havia acontecido no Paulistão, o Palmeiras foi valente e partiu para o ataque para diminuir o placar.




Aos 12, em belo passe de Cleiton Xavier, que Keirrison balançou a rede. O atacante esbanjou categoria para invadir a área, dando um toque sutil na bola por cima do goleiro Luiz. A bola tocou em Gerson e Marco Aurélio antes morrer no fundo da rede. (Assista ao vídeo ao lado).



O jogo ficou eletrizante, aberto, e com chances de gols para os dois lados. Porém, a mesma bola parada que resultou no segundo gol do Azulão, também determinou o empate do Verdão, para delírio de sua torcida, que compareceu em grande número ao Anacleto Campanella.







Aos 23 minutos, Cleiton Xavier mostrou categoria na bola parada e cobrou falta na medida para Edmílson, que levou a melhor em cima da zaga do São Caetano, e, de cabeça, deixou tudo igual no placar: 2 a 2. (Assista ao vídeo ao lado).



Assustado, o São Caetano sentiu o golpe e entrou em desespero, passando a rifar a bola da defesa para o ataque, sem trabalhar jogadas no meio-campo. Tanto que Luan assustou o goleiro Marcos, aos 27, apenas em um chute de longa distância.






Virada alviverde




Já o Verdão foi criando e desperdiçando chances de chegar ao terceiro gol. Aos 29 e 30 minutos, por exemplo, Diego Souza perdeu duas chances incríveis para balançar a rede. Porém, aos 31, a virada no placar aconteceu em grande estilo. Cleiton Xavier cobrou escanteio e Diego Souza, de cabeça, fez 3 a 2. (Assista ao vídeo ao lado).



Em vantagem no placar pela primeira vez, o Verdão contou com a interpretação equivocada do árbitro Philippe Lombard aos 34 minutos. Edmílson, que era o último homem, agarrou Tuta pela camisa e impediu uma chance clara para o São Caetano chegar ao empate. Mas o juiz aplicou apenas o cartão amarelo.






Nos acréscimos do primeiro tempo, o Palmeiras aproveitou que o São Caetano estava perdido em campo por ter sofrido a virada e tirou proveito de sua melhor qualidade técnica e tática para dar um golpe de misericórdia. Aos 46, o estreante Marcão fez um lançamento precioso para o lateral Armero, que levou a melhor em cima de Gerson, foi a linda de fundo e cruzou certeiro para o artilheiro Keirrison, com muita categoria, marcar o quarto gol. (Assista ao vídeo ao lado).





Segundo tempo morno



O Palmeiras voltou para a etapa final administrando a vantagem, tocando a bola e tirando proveito apenas dos contra-ataques. Já o São Caetano saiu desesperadamente para o ataque, ficando exposto no sistema defensivo. Logo aos dois minutos, em cobrança de falta ensaiada, Ademir Sopa quase descontou para o time da casa.



O troco do Verdão aconteceu aos 12 minutos, quando Keirrison exigiu uma defesa sensacional de Luiz. Mesmo diminuindo o ritmo, o Palmeiras foi muito mais perigoso quando partiu para o ataque. Aos 21, após cobrança de falta de Diego Souza, Marcão quase marcou de cabeça. Em seguida, a bola sobrou para Edmílson, que obrigou Luiz a se esticar todo para impedir o quinto gol.



Aos 33, o São Caetano chegou ao terceiro gol. Luan lançou Vandinho, que estava em posição de posição de impedimento. O auxiliar Mario Nogueira da Cruz não marcou nada e Vandinho bateu cruzado para descontar.



Ficha técnica:
SÃO CAETANO 3 x 4 PALMEIRAS
SÃO CAETANO
Luiz; Amarildo, Marcelo Batatais e Marco Aurélio (Cascata); Gerson (Everton Ribeiro); Diogo Orlando, Ademir Sopa, Vandinho e Vando; Luan e Tuta (Zé Eduardo).
Técnico: Osvaldo Alvarez.
PALMEIRAS
Marcos; Maurício Ramos, Edmílson e Marcão; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier (Jumar), Diego Souza (Sandro Silva) e Armero; Willians (Lenny) e Keirrison.
Técnico: V. Luxemburgo.
Gols: Luan, aos três; Marcelo Batatais, aos nove; Keirrison, aos 12 e 46; Edmílson, aos 23; e Diego Souza, aos 31 minutos do primeiro tempo. Vandinho, aos 33 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Marco Aurélio,Vandinho, Gerson e Diogo Orlando (São Caetano) e Fabinho Capixaba, Pierre, Diego Souza, Willians, Edmílson e Armero (Palmeiras)
Estádio: Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Data: 25/02/2009.
Árbitro: Philippe Lombard.
Auxiliares: Luiz Quirino da Costa e Mario Nogueira da Cruz.
Renda: R$ 133.620,00 - Público: 5.456 pagantes



SANTO ANDRÉ 2X1 ITUANO
Com dois gols de cabeça, Santo André vence o Ituano e já é quinto






Diante da sua torcida, na noite desta quarta-feira, o Santo André, que começou perdendo, passou pelo Ituano por 2 a 1. O Ramalhão está em quinto lugar, mesmo com um jogo a menos (a partida contra o Marília, marcada originalmente para 2 de fevereiro, foi transferida para a próxima quarta-feira).



FIQUE POR DENTRO DO CAMPEONATO PAULISTA



Logo aos oito minutos da primeira etapa, em escanteio cobrado pela direita, o atacante Alex Afonso abriu o placar para o Ituano. Mas o time da casa virou a partida em lances seguidos. Aos 37 do segundo tempo, Ricardo Goulart aproveitou a bobeira da zaga e mandou de cabeça para o fundo da rede. No lance seguinte, também em uma jogada aérea, Clodoaldo recebeu cruzamento da esquerda e fechou o placar para o Santo André por 2 a 1.



O próximo desafio do Ramalhão é fora de casa contra o Noroeste, neste sábado, às 18h30m. Já o Ituano, recebe o Bragantino no domingo, às 18h30m.



BOTAFOGO - SP 3X2 BARUERI
Botafogo vira em cima do Barueri






Em Ribeirão Preto, o Botafogo conseguiu derrotar o Barueri de virada: 3 a 2. O visitante vencia por 2 a 0, com dois gols de Thiago Humberto no primeiro tempo. Após o intervalo, o time de Ribeirão Preto pressionou e marcou três vezes em 12 minutos. Júlio César fez dois de cabeça, e Adriano completou o placar.



O Barueri está em décimo lugar e o Botafogo, mesmo com a vitória, ocupa a 17ª colocação.



GUARANI 0X0 PAULISTA
Jogo fraco e empate sem gols



Guarani e Paulista fizeram uma partida apática em Campinas. Com o empate por 0 a 0, as duas equipes beiram a zona de rebaixamento. O Guarani, ainda sem treinador, é o 15º no Paulistão. Duas posições acima, está o time de Jundiaí, que apesar da colocação, tem o atacante Zé Carlos na vice-liderança da artilharia com seis gols.