terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões da Europa:Oitavas de Final

LYON (FRA) 1X1 BARCELONA (ESP)
Juninho faz golaço de falta, mas Barça consegue empate com Lyon





Antes de a partida começar, Lionel Messi avisou: o Barcelona deveria ter cuidado com as cobranças de falta de Juninho Pernambucano. O conselho pouco adiantou e o brasileiro fez um golaço, em cobrança quase sem ângulo. Mas Henry, de cabeça, evitou a derrota do time espanhol e garantiu o empate de 1 a 1, nesta terça-feira, na França, pelo primeiro confronto das oitavas-de-final da Liga dos Campeões.


O resultado dá a vantagem do empate sem gols ao Barça na partida de volta, dia 11 de março, no Camp Nou. Novo 1 a 1 leva a decisão para prorrogação e pênaltis. E um empate de 2 a 2 ou mais dá a vaga ao heptacampeão francês.



Confira as imagens da Liga dos Campeões


Além de Juninho, o Lyon contou com os brasileiros Cris e Éderson como titulares. O Barça teve Daniel Alves no Stade de Gerland. O ex-vascaíno precisou de apenas seis minutos para mostrar que Messi estava certo. Após falta pela esquerda da área, o ex-vascaíno cobrou direto, enquanto os adversários esperavam cruzamento. Victor Valdés saiu mal e a bola entrou por cima do goleiro do Barcelona: golaço. Ao ser substituído, já no segundo tempo, o meia foi muito aplaudido pela torcida francesa.







O primeiro tempo foi movimentado. Pelo lado do Lyon, Benzema comandava as principais jogadas de ataque, mas pecava por prender demais a bola. No lado espanhol, Messi dava as cartas e Eto’o era o responsável por assustar os franceses.

Logo após o gol de Juninho, Benzema teve excelente chance para ampliar: recebeu pela esquerda, entrou na área cara a cara com Victor Valdés, mas pegou mal e a bola foi para fora, perto da trave.

Aos 14, a melhor oportunidade do Barcelona. Messi tocou para Eto’o, Cris falhou e deixou a bola passar, o camaronês entrou na área e bateu na trave. O troco do Lyon veio aos 26: a defesa espanhola saiu errado, Benzema dominou fora da área, arriscou e também acertou a trave.

Na etapa final, o Barça atacou mais que o Lyon e conseguiu empatar. A primeira boa chance foi aos 11, quando Daniel Alves cobrou uma falta de longe, a bola bateu em Grosso e mudou o rumo, mas o goleiro Lloris demonstrou reflexo e salvou os donos da casa.

O campeão espanhol continuou insistindo e chegou ao 1 a 1 aos 22. Após cruzamento da direita, Rafa Márquez desviou e a bola sobrou para Henry tocar de cabeça, dentro da pequena área, e marcar.



INTER DE MILÃO (ITA) 0X0 MANCHESTER UNITED (ING)
Julio César salva o Inter em Milão





O goleiro Julio César teve excelente atuação e segurou o Manchester United nesta terça-feira. Com pelo menos seis difíceis defesas, ele foi peça fundamental no empate po 0 a 0, no Estádio San Siro, em Milão, no jogo de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões.



A partida de volta será no dia 11 de março, no Estádio Old Trafford, em Manchester. O Inter joga por um empate com gols para avançar. Quem vencer está classificado. Se o resultado se repetir, será disputada uma prorrogação.



O Inter de Milão, com exceção de alguns momentos, viu o Manchester United jogar nos primeiros 45 minutos. Mesmo atuando em casa, a equipe de José Mourinho encontrou dificuldades para se organizar ofensivamente e, principalmente, defensivamente.


O lado direito de ataque do time inglês era a sua grande arma. Cristiano Ronaldo estava em um dia inspirado e não tomou conhecimento do lateral-esquerdo Santon. E olha que o United tinha o canhoto O´Shea improvisado na lateral direita, o que acabou não ajudando muito. Mas ainda assim, o português sobrou. Ele teve cinco oportunidades claras de gol. Em quatro delas parou no goleiro Julio César. E na outra viu a bola passando rente à trave após cabeçada.

Muitos críticos dizem que Cristiano Ronaldo costuma amarelar em grandes jogos, principalmente diante de adversários fortes, do primeiro escalão mundial. Mas o meia arrebentou. Além de participar das principais jogadas, ele auxiliou na marcação e orientou companheiros taticamente. Um comportamento de líder.



Inter volta do intervalo voando em campo


Mas, apesar do empenho do português, o jogo foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar. O Inter de Milão precisava mudar a atitude, para não ter de ir a Manchester com um resultado adverso na bagagem. O desempenho discreto do primeiro tempo deve ter sido tema de uma bronca do técnico José Mourinho, porque o time da casa iniciou a etapa complementar com o pé no acelerador.







Em três minutos, foram duas ótimas chances, ambas com Adriano. Aos 2, Cambiasso cruzou da esquerda, Ibrahimovic deixou passar, e o Imperador se enrolou na hora de chutar. A bola passou por cima. E na sequência do lance, Zanetti cruzou, mas Adriano se enroscou em Ferdinand, desistiu da jogada e ficou pedindo pênalti. Se tivesse continuado no lance, talvez tivesse conseguido a cabeçada.



O fato é que era um novo Inter de Milão. Mais dinâmico, mais ousado e, principalmente, mais interessado no jogo. O Manchester United leve e solto do primeiro tempo ficou no vestiário. Acuada, a equipe diminuiu o ritmo e passou a tocar mais a bola, esperando um espaço na defesa adversária para o contra-ataque fatal.



Com o passar do tempo, o Inter foi tirando o pé. O técnico José Mourinho, na tentativa de dar mais velocidade ao ataque, sacou Adriano e lançou Balotelli. A partida ficou mais equilibrada. Ambos tiveram chances. Poucas, é verdade, mas tiveram. Na mais clara delas, aos 43, Julio César salvou ao dividir com Rooney, que entrava livre após lançamento.




ARSENAL (ING) 1X0 ROMA (ITA)
De pênalti, Van Persie garante vitória do Arsenal sobre o Roma






Com um gol de pênalti do holandês Van Persie, o Arsenal venceu o Roma por 1 a 0 nesta terça-feira, no Emirates Stadium, pela partida de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões.

O resultado dá a vantagem do empate ao time inglês para o jogo de volta, dia 11 de março, na Itália. Se o Roma devolver o placar de 1 a 0, a vaga nas quartas será decidida com prorrogação e pênaltis.

O técnico Arsene Wenger escalou o volante brasileiro Denílson como titular. O Roma teve Doni, Taddei e Julio Baptista.



Nome da partida, Van Persie teve a primeira boa chance aos 16 da etapa inicial, mas parou nas mãos de Doni. Vinte minutos depois, Mexes derrubou o holandês na área e ainda levou cartão amarelo. Van Persie cobrou o pênalti e abriu o placar: 1 a 0, aos 37.

Após o intervalo, uma situação curiosa. O árbitro apitou o início do segundo tempo, mas o Arsenal estava sem a dupla de zaga em campo, já que Touré e Gallas ainda estavam no vestiário. Touré ainda levou amarelo por ter entrado depois, sem autorização do trio de arbitragem.



ATLETICO DE MADRID (ESP) 2X2 PORTO (POR)
Porto se recupera de frango de Helton e arranca empate do Atlético em Madri






Apesar do frango do goleiro brasileiro Helton, o Porto conseguiu um importante resultado na briga por uma vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões nesta terça-feira ao empatar por 2 a 2 com o Atlético de Madri, no Estádio Vicente Calderón, na capital espanhola. Os gols foram marcados por Maxi Rodrigues e Forlán, para o time espanhol. Lizandro López fez os dois dos visitantes. Por sinal, o atacante argentino é o artilheiro da competição com seis.

Com o resultado, o Porto poderá empatar por 1 a 1 no Estádio do Dragão, no jogo de volta, dia 11 de março, que ainda assim avançará na competição. O Atlético de Madri precisará de uma vitória simples ou de um empate por três ou mais gols. Se o placar se repetir, as equipes disputarão dois tempos extras de 15 minutos.

O gol de Maxi Rodrigues, logo aos 4 minutos, não abalou o Porto, mesmo atuando na casa do adversário. A equipe portuguesa não demorou a se recuperar. Na verdade, soube aproveitar o momento instável da equipe espanhola, que vem descendo a ladeira no Campeonato Espanhol. Depois de uma leve pressão, chegou ao empate aos 22, após falha coletiva da zaga da casa. Lisandro López recebeu lançamento, invadiu a área e chutou forte, no canto esquerdo de Leo Franco.

O porto crescia no jogo e trabalhava para terminar a primeira etapa em vantagem, mas um frango do goleiro brasileiro Helton serviu com um banho de água fria. Forlán dominou na entrada da área e chutou em cima do brasuca, que, ao tentar encaixar a bola, acabou deixando ela passar pelo lado do corpo.

Na volta do intervalo, o Atlético de Madri recuou, na tentativa de pegar o Porto no contra-ataque. O time visitante estava determinado a conseguir o empate, o que deixou o confronto emocionante. E aos 28 conseguiu. Cissokho foi ao fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. Lisandro López se antecipou aos zagueiros e, de carrinho, deu números finais ao jogo. Na comemoração, os companheiros de Helton foram abraçar o brasileiro, que, emocionado, agradeceu o carinho recebido.