SANTOS 1X0 BOTAFOGO - SP
De camisa azul, Santos sofre, mas vence Botafogo, no Pacaembu, e retorna ao G-4
Não foi nada fácil!. Mas jogando com a nada tradicional camisa azul-marinho, que será aposentada pelo departamento de marketing santista, que em breve promete apresentar o seu novo terceiro uniforme, o Santos sofreu para vencer o Botafogo por 1 a 0, neste domingo de carnaval, no Pacaembu, pela nona rodada Campeonato Paulista, chegou aos 16 pontos ganhos, e retornou ao G-4. Fabão, cobrando falta, foi o autor do único gol da partida. (Assista ao vídeo exclusivo).
Pela primeira vez no Campeonato Paulista, os quatro grandes clubes estão na zona de classificação para as semifinais. O Palmeiras é o líder isolado, com uma partida a menos que os concorrentes, com 22 pontos. Corinthians, com 21; São Paulo, com 20; e Peixe com 16, seguem no encalço do Verdão.
O Santos tem uma situação um pouco mais desconfortável. Afinal, a Portuguesa, quinta colocada, tem 15 pontos. Ponte Preta e São Caetano, com 14, também estão próximos. O Botafogo, com míseros cinco pontos em nove jogos, está na 18ª colocação, na zona do rebaixamento
Confira a classificação do Campeonato Paulista
Na próxima rodada do Campeonato Paulista, a 10ª, o Santos viaja até Bragança Paulista para encarar o Bragantino, quinta-feira, às 21h30m. Já o Botafogo terá pela frente o Barueri, quarta-feira, às 19h30m.
Pressão santista
O Santos partiu para cima do Botafogo desde o início da partida. Logo aos dois minutos, Bolaños sofreu falta desleal de Everton, que acabou recebendo o cartão amarelo. Jogando pelas laterais, com criatividade no meio-campo, e, principalmente, trocando passes rápidos e envolventes no setor ofensivo, o Peixe chegou fácil ao ataque. Mas acabou finalizando pouco.
O Botafogo, que, teoricamente jogou com três atacantes, deixando Adriano, Thiago Silvy e André Neles no setor ofensivo, criou pouco. Com dois dos três jogadores do ataque retornando sempre para ajudar nas saídas de bola do Santos, a equipe de Ribeirão Preto priorizou a marcação e pouco incomodou o goleiro Fábio Santos.
A pressão santista durou 25 minutos. E a melhor chance de abrir o placar foi desperdiçada por Bolaños, aos 21. Enquanto o Botafogo marcou forte e acabou fazendo o Peixe diminuir o ritmo incessante do início da partida, a equipe de Ribeirão Preto ficou fechadinha na defesa, explorando apenas os contragolpes.
Aos 38, o estreante André Neles foi lançado e antes de chegar livre com a bola dominada dentro da área, Fábio Costa deixou o gol e salvou o Peixe com os pés. O Santos respondeu aos 42, com chute forte de Madson, que Paulo Musse espalmou para escanteio.
Segundo tempo
Com Molina na vaga de Bolaños, o Santos continuou em cima do Botafogo e não demorou para chegar ao primeiro gol. Depois de Germano e Madson quase abrirem o pacar, aos seis minutos, o zagueiro Fabão, em cobrança de falta de longa distância, chutou sem muita força. Kléber Pereira tirou a visão de Paulo Musse, mas o goleiro falhou e a bola foi morrer no fundo da rede: 1 a 0.
Enquanto o Santos continuou pressionando, o Botafogo perdeu o zagueiro Everton, expulso, aos 16 minutos. O jogador, que havia levado o cartão amarelo logo no primeiro minuto da partida, recebeu o segundo amarelo e o vermelho por levar a mão deliberadamente na bola.
Aos 19, Germano cruzou e Molina, de cabeça, quase ampliou o placar. Depois, o Santos passou a trocar passes, valorizou a posse de bola, e não pressionou tanto para ampliar o marcador. O Botafogo, com um jogador a menos, se contentou em perder de pouco e quase não atacou.
Quando a partida já não tinha nenhuma emoção, Leo e Augusto Recife trocaram empurrões e ofensas e foram expulsos corretamente, aos 39 minutos. Aos 48, Fábio Costa deu calafrios na torcida ao sair mal do gol e Germano evitou o gol de empate do Botafogo em cima da linha.
Ficha técnica:
SANTOS 1 x 0 BOTAFOGO
SANTOS
Fábio Costa, Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Leo; Roberto Brum, Germano, Róbson (Lucio Flavio) e Madson (Wesley); Bolaños (Molina) e Kléber Pereira.
Técnico: V. Mancini.
BOTAFOGO
Paulo Musse; Marco Aurélio, Everton, Fernando e Calisto; Augusto Recife, Jonilson, Paulo Santos e Adriano (Branquinho); Thiago Silvy (Júlio César) e André Neles (Fabinho).
Técnico: Roberto Fonseca.
Gol: Fabão, aos seis minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lucio Flavio e Luizinho (Santos), Everton, Augusto Recife, Fernando, Marco Aurélio e Adriano (Botafogo).
Cartão vermelho: Leo (Santos) Everton e Augusto Recife (Botafogo)
Estádio: Pacaembu. Data: 22/02/2009.
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado.
Auxiliares: Marco Antonio de Andrade Motta Junior e Maurício Machado Ferronato. Renda: R$ 314.835,00 - Público: 18.878 pagantes
Família de menina morta após acidente em escola quer acesso a imagens do
irmão gêmeo da vítima
-
Menina de 4 anos morre em escola do Piauí Dayana Brasil e Cláudio Sousa,
pais de Alice Brasil Sousa da Paz, morta após acidente dentro de escola em
Teresi...
Há 12 minutos