PALMEIRAS 1X0 GUARANI
Mesmo com reservas, Palmeiras vence o Guarani e segue na liderança do Paulistão
Com titulares ou reservas, o Palmeiras segue irresistível no Paulistão, onde está invicto e segue na liderança da competição, agora com 28 pontos. Apesar de atuar com um time misto, o Verdão derrotou o Guarani por 1 a 0, neste sábado, no Palestra itália, e segue tranquilo na ponta da tabela. Marquinhos ainda perdeu um pênalti no final do primeiro tempo. Deyvid Sacconi, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol, o seu primeiro com a camisa alviverde (Assista ao vídeo ao lado).
Não foi a primeira vez que o mistão do Palmeiras mostrou o seu valor. Com a maioria de jogadores considerados reservas, a equipe já havia derrotado o Marília (3 a 0, no palestra Itália), a Ponte Preta (3 a 2, em Campinas) e o Paulista (1 a 0, no Pacaembu).
Já o Guarani, que estreou o técnico Guilherme Macuglia, está em situação delicada na tabela de classificação. Com apenas 9 pontos em 11 jogos, a equipe está na zona do rebaixamento e não esboça poder de reação.
O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Paulista, pela 12ª rodada, apenas no próximo domingo, às 16h, em Presidente Prudente, quando encara o rival Corinthians. Mas, na terça-feira, às 20h, no Palestra Itália, o Verdão terá pela frente o Colo Colo, do Chile, pela segunda rodada do Grupo 1 da Libertadores.
Já o Guarani, que garantiu antecipadamente a classificação à segunda fase da Copa do Brasil, folga no meio de semana e só voltará a campo no próximo sábado, às 18h30m, em Campinas, quando enfrentará o lanterninha Noroeste.
Partindo para o ataque
Mesmo jogando com o time reserva, o Palmeiras partiu com tudo para o ataque e acuou o Guarani na defesa. Logo no primeiro minuto, Lenny entrou em velocidade dentro da área, mas preferiu se jogar ao receber a marcação e não concluiu para o gol. O juiz mandou a jogada prosseguir
O Guarani ficou assustado com a volúpia ofensiva do Verdão, priorizou a marcação e apareceu pouco no ataque. O Palmeiras, com mais qualidade técnica, trocou passes, procurou fazer jogadas pelos lados do campo e arriscou várias tabelas entre o meio-campo e o ataque. Aos 15 minutos, na principal tabelinha, Lenny tocou a bola em Evandro, recebeu belo passe e quase fez um golaço. (Assista ao vídeo acima).
O Bugre se lançou ao ataque somente aos 21 minutos, quando o atacante Fernando Gaúcho arriscou chute, de fora da área, a bola quicou no gramado, e o goleiro Marcos espalmou para escanteio. (Assista ao vídeo ao lado).
A partir dos 25 minutos, o jogo ficou aberto. O Guarani tentou tirar proveito do desentrosamento do Palmeiras, adiantou um pouco a marcação, e as duas equipes passaram a criar chances para abrir o placar. Aos 32, Bruni exigiu grande defesa de Marcos. Porém, aos 36, Marquinhos, após receber passe de Lenny, quase deixou a sua marca na rede.
A melhor chance de gol aconteceu aos 45 minutos, quando o atacante Lenny, o melhor em campo, sofreu pênalti de Danilo. Lenny pegou a bola para fazer a cobrança, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo correu à beira do gramado e exigiu que Marquinhos, que estava sendo vaiado pela torcida, fizesse a cobrança para balançar a rede pela primeira vez com a camisa alviverde. Aos 46, o ex-jogador do Vitória cobrou e mandou a bola para fora. Incrível! Os palmeirenses ficaram ainda mais irritados. (Assista ao vídeo ao lado).
Segundo tempo
Marcos, com dores musculares, foi preservado e Bruno voltou no gol. Mas o Palmeiras partiu novamente para o ataque desde o início da etapa final. E logo no primeiro minuto, Evandro chutou e Douglas praticou boa defesa. Apesar da pressão, o Verdão continuou com dificuldades para abrir o placar.
Aos 13 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo percebeu que o Guarani estava ainda mais recuado, sacou o zagueiro Maurício e promoveu a estreia do atacante paraguaio Ortigoza, passando a atuar no 4-3-3. Mas o Verdão seguiu sem conseguir furar a retranca do Bugre.
O treinador do Palmeiras sacou Marquinhos, que vinha sendo impiedosamente vaiado pela torcida, aos 22 minutos, e colocou o meia Deyvid em campo.
A jogada mais polêmica da partida aconteceu aos 32 minutos. Deyvid lançou Lenny, que driblou o goleiro e fez o gol. Mas o árbitro anulou alegando impedimento, que, aparentemente, não estava.
De tanto pressionar, o Palmeiras merecidamente abriu o placar. Aos 34 minutos, Ortigoza deu um passe açucarado para Deyvid Sacconi, que driblou o goleiro e, com categoria, marcou o seu primeiro gol com a camisa alviverde.
Ficha técnica:
PALMEIRAS 1 x 0 GUARANI
PALMEIRAS
Marcos (Bruno); Danilo, Jeci e Maurício (Ortigoza); Wendel, Sandro Silva, Jumar, Evandro e Armero; Lenny e Marquinhos (Deyvid Sacconi).
Técnico: V. Luxemburgo.
GUARANI
Douglas; Eder Baiano (Rafael Fefo), Danilo e Wálter; Maranhão, Gláuber, Claudiney Rincón, Bruno (Chiquinho) e João Paulo (Henrique); Dairo e Fernando Gaúcho.
Técnico: G. Macuglia.
Gol: Deyvid Sacconi, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jumar e Deyvid Sacconi (Palmeiras) e Wálter, Rafael Fefo e Eder Baiano (Guarani).
Estádio: Palestra Itália. Data: 28/02/2009.
Árbitro: Marcelo Rogério.
Auxiliares: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Alexandre Basílio Vasconcellos.
BARUERI 2X1 PORTUGUESA
Apática, Lusa perde para o Barueri e vê série invicta de nove jogos cair
Apática, a Lusa viu sua seqüência de nove jogos sem perder cair diante do Barueri, neste sábado, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Sem tomar conhecimento, o time da casa venceu a equipe da capital por 2 a 1, com gols de Thiago Humberto e Leandro Castan. Alex Bruno descontou.
A derrota põe em risco a permanência do time do Canindé no G-4. Com 18 pontos, a Lusa tem a concorrência do Santos, que vem logo atrás, com 17. No meio da semana, a equipe encara o Icasa-CE, pela Copa do Brasil.
Antes da partida, uma polêmica. Antes escalado para o jogo, Pedrão foi vetado. Embora a comissão técnica tenha afirmado que o jogador estava reclamando de dores musculares, o atacante fez questão de afirmar que estava em condições de jogo.
O jogo começou morno. Sem criatividade, a Portuguesa não conseguia criar chances de gol contra a bem montada defesa do Barueri. Isolado, Edno não conseguia finalizar a gol e pouco ameaçava. Durante toda a etapa, apenas o Barueri ameaçou, com Wesley, logo aos seis minutos. O goleiro Fabio fez defesa sensacional. Everton e Ralf também tiveram boas chances.
No segundo tempo, a Lusa voltou a campo com o artilheiro Christian, na tentativa de ter mais um homem de referência na frente. Mas quem marcou primeiro foi o time da casa. Aos cinco minutos, Bruno Rodrigo errou o tempo da bola e deixou livre para Thiago Humberto. O atacante chutou forte, sem chances para o goleiro Fábio.
Aos 12, o veterano Basílio voltou a ameaçar, com um chute no travessão. Quatro minutos depois, Thiago Humberto perdeu, sozinho, grande chance de ampliar. A resposta da Lusa veio em seguida, com Edno. O meia invadiu a área e mandou uma bomba. O goleiro René espalmou e a bola ainda bateu no travessão antes da zaga do Barueri afastar.
Sem criatividade no meio-campo, o técnico Mário Sérgio pôs Fellype Gabriel para tentar dar mais mobilidade e criar mais chances para os atacantes. Deu certo. Aos 30 minutos, o meia cobrou falta com precisão e o zagueiro Alex Bruno cabeceou forte, sem chances para o goleiro.
Apesar do empate, o Barueri continuava melhor em campo e buscava o segundo gol. O prêmio da persistência veio aos 43. Após cobrança de escanteio, Leandro Castan aproveitou vacilo da zaga da Lusa e mandou para o fundo das redes. Everton ainda teve mais uma chance aos 45, mas o placar permaneceu o mesmo. Um justo castigo para uma equipe que não quis atacar.
NOROESTE 3X2 SANTO ANDRÉ
Noroeste passa pelo Santo André e, enfim, vence a primeira no Paulistão
Ex-lanterna do Campeonato Paulista, o Noroeste, conquistou sua primeira vitória na competição, neste sábado, diante de sua torcida. Em um jogo pegado, a equipe passou pelo Santo André por 3 a 2, no estádio Alfredo de Castilho.
O Noroeste entrou em campo pensando somente nos três pontos, já que estava praticamente rebaixado. Logo aos 12 do primeiro tempo, Anderson Marques aproveitou uma bobeira da zaga do Santo André, fintou o goleiro Neneca e abriu o placar para o Noroeste.
Nos acréscimos, antes do intervalo, Ricardo Goulart empatou a partida para o Ramalhão. Ele pegou o rebote do chute de Antônio Flávio e, de cabeça, deu um balão encobrindo o goleiro Vizzotto.
Primeira vitória só veio no final da partida
Na segunda etapa, Bruno César fez boa jogada pela linha de fundo e serviu João Marcos, que chutou forte e no rebote do goleiro Neneca, Marinho não desperdiçou e marcou para o Noroeste aos 27 minutos.
O técnico do Santo André, Sérgio Guedes, tirou Fernando e colocou Pablo Escobar. Logo em seu primeiro lance, aos 36, ele cruzou para Antônio Flávio que mandou no canto esquerdo de Vizzotto sem chances de defesa.
O Noroeste não se abateu com o gol do adversário e continuou buscando a primeira vitória. Com 36 do segundo tempo, o atacante Viola carregou a bola até a entrada da grande área e cruzou para Júlio Bastos, que apenas empurrou para o gol e fechou o placar em 3 a 2 para o time da casa.
No próximo sábado, o Noroeste enfrenta o Guarani em Campinas, às 18h30m. No mesmo dia, o Santo André joga fora de casa contra o Paulista em Jundiaí, às 20h30m.
BOTAFOGO - SP 2X1 SÃO CAETANO
Botafogo-SP bate o São Caetano e deixa a zona de rebaixamento
O Botafogo-SP venceu o São Caetano por 2 a 1, neste sábado, em Ribeirão Preto, e chegou a 11 pontos no Campeonato Paulista. Com o resultado, o Bota agora está na 12ª colocação, fora da zona de rebaixamento. O Azulão segue na nona posição com 14 pontos.
A vitória só saiu aos 38 minutos do segundo tempo com o gol de Everton Luis. André Neles fez o primeiro da equipe de Ribeirão Preto. O gol do São Caetano aconteceu de uma forma incomum: Iran cobrou o escanteio com muita curva e surpreendeu o goleiro Paulo Musse, que não conseguiu fazer a defesa. Gol olímpico, mas que não foi suficiente para o Azulão sair vitorioso.
Na próxima rodada, sexta, 6 de março, o São Caetano recebe o Ituano no Anacleto Campanela. No sábado, o Botafogo encara o Mirassol fora de casa.
Família de menina morta após acidente em escola quer acesso a imagens do
irmão gêmeo da vítima
-
Menina de 4 anos morre em escola do Piauí Dayana Brasil e Cláudio Sousa,
pais de Alice Brasil Sousa da Paz, morta após acidente dentro de escola em
Teresi...
Há 12 minutos