CAXIAS 0X0 JUVENTUDE
Debaixo de chuva, Ca-Ju fica no zero

O que sobrou em disposição, faltou em precisão no clássico Ca-Ju da noite desta quarta-feira, no estádio Centenário. Debaixo de uma forte chuva, Caxias e Juventude ficaram no 0 a 0, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho. O resultado é melhor para os alviverdes, que passam a somar cinco pontos na Chave 1, ainda invictos, sem tomar gols, mas com apenas um marcado.O clube grená passa a somar quatro pontos na Chave 2, correndo sério risco de sair da faixa de classificação daqui para a frente.
O próximo compromisso do Juventude é neste sábado, no Alfredo Jaconi, contra o Santa Cruz. O Caxias também joga no mesmo dia, em Bento Gonçalves, enfrentando o Esportivo, no chamado 'Clássico da Polenta'.
A chuva que caiu em Caxias do Sul durante todo o jogo não esfriou em nada os ânimos das equipes. O Caxias começou na frente e, aos dois minutos, Juliano recebeu uma bola e bateu de primeira, tentando sem sucesso surpreender o goleiro Gatti, que pegou firme. Mendes respondeu para os alviverdes, em jogada individual pela direita, mas a defesa grená afastou para escanteio.
O primeiro tempo teve um equilíbrio constante. Aos 20, em cobrança de falta, a bola passou ao lado do gol. Oito minutos depois, Edmar bateu da entrada da área, mas para fora. Aos 30, o Ju respondeu com Cris, arriscando com perigo para defesa de Juninho. Na mesma moeda, em seguida, Guilherme chutou no cantinho para Gatti afastar o perigo espalmando. A chuva aumentou nos minutos finais da primeira etapa, dificultando o trabalho dos dois goleiros.
Travessão e expulsão
O Ca-Ju continuou equlibrado no segundo tempo da mesma maneira que no primeiro. Mas aos nove minutos, pintou a melhor chance do jogo. Ivo deu uma arrancada pelo meio e, quando viu espaço chutou, acertando o travessão do Caxias, quase fazendo um golaço.
O acúmulo de água da chuva em alguns setores do campo começou a atrapalhar o toque de bola dos jogadores. Aos 22, Da Silva avançava com perigo para o Caxias, mas foi literalmente brecado por uma poça. Aos 30, o lateral-direito Naydion levantou demais a perna ao dividir com Zacarias e acertou a sola da chuteiro na barriga do adversário. O árbitro Carlos Eugênio Simon aplicou cartão vermelho ao jogador do Ju, que ficou com um a menos.
Mesmo com superioridade numérica, o Caxias não conseguiu se aproveitar desta vantagem, errou passes e continuou tendo suas jogadas anuladas pela defesa alviverde, que segue sem sofrer gol no Gauchão 2009.
SANTA CRUZ - RS 1X0 NOVO HAMBURGO
Santa Cruz vence outra e segue invicto
Nesta quarta-feira, o Santa Cruz confirmou a boa fase e manteve a invencibilidade no Gauchão 2009. Pela terceira rodada da competição, o Galo Carijó bateu o Novo Hamburgo por 1 a 0. A partida, disputada no Estádio dos Plátanos, iniciou com uma hora de atraso. Em função da chuva forte que prejudicou o gramado, a arbitragem decidiu postergar o apito inicial, passando das 19h para as 20h (de Brasília).
Jogando em casa, o Santa Cruz partiu para o ataque, e logo marcou o gol da vitória. Aos cinco minutos, Roberto Jacaré fez 1 a 0 para o Galo Carijó.
Em três rodadas, o Santa Cruz chega a sete pontos, e se mantém na ponta da Chave 1 da competição. O Novo Hamburgo sofreu a primeira derrota, e está com quatro pontos, na Chave 2.
CANOAS 3X2 VERANÓPOLIS
Canoas vira o jogo e vence o Veranópolis
Após dois empates sem gols, o Canoas chegou nesta quarta-feira à primeira vitória no Gauchão 2009. Jogando em casa, o time venceu o Veranópolis de virada, por 3 a 2. Com a vitória, o Canoas chega a cinco pontos na Chave 2 da competição. Já o Veranópolis, que venceu o Caxias na estreia e perdeu para o Ypiranga na sequência, permanece com três pontos na Chave 1.
O atacante Dinei abriu o placar para o Veranópolis, aos cinco minutos do primeiro tempo. Dez minutos depois o artilheiro Lê fez o primeiro gol do Canoas no Gauchão, empatando a partida. Ainda na etapa inicial, Miro Bahia recolocou o VEC à frente, fazendo 2 a 1. Mas no segundo tempo, o atacante Bruno César empatou novamente, em chute que desviou na defesa. A virada chegou no fim da partida, com o atacante Tatá, aos 43 minutos.
YPIRANGA 4X2 AVENIDA
Ypiranga vence e põe Avenida em crise
O Ypiranga emplacou nesta quarta-feira sua segunda vitória consecutiva em casa pelo Gauchão 2009. No Estádio Colosso da Lagoa, o time de Erechim fez 4 a 2 no Avenida. A partida marcou o reencontro das duas equipes que subiram da Segundona 2008 - o campeão Ypiranga e o vice Avenida. Mas agora, ambos em situações diferentes.
Enquanto o Ypiranga se recupera da derrota para o Novo Hamburgo na estreia, vence pela segunda vez e chega a seis pontos, o Avenida chega à oitava partida sem vitória na temporada.
Somados cinco amistosos e três jogos oficiais, o time de Santa Cruz do Sul sofreu três derrotas, e empatou cinco vezes. No Gauchão, o Avenida tem apenas um ponto, conquistado no empate com o Canoas.
Os donos da casa saíram na frente muito cedo. Aos quatro minutos, Michel fez 1 a 0 para o Ypiranga, em cobrança de pênalti. Vinte minutos depois, João Rodrigo ampliou. O atacante Gavião chegou a descontar para o Avenida, aos 35 minutos, mas ainda no primeiro tempo Michel fez 3 a 1 para o Ypiranga.
Na segunda etapa o Avenida pressionou, e Zé Alcino fez seu primeiro gol pelo time de Santa Cruz do Sul, aos 33 minutos. Apesar da insistência dos visitantes, o time de Erechim conseguiu sustentar a vitória até o fim, e ainda fechou o placar com Sharlei, que fez 4 a 2 para o Ypiranga.
SÃO LUÍZ 0X1 INTERNACIONAL
Em noite de Andrezinho, Inter derrota o São Luiz por 1 a 0 em Ijuí

Fácil não foi, mas o Inter também não sofreu para derrotar o São Luiz, nesta quarta-feira, pela terceira rodada do Gauchão. No estádio 19 de Outubro, em Ijuí, a equipe do técnico Tite, com cinco reservas, jogou o suficiente para conquistar três pontos. Andrezinho, substituto do argentino D’Alessandro, garantiu o placar de 1 a 0 com um belo gol de falta.
Veja a classificação e a tabela de jogos do Campeonato Gaúcho
O resultado deixa a equipe do Beira-Rio com sete pontos, no primeiro lugar da Chave 1. O São Luiz continua com apenas dois, na Chave 2. As equipes voltam a campo no domigo, pela quarta rodada. O time de Tite recebe o Sapucaiense, no Beira-Rio, às 19h10m. Às 20h30m, o São Luiz visita o Veranópolis.
Inter é pressionado em Ijuí
Sem cinco titulares (Índio, Paulinho, Guiñazu, D’Alessandro e Alex), o Colorado parecia desconcentrado nos primeiros minutos do jogo e errou muitos passes. Pressionado pelos donos da casa, o time apostou nos contra-ataques, mas a falta de entrosamento era um adversário a mais. A aposta de Tite estava clara: a velocidade de Taison.
O São Luiz chegou primeiro, aos 12 minutos. Alex Albert trocou passes com Barão, cruzou para a área, e Xaro, completamente livre, chutou com a canela. O erro do atacante mudou a direção da bola e deslocou Lauro. Sorte do goleiro que ela parou na trave, e a zaga afastou. Dois minutos depois, Ronaldo Capixaba bateu cruzado, a bola tocou no gramado e surpreendeu o camisa 1. Ninguém do São Luiz apareceu para concluir.
Reação e gol de Andrezinho
O ataque colorado apareceu bem, aos 19. Taison avançou com velocidade, cruzou rasteiro, mas Nilmar e Rosinei não alcançaram. Era o início da reação. Aos 22, Marcão subiu bem pela esquerda, procurou o camisa 9 na área, e a bola sobrou para Magrão. De primeira, o capitão do Inter na partida assustou o goleiro Oliveira.
Aos 25, a equipe do Beira-Rio teve uma falta bem perto da área para cobrar. Sem Alex e D’Ale, Andrezinho assumiu a responsabilidade e não decepcionou. A cobrança perfeita deixou o goleiro do São Luiz sem reação: 1 a 0.
O gol fez o São Luiz ir ao ataque e abrir espaços na defesa. Aos 30, Rosinei tabelou com Andrezinho, cruzou, mas Taison não conseguiu cabecear. Dois minutos depois, Ronaldo Capixaba chutou forte, e Lauro defendeu em dois tempos. A velocidade de Taison apareceu, aos 37. Ele foi lançado na área, se livrou do zagueiro e bateu rasteiro. A bola passou muito perto.
Colorado cadencia o jogo
Depois de muita correria na etapa inicial, os dois times começaram o segundo tempo sem arriscar muito. A torcida só levantou nas arquibancadas do estádio 19 de Outubro aos sete minutos, quando Rosinei tentou um chute de fora da área e assustou Oliveira. Um minuto depois, Lauro saiu muito mal do gol e quase proporcionou o empate.
Melhor em campo, o Inter tentou ampliar. Marcão fez a ultrapassagem pela esquerda, recebeu de Taison e encheu o pé. Mais uma vez a trave estava no caminho da equipe da capital. Aos 15, Xaro tabelou com Maurício e ficou na cara do gol. Só que o chute saiu completamente sem direção.
Taison poderia ter definido o jogo, aos 25. Andrezinho, ainda fora da forma física ideal, arrancou do meio-campo, se livrou da marcação e rolou para o garoto. No chute colocado, Oliveira mandou para escanteio. O goleiro também não deixou Nilmar marcar. O camisa 9 ficou na cara do gol, bateu de bico, mas o camisa 1 foi buscar. Aos 29, Marcão quase marcou um gol contra e assustou Lauro ao cortar muito mal um cruzamento.
Aos 35, Nilmar foi lançado, mas Oliveira apareceu muito bem para impedir que o atacante chegasse na bolar. Daí em diante, o Colorado se posicionou na defesa e tentou aproveitar alguns contra-ataques, mas o placar do primeiro tempo persistiu.
Ficha técnica:
SÃO LUIZ 0 x 1 INTERNACIONAL
SÃO LUIZ
Oliveira, Barão (Geraldo), Nem (Gabriel), Negueti e Juliano; Maurício (Alan), Carlos Lima, Alex Albert e Coracini; Xaro e Ronaldo Capixaba.
Técnico: Itamar Schulle.
INTERNACIONAL
Lauro, Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcão (Marcelo Cordeiro); Maycon, Magrão, Rosinei e Andrezinho; Taison e Nilmar (Talles Cunha).
Técnico: Tite.
Gols: Andrezinho, aos 25 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Juliano (São Luiz); Bolívar, Marcão (Inter)
Estádio: 19 de Outubro, em Ijuí (RS). Data: 28/01/2009.
Árbitro: Leonardo Gaciba.
Assistentes: José Javel Silveira e Vilmar Burini.