Leão bate o Bode nos últimos minutos e se isola na liderança do Baianão

O Vitória é líder isolado do Campeonato Baiano. Neste domingo, o Leão saiu perdendo para o Vitória da Conquista. No entanto, Bida e Apodi, nos acréscimos da segunda etapa, garantiram a terceiro triunfo do time na competição. Diogo abriu o placar para o Bode.
Na próxima rodada, o Vitória recebe o Poções, no Barradão, enquanto o Vitória da Conquista encara o Madre de Deus, fora de casa. As duas partidas acontecem nesta quarta-feira, às 21h30m (horário de Brasília).
Veja a classificação do Campeonato Baiano 2009
Fazendo valer o mando de campo, o Vitória da Conquista não se intimidou diante do líder e logo aos seis minutos abriu o placar. Muller roubou a bola no meio-campo e esticou para o artilheiro Diogo. O atacante invadiu a área e finalizou para o fundo da rede. Atrás no marcador, o técnico Vágner Mancini procurou corrigir o posicionamento do Leão, que passou a agredir o Bode.
Dos 20 minutos até o fim da primeira etapa, o equilíbrio foi a tônica do jogo. O Vitória explorava a velocidade de Apodi e a criatividade de William, com Muller e Diogo respondendo para o Vitória da Conquista.
Com menos de dez minutos de etapa complementar, o Vitória chegou ao empate. Após tabela entre Bosco e Anderson Martins, o volante Bida aproveitou o rebote do goleiro Gessé e empurrou para o fundo da rede. Contudo, o Bode não se entregou e partu para cima.
Aos 46 minutos, num rápido contra-ataque, Apodi aproveitou o cruzamento e virou para o Leão, decretando números finais a partida e mantendo os 100% de aproveitamento do time no Estadual.
BAHIA 4X0 IPITANGA
Bahia goleia o Ipitanga na reinauguração do estádio de Pituaçu

No dia da reinauguração do estádio de Pituaçu, a nova casa do Bahia, o Esquadrão de Aço deu um presente para seus torcedores, que compareceram em massa na arquibancada, e goleou o Ipitanga por 4 a 0, pela terceira rodada do Campeonato Baiano. Elton, Helton Luiz, duas vezes, e Ananias balançaram a rede. Com o resultado, o Tricolor fica na quinta posição com quatro pontos. Já o Ipitanga fica em penúltimo na classificação, com três.
Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Camaçari, fora de casa, enquanto o Ipitanga recebe o Fluminense de Feira de Santana. As duas partidas acontecem nesta quarta-feira, às 21h30m (horário de Brasília).
Diante de seus torcedores, o Bahia começou a partida errando muitos passes, e o Ipitanga dominava as ações. A zaga do Esquadrão de Aço batia cabeça, irritando o técnico Alexandre Gallo. Até os 12 minutos, o Ipitanga havia criado duas oportunidades de inaugurar o placar. O Tricolor só foi ameaçar em seguida, com Alison, que cabeceou para fora após cobrança de falta de Helton Luiz. No entanto, a desorganização do Bahia era evidente.
Aos 35, finalmente, o Elton abriu o placar para o Esquadrão de Aço. Após o cruzamento de Ananias, a zaga do Ipitanga deu o rebote. Na seqüência, o meio-campo invadiu a área, se livrou a da marcação e bateu no canto do goleiro Marcos Vinícius. Oito minutos depois, aos 43, o garoto Helton Luiz anotou o segundo gol do tricolor. Já no fim da primeira etapa, o árbitro marcou impedimento no que poderia ter sido o terceiro gol do Esquadrão de Aço.
No segundo tempo, o Ipitanga partiu para cima, tentando diminuir, porém deixou espaços para o Bahia explorar os contra-ataques. Aos 20, depois da jogada de Marcone, Helton Luiz conferiu o terceiro gol do Esquadrão de Aço. Seis minutos depois, Reinaldo Alagoano rolou para Ananias, que soltou a bomba, decretando a goleada tricolor. Jairo ainda perdeu um pênalti para o Ipitanga.
BAIANO
Primeira fase - terceira rodada
Domingo, 25/01
Poções 1 x 0 Feirense
Itabuna 0 x 1 Atlético
Madre de Deus 3 x 2 Colo-Colo
Fluminense 0 x 2 Camaçari