quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Campeonato Paulista

CORINTHIANS 2X0 BOTAFOGO - SP
Timão joga mal, mas vence a segunda partida seguida no Paulista





Um dos clubes que mais investiu em reforços para a temporada 2009, o Corinthians segue devendo para a Fiel uma boa atuação em partida oficial no ano. Nesta quarta-feira, o Timão não jogou bem, mas conseguiu derrotar o Botafogo-SP por 2 a 0, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Gols de Chicão (de pênalti) e Diogo, um em cada tempo (assista aos gols no vídeo ao lado).



Com a segunda vitória seguida (superou o Bragantino por 1 a 0, no último domingo), o Timão chegou a sete pontos no Paulistão e ocupa a terceira colocação. O Botafogo-SP tem apenas um em três jogos e está na zona de rebaixamento (17º lugar). No próximo sábado, o Corinthians recebe o Oeste também no Pacaembu. O time de Ribeirão Preto joga no mesmo dia, fora de casa, contra o Marília.



Rádio Globo: ouça os gols da partida



A impressão inicial da Fiel era que o Corinthians conseguiria uma vitória folgada após um empate e um triunfo pelo placar mínimo na competição. Logo aos dois minutos, Fábio Oliveira subiu com os dois braços levantados na área e deu um verdadeiro bloqueio após cabeçada de Chicão. O árbitro Rodrigo Braghetto marcou o pênalti. O próprio Chicão cobrou bem, no canto esquerdo, e abriu o marcador.



Confira a classificação do Campeonato Paulista



Mas o gol não fez o Alvinegro passar a ter o domínio das ações. O time de Ribeirão Preto se lançou ao ataque. E reclamou de um empurrão de André Santos sobre Branquinho dentro da área aos 13 minutos. O lateral corintiano foi responsável pela única defesa do goleiro adversário, em chute de fora da área, aos 15.



Com atuações apagadas de Wellington Saci, Lulinha e Otacílio Neto e sem conseguir trocar muitos passes, o Corinthians teve muita dificuldade de chegar à meta adversária. Já o goleiro Felipe foi exigido aos 32, defendendo chute à queima-roupa de Paulo Santos, e aos 43, espalmando um arremate de fora da área de Jonílson.







Após o primeiro tempo decepcionante, o Timão voltou para a etapa final com mais disposição. Com dois minutos, Souza arrancou pela esquerda e passou para Otacílio Neto, que chutou forte. O goleiro Paulo Musse fez boa defesa. Na jogada seguinte, Elias chutou cruzado da entrada da área, e o arqueiro espalmou para trave esquerda.



Felipe também precisou trabalhar, defendendo uma cabeçada de Fábio Oliveira aos 18. Mas chance mais clara surgiu no minuto seguinte, a favor do Corinthians. Otacílio Neto driblou na pequena área e chutou errado. A bola sobrou limpa para Diogo, que se antencipou a Souza e isolou (assista ao lance no vídeo acima).



Mas o jovem, que entrou no lugar de Welligton Saci na etapa final, se redimiu e ampliou o placar aos 38. O meia recebeu de Fabinho e, de fora da área, acertou um chute rasteiro no canto esquerdo de Paulo Musse. Dois minutos depois, Christian cabeceou e mandou na bola no travessão.





Ficha técnica:
Corinthians 2 x 0 Botafogo-SP
Corinthians
Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Lulinha (Túlio) e Wellington Saci (Diogo); Otacílio Neto (Fabinho) e Souza.
Técnico: Mano Menezes.
Botafogo-SP
Paulo Musse, Marco Aurélio, Fernando, Everton e Calisto; Augusto Recife, Jonílson, Paulo Santos (Guilherme) e Fábio Oliveira; Branquinho (Frontini) e Thiago Silvy.
Técnico: Arthur Neto.
Gols: Chicão, aos três minutos do primeiro tempo, e Diogo, aos 38 do segundo.
Cartões amarelos: William, Wellington Saci e Lulinha(Corinthians), Fernando e Fábio Oliveira (Botafogo-SP)
Renda: R$ 204.388,50. Público pagante: 8.974
Estádio: Pacaembu. Data: 28/01/2009.
Árbitro: Rodrigo Braghetto.
Auxiliares: Márcio Luiz Agusto e Marcos Joel Alves.



GUARANI 0X2 SÃO PAULO
Tricolor bate Bugre e já é vice-líder





O São Paulo manteve o embalo da última vitória e passou pelo Guarani por 2 a 0, na noite desta quarta-feira em Campinas. Após passar algum sufoco, o Tricolor conseguiu matar o jogo só na metade do segundo tempo. Com um gol contra de Plínio, aos 21, e outro de Hernanes, aos 43, o time do Morumbi ganhou a segunda partida seguida no Paulistão, chegou a sete pontos e ocupa a vice-liderança do campeonato. Mas poderá perder a posição para o Santos (seis), que enfrenta o Mirassol nesta quinta, na Vila Belmiro.



A partida começou em ritmo forte e com apenas um minuto e meio Washington lançou Borges pelo meio-campo para a conclusão no canto de Douglas. O São Paulo mostrou iniciativa e dominou o primeiro tempo. Aos 13, Plínio, zagueiro do Bugre, derrubou Washington perto da área e o árbitro marcou a falta. Na cobrança, Hernanes rolou para Jean, que mandou por cima do gol.

A melhor chance do Tricolor Paulista na etapa inicial veio com Borges aos 31. Washington recebeu em velocidade na intermediária e tocou para o companheiro, que encheu o pé, mas a trave salvou o Guarani.



Confira a tabela de classificação do Campeonato Paulista

Apesar da superioridade do São Paulo, o Guarani assustou antes do intervalo. Em um escanteio, aos 43 minutos, o Bugre quase abriu o placar. Chiquinho cobrou fechado no segundo pau, mas o goleiro Bosco deu um soco na bola mandando para a lateral. Na sequência do lance, Fernango Gaúcho levantou a torcida com uma jogada de perigo. Ele tocou para Bruno, que bateu cruzado, à queima-roupa, obrigando o goleiro são-paulino a fazer grande defesa.



BUGRE VOLTA MELHOR, MAS OS GOLS SÃO DO TRICOLOR



O Guarani voltou para o segundo tempo pressionando o São Paulo. Com apenas sete minutos, Chiquinho limpou a marcação de Jean e cruzou para Fernando Gaúcho. O atacante finalizou, mas foi travado por Miranda.



Em seguida, aos nove, João Paulo perdeu a melhor chance campineira. Bosco entrou na dividida com o meia tentando evitar o chute, mas ficou no chão e quem salvou o São Paulo foi o zagueiro André Dias cabeceando para fora quase em cima da linha.



O time de Campinas continuava melhor no segundo tempo, mas, aos 21 minutos, Jorge Wagner cruzou da esquerda e Washington dividiu com Plínio, que desviou contra o próprio gol. O Bugre ainda não havia sofrido nenhum gol no Campeonato Paulista deste ano.



O São Paulo continuou pressionando. E em um contra-ataque encaixado aos 43 minutos, Hernanes recebeu de Dagoberto, limpou três zagueiros e mandou para o fundo da rede. Fim de invencibilidade do Bugre, festa tricolor no Brinco de Ouro.





Ficha técnica:
GUARANI 0 x 2 SÃO PAULO
Douglas, Maranhão, Plínio, Augusto, João Paulo, Rafael Fefo, Glauber (Henrique), Bruno, Chiquinho ( e Cleverson e Fernando Gaúcho. Bosco, Renato Silva, André Dias, Miranda, Zé Luis, Jean, Hernanes (Arouca), Hugo (Richarlyson), Jorge Wagner, Borges (Dagoberto) e Washington.
Técnico: Jair Picerni. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Plínio (contra), aos 21, e Hernanes aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Hernanes, Hugo e André Dias (SP);
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Data: 28/01/2009. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira. Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Newton dos Reis Barreira.
Público: 15.712 Renda: R$ 255.552,00



SÃO CAETANO 0X1 BARUERI
Barueri tira a invencibilidade do São Caetano no Estadual



O artilheiro Pedrão não balançou a rede nesta quarta-feira, mas o Barueri conseguiu a primeira vitória no Campeonato Paulista-2009. Fora de casa, a equipe derrotou o São Caetano por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada da competição.

O gol da partida foi marcado aos 11 minutos da etapa inicial. Thiago Humberto recebeu lançamento na área e chutou cruzado, sem defesa para o goleiro Luiz. Foi o primeiro gol sofrido pelo São Caetano no Paulistão-2009.

Após o gol logo no ínicio da partida, o Azulão partiu para o ataque, mas parou em boas intervenções do goleiro Renê. Como em um chute forte de Tuta na pequena área aos 42 minutos da etapa final.

Com a vitória, o Barueri chegou a cinco pontos no torneio, ainda atrás do São Caetano, que tem seis.



Outros Resultados:
Mogi Mirim 2x1 Paulista
Oeste 1x0 Ituano