quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Campeonato Pernambucano

YPIRANGA 1X4 SPORT
Leão goleia e fica perto da decisão





O Sport está cada vez mais perto de conquistar o título do primeiro turno e garantir a vaga na decisão do Campeonato Pernambucano, deixando tempo livre para se dedicar à competição mais importante do ano: a Taça Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no estádio Limeirão, em Santa Cruz do Capiberibe, o Leão goleou o Ypiranga por 4 a 1, com gols de Guto e Ciro (dois cada). (Assista aos gols do jogo no vídeo ao lado.)

Com o resultado, o time rubro-negro chega aos 18 pontos em seis jogos, se mantendo na liderança isolada do turno, com 100% de aproveitamento. A distância para o segundo colocado, o Santa Cruz, é de três pontos. O Ypiranga segue com seis.



Neste sábado, o Sport abre a sétima rodada recebendo o Petrolina na Ilha do Retiro. O Ypiranga vai a Salgueiro no dia seguinte enfrentar o time da casa.



Veja a classificação do Campeonato Pernambucano



O time do Sport nem deu tempo para que o time da casa levasse qualquer perigo. Logo aos dois minutos, Sandro Goiano avançou pela direita, tocou na meia-lua para Ciro. Após dividida, a bola sobrou para Guto bater forte na saída do goleiro Jedai e abrir o placar.

Sem querer saber de segurar o resultado, Sidny pegou uma sobra de Paulo Baier e fez um cruzamento à meia-altura para Guto completar de peito para marcar o segundo. Embalado, o Leão aumentou o placar aos 35, agora com Ciro, que dominou uma bola no peito e de voleio acertou na gaveta do goleiro Jedai. Um golaço do artilheiro do time rubro-negro.

Na volta do intervalo, nos primeiros minutos, foi a vez de o goleiro Magrão trabalhar, ao salvar uma bola perigosa com o pé direito após chute de Lulinha. Aos 22 minutos, Guto ia driblando, quando foi derrubado fora da área por Weldon, que levou vermelho.

Dois minutos depois, com um a mais em campo, Sandro Goiano chutou cruzado para Ciro completar e fazer 4 a 0. Foi o sexto gol do agora artilheiro isolado do Pernambucano. Aos 32, o Ypiranga fez o gol de honra, com Assis, fechando o placar no Limeirão. Foi o primeiro gol sofrido por Magrão no Estadual 2009.



SETE DE SETEMBRO 1X1 NÁUTICO
Timbu cede empate e se afasta da briga





O Náutico até começou bem, mas cedeu o empate e se afastou de vez da disputa pelo primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Na noite desta quarta-feira, o Timbu ficou no 1 a 1 com o Sete de Setembro, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, pela sexta rodada. Carlinhos Bala abriu para os visitantes, e Nego Pai empatou para os anfitriões. (Assista aos gols do jogo no vídeo ao lado.)

Com o resultado, o Timbu cai para quarto lugar, com 12 pontos, mas a seis de distância para o líder Sport. O Sete de Setembro está com cinco, lutando contra o rebaixamento.



O próximo compromisso do Náutico é o clássico do domingo, com o Santa Cruz, nos Aflitos, o primeiro do Estadual 2009. O Sete vai a Serra Talhada, onde encara o Serrano.


O Timbu partiu para o ataque e logo aos dois minutos. O lateral-direito Gilmar avançou com perigo pela direita e lançou Anderson Lessa, que chutou para fora. O time da casa respondeu aos sete, com Nego Pai batendo uma falta perigosa, rente à trave de Eduardo. O goleiro do Timbu voltou a evitar uma chegada perigosa do mesmo atacante, tirando de soco.

Até que, aos 18, Carlinhos Bala recebeu cruzamento de Gilmar no segundo pau e meteu uma cabeçada certeira para abrir o placar no Gigante. Apesar de estar à frente no placar, lá atrás o goleiro Eduardo continuava fazendo a sua parte. Aos 30, ele mas uma vez evitou um gol de Nego Pai.

Na segunda etapa, aos quatro minutos, Gilmar quase aumentou o placar para o Náutico, mas a bola passou com perigo ao lado da trave de Mondragon. Aos 19, Nando bateu uma falta na área, e ninguém do Sete completou para o gol.

De tanto insistir, o Sete conseguiu. Jailton recebeu livre na área, mas Galiardo tocou com o braço na bola: pênalti. Na cobrança, aos 27, Nego Pai bateu com categoria, empatando tudo no Gigante do Agreste.

O time da casa se empolgou e perdeu boas chances de virar no restante do jogo. Aos 40, João Paulo ficou frente a frente com Eduardo, mas se enrolou na hora de concluir. Dois minutos depois, Nego Pai abrigou o goleiro alvirrubro a fazer ótima defesa. No finzinho, Nei Carioca, do Sete, acabou expulso. Mas já não havia tempo para uma recuperação do Timbu.


CABENSE 0X1 SANTA CRUZ
Santa vence Cabense sobe para segundo






O Santa Cruz agora é o time que está mais perto do Sport na disputa pelo título do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor pernambucano derrotou o Cabense por 1 a 0, no estádio Gileno de Carli, em Cabo de Santo Agostinho, pela sexta rodada. Leo Gama marcou contra, ao tentar evitar uma conclusão do perigoso Marcelo Ramos. O goleiro André Zuba, do Santa, foi um dos destaques com boas defesas. (Assista ao gol da partida no vídeo ao lado.)

Com o resultado, o time coral chega aos 15 pontos, ficando a três de distância do Sport, com quem ainda vai se encontrar no primeiro turno. O Cabense permanece com dez pontos, agora em quinto lugar.



O próximo compromisso do Santa é o clássico de domingo com o Náutico, nos Aflitos, o primeiro do Estadual 2009. O Cabense continua em casa, onde enfrenta o Central, também no domingo.


O Cabense partiu para cima logo no primeiro lance, antes de completar o primeiro minuto de jogo. O atacante Fabinho Recife tentou achar o colega Coringa, mas a zaga tricolor afastou. Em seguida, após cobrança de escanteio, Leo Gama pegou uma sobra e chutou por cima do gol de André Zuba.

A pressão do time da casa continuou, mas os próprios erros prejudicavam a equipe. Aos 24, Ailton furou um chute, perdendo boa chance de abrir o placar. Em um dos poucos lances de perigo do Santa, Marcelo Ramos recebeu na área e caiu ao driblar um zagueiro. O árbitro Wilson Souza de Mendonça mandou seguir. Aos 36, Coringa soltou uma bomba em cobrança de falta, mas de novo parou nas mãos do goleiro André Zuba.

Depois de sofrer muita pressão no primeiro tempo, o Santa se recuperou no segundo. Logo no primeiro lance de perigo, aos três minutos, Marcelo Ramos subiu mais alto que todo mundo na área do Cabense, e o zagueiro Leo Gama, ao tentar tirar, acabou fazendo contra: 1 a 0 para o time coral.

O time da casa, que vinha dominando, mas desperdiçando as chances, teve que correr atrás. Aos 25, Fábio Buda invadiu a área do Santa, mas a zaga travou na hora da conclusão. No restante da partida, o Cabense esbarrou na falta de pontaria e nervosismo dos jogadores, decretando a vitória tricolor fora de casa.



PERNAMBUCANO
Primeiro turno - sexta rodada
Quarta, 28/01
Central 1 x 1 Serrano
Salgueiro 0 x 0 Porto
Vitória 0 x 2 Petrolina