Grêmio volta a perder muitos gols, mas vence e se classifica às quartas
Em mais um jogo cheio de chances de gols desperdiçadas, o Grêmio assegurou vaga nas quartas-de-final do segundo turno do Campeonato Gaúcho ao derrotar o São Luiz por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, no Estádio Olímpico (assista aos melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). Os gols marcados por Makelele e Reinaldo, que entraram durante o jogo. O time da capital voltou a mostrar a falta de tranquilidade nas conclusões que apareceram nos jogos contra Aurora e Boyacá Chicó, ambos pela Libertadores.
Com 11 pontos, o Tricolor gaúcho assume a liderança da Chave 2 e garante a classificação, restando apenas decidir em qual posição. Se terminar em quarto lugar, enfrenta o arquirrival Internacional logo de cara. O resultado também garante o São José de Porto Alegre, segundo colocado, com 11 pontos, na disputa da Taça Fábio Koff. O time de Ijuí, com quatro e em sétimo lugar, está eliminado.
Os quatro jogos da última rodada da Chave 2 estão marcados para esta quinta-feira, às 15h45m (de Brasília). O Grêmio visita o Caxias, no Centenário, e o São Luiz recebe o Sapucaiense, no Estádio 19 de Fevereiro, em Ijuí.
Veja a classificação do Campeonato Gaúcho
A bola teima em não entrar

Com Alex Mineiro machucado e sem poder contar com Jonas no próximo jogo da Libertadores, contra o Aurora, no dia 7, em Porto Alegre, o técnico Celso Roth optou por testar logo o ataque argentino neste jogo: Maxi López e Herrera. A dupla começou armando uma boa trama, aos seis minutos, após cruzamento pela direita, o primeiro recebeu livre, mas levou uma entrada dura do goleiro, em lance duvidoso, onde poderia ter sido marcado um pênalti. No rebote, o segundo foi travado pela zaga de Ijuí.
Aos 12, Souza também perdeu boa chance de cabeça, mas a bola desviou no zagueiro Neguetti. Mas no quesito "gol feito", López se superou aos 14, isolando da pequena área um cruzamento de Jadilson. Em seguida, o lateral Ruy sentiu dores, e Roth teve que substituí-lo por Makelele. O domínio tricolor era total, mas o time voltou a encontrar dificuldades para abrir o placar. Réver perdeu mais uma aos 26, cabeceando para fora após cobrança de falta de Tcheco. A falta de calma na hora das conclusões continuava a atormentar o Tricolor.
- Temos que trabalhar a bola e ter um pouco mais de calma, isso está nos atrapalhando - disse Makelele na saída para o intervalo.
Makelele mostra como se faz
A tal calma que o volante tricolor defendeu, ele mesmo teve a oportunidade de mostrar logo no primeiro minuto da etapa final. Makelele começou a jogada no meio, tocou para Herrera na direita e foi para a área. O argentino cruzou na área para Maxi López, que foi travado pela zaga. Na sobra e, o volante se aproveitou do toque na bola em seu corpo, passou pelo goleiro e completou para abrir o placar. Foi o quarto gol dele no Gauchão 2009.
O jogo ainda estava perigoso para os gremista, e aos 12, quase o São Luiz empatou com o lateral Xaro, que em chute cruzado mandou a bola raspando na trave esquerda de Victor. A arbitragem marcou impedimento. Herrera desperdiçou mais uma oportunidade aos 19, desta vez graças à boa defesa do goleiro Oliveira.
Preocupado, Roth trocou o ataque argentino por um bem brasileiro: Jonas e Reinaldo, que aumentou o placar aos 37. Makelele deu um presente para o atacante, na cara do gol, driblar o goleiro e balançar as redes. com muita tranquilidade, que faltou a Souza no lance seguinte. O meia isolou embaixo após passe de Jonas. Sinal de que o fantasma do "gol feito" continua atrapalhando o Grêmio.
Ficha técnica:
GRÊMIO 2 x 0 SÃO LUIZ
GRÊMIO
Victor, Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy (Makelele), Adilson, Tcheco, Souza e Jadilson; Herrera (Reinaldo) e Maxi López (Jonas).
Técnico: Celso Roth.
SÃO LUIZ
Oliveira, Bronzatti, Neguetti e Marcão (Gabriel); Gênison, Coracini, Alex Albert, Carlos Lima (Alan) e Xaro; Ronaldo Capixaba e Kill (Felipe).
Técnico: Itamar Schulle.
Gols: Makelele, a um minuto, e Reinaldo, aos 37 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rafael Marques e Adilson (Grêmio); Oliveira e Felipe (São Luiz).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre. Data: 30/03/2008.
Árbitro: Ronaldo Silva.
Auxiliares: Julio Santos e Carlos Selbach.
INTERNACIONAL - SM X VERANÓPOLIS (interrompido)
Confusão suspende partida entre Inter de Santa Maria e Veranópolis
A partida entre Internacional de Santa Maria e Veranópolis, que estava no intervalo com placar de 1 a 1, pela penúltima rodada do segundo turno do Gauchão, foi encerrada pelo árbitro Rogério Gonçalves após uma confusão que ocorreu entre jogadores e policiais que faziam a segurança no campo. Cinco jogadores do Veranópolis – Ademir, Diego Corrêa, Marília, Kito e Dinei – teriam sido atingidos por gás lacrimogêneo da Brigada Militar e foram para um hospital na cidade de Santa Maria.
O árbitro da partida encerrou o jogo após receber a confirmação de que os jogadores hospitalizados não teriam condições de terminar o jogo. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, decidiu que a continuação do jogo será nesta terça-feira.
Ainda no primeiro tempo, dois minutos depois do empate, o meia Miro Bahia acertou uma cotovelada no zagueiro Linno. O auxiliar denunciou o jogador do Veranópolis pela agressão, que acabou sendo expulso pelo árbitro Rogério Gonçalves. Aí começou a confusão. Os jogadores da equipe da Serra partiram para cima da arbitragem, ao que o Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar respondeu entrando em campo com escudos, cacetetes e spray de pimenta.
Uma rajada do gás foi disparada em direção aos atletas do Veranópolis. Os cinco jogadores caíram no chão e, em seguida, foram levados pela ambulância para o hospital, sob protesto do médico colorado Anibal Rolim, que garantiu que se tratava de uma encenação. A essa altura, o árbitro Rogério Gonçalves já tinha determinado o encerramento do primeiro tempo. Mas a confusão estava longe de terminar.
O presidente do Veranópolis, Gilberto Generosi, foi até a arbitragem e informou que o seu time não tinha condições para voltar para o segundo tempo, pois cinco jogadores estavam em observação no hospital, sendo Diego o caso mais grave. O árbitro Rogério Gonçalves aguardou o tempo regulamentar de 30 minutos e depois disso encerrou a partida.
Em seguida, Generosi e o presidente do Inter, Carlos Rempel, iniciaram uma negociação para jogarem os 45 minutos restantes nesta segunda. E, com a interferência do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, o fim da partida foi marcado para às 20h (de Brasília) desta terça, com portões abertos no Estádio Presidente Vargas, contra a vontade do Inter SM.
– Se tivermos de jogar sem olhar o vídeo para ver o que houve na confusão, vai ser uma grande "sacanagem". Quem não quis jogar foi o Veranópolis – reclamou o técnico Jorge Anadon.
Segundo turno - sexta rodada (horário de Brasília)
Sábado, 28/03
Juventude 3 x 3 Internacional
Domingo, 29/03
São José POA 4 x 3 Caxias
Avenida 3 x 2 Brasil de Pelotas
Novo Hamburgo 4 x 0 Esportivo
Sapucaiense 4 x 3 Canoas
Ypiranga 4 x 3 Santa Cruz
Terça, 31/03
Internacional SM x Veranópolis (interrompido no intervalo com placar parcial de 1 a 1)