quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eliminatórias Européias da Copa do Mundo

TURQUIA 1X2 ESPANHA
Espanha volta a vencer a Turquia e mantém 100% no grupo 5






A seleção da Espanha demonstra a cada jogo que o bom desempenho mostrado durante a conquista da Eurocopa não foi coisa passageira. Nesta quarta-feira, jogando fora de casa, a Fúria bateu a Turquia por 2 a 1, de virada, e chegou à sua sexta vitória em seis jogos no grupo 5 das eliminatórias europeias para a Copa de 2010.

Semih Senturk abriu o placar para a Turquia, ainda na primeira etapa, mas a Espanha buscou a vitória depois do intervalo. Xabi Alonso marcou de pênalti, aos 18, e Riera selou a virada aos 47 minutos. Foi a segunda vitória da Espanha sobre a Turquia em menos de uma semana. No sábado, jogando em casa, a Fúria venceu por 1 a 0.

A derrota fez a Turquia ficar em situação muito delicada. O país aparece em terceiro lugar, com oito pontos, e vai brigar com a Bósnia pelo segundo lugar, que vale vaga na repescagem. Os bósnios somam 12 pontos, pois venceram nesta quarta a Bélgica (sete) por 2 a 1. A líder Espanha tem 18.



Em outro jogo do grupo, a Estônia venceu a Armênia por 1 a 0.



POLÔNIA 10X0 SAN MARINO
Polônia massacra San Marino: 10 a 0





Um verdadeira chuva de gols. Em jogo válido pelo grupo 3 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010, a Polônia, em casa, massacrou a seleção de San Marino por 10 a 0. O brasileiro naturalizado polonês Roger Guerreiro, titular na partida realizada em Kielce, passou em branco.

Smolarek foi o grande artilheiro do duelo, balançando as redes em quatro oportunidades. Boguski (2), Jelen, Saganowski, Lewandowski e Lewando completaram a goleada.

Em outro dois jogos da chave, a Irlanda do Norte derrotou a Eslovênia por 1 a 0 com um gol de Feeney. Já a República Tcheca foi batida pela Eslováquia por 2 a 1.



Com os resultados, a Irlanda do Norte lidera o grupo com 13 pontos. A Polônia pulou da quinta para terceira colocação da chave com dez pontos. Já a Eslováquia está em segundo lugar com 12.



Confira os resultados desta quarta-feira do grupo 3
Irlanda do Norte 1 x 0 Eslovênia
Rep. Tcheca 1 x 2 Eslováquia


INGLATERRA 2X1 UCRÂNIA
No sufoco, Inglaterra vence a Ucrânia e fica muito perto da vaga na Copa





A Inglaterra conseguiu um importante resultado nesta quarta-feira, em Wembley, ao vencer a Ucrânia por 2 a 1, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, o time do técnico Fabio Capello se consolidou na liderança do Grupo 6, com 15 pontos ganhos, cinco à frente da Croácia, segunda colocada. Os ucranianos estão em terceiro, com apenas sete pontos.



Nas eliminatórias da Europa, apenas uma seleção por grupo se classifica diretamente ao Mundial. Os segundos colocados vão para uma espécie de repescagem.



A proposta da Ucrânia era clara: fechada, a equipe buscaria o gol em contra-ataques. Na frente, Voronin era o único atacante. E, ainda assim, voltava atrás da linha da bola para ajudar na marcação.



A Inglaterra, por sua vez, também atuava com cinco homens no meio-campo, apesar de ter iniciado com dois atacantes. Rooney foi deslocado para fazer o lado esquerdo do meio, com Lennon pelo lado direito. E o grandalhão Crouch era a referência.



Gerrard foi escalado por Fabio Capello do mesmo jeito que tem jogado pelo Liverpool: solto, quase como um segundo atacante. Assim, teve liberdade para encostar no ataque e cair pelos lados do campo.



A verdade é que a Inglaterra tinha pouco espaço para jogar no seu campo de ataque. Os visitantes marcavam forte. Por isso, a primeira chance clara do jogo demorou 14 minutos para acontecer. Após cobrança de falta, Gerrard chutou com efeito. rente à trave esquerda de Pyatov.





O lance animou a torcida, que passou a empurrar o English Team para o ataque. Em campo, o time da casa acelerou o jogo e encontrou os espaços. Aos 29, em cobrança de escanteio, Crouch abriu o placar depois de receber passe do zagueiro John Terry. A Inglaterra não se acomodou com a vantagem e continuou criando chances, cercando a área adversária, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem mínima, por falta de pontaria inglesa.



O jogo continuou amarrado no segundo tempo. Muitas vezes violento. Rooney poderia ter sido expulso após entrada violenta. Valiyaev também.



A vantagem não fez bem ao time da casa. Recuou demais. E trouxe a Ucrânia para cima. Aos 29, pagou o preço pela falta de objetividade quando Shevchenko, que havia começado no banco de reservas, aproveitou uma sobra na área e chutou para igualar o placar.



O empate seria terrível para a Inglaterra, que teria de enfrentar os ucranianos no segundo turno fora de casa. Por isso, partiu para cima, em busca de nova vantagem. A partida caminhava para o 1 a 1, quando Beckham cobrou falta pela direita na cabeça de Gerrard. O meia testou para a pequena área, e John Terry completou, aos 40 minutos, dando a vitória ao time inglês.



Resultados do Grupo 6
Andorra 0 x 2 Croácia
Cazaquistão 1 x 5 Bielorrússia


ITÁLIA 1X1 IRLANDA
Em jogo violento, Itália fica no empate com a Irlanda





Em um jogo bastante disputado e, em alguns momentos, violento, a Itália não passou de um empate em 1 a 1 com a Irlanda, na cidade de Bari, em duelo válido pelo grupo 8 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo.

Com o resultado, a seleção britânica tomou o primeiro lugar da Azzurra, chegando aos 14 pontos após seis rodadas disputadas. Os italianos seguem com 13 (segundo lugar).

Logo aos quatro minutos de partida, o atacante Pazzini foi expulso após dar uma cotovelada em Kilbane, que deixou o gramado sangrando.

Apesar de estar com um a menos, a Itália abriu o placar aos 11 minutos com Iaquinta. Com o resultado no placar, o time do técnico Marcello Lippi recuou e foi pressionado na maiora parte do jogo. E, de tanto insistir, a Irlanda chegou a igualdade em uma típica jogada britânica. Após um balão para o ataque, a bola sobrou para Robbie Keane, dentro da área, fuzilar a meta de Buffon aos 42 minutos do segundo tempo.



Confira os resultados desta quarta-feira do grupo 8
Bulgária 2 x 0 Chipre
Georgia 0 x 0 Montenegro


PAÍS DE GALES 0X2 ALEMANHA
Alemanha bate País de Gales e segue firme na liderança do grupo 4





A Alemanha conseguiu nesta quarta-feira uma importante vitória em sua caminhada rumo à Copa de 2010. Jogando em Cardiff, os germânicos derrotaram o País de Gales por 2 a 0, gols de Ballack e Ashley Williams (contra), assegurando assim a liderança do grupo 4 das eliminatórias europeias.

Com o resultado, a Alemanha chegou a 16 pontos, quatro a mais que a segunda colocada Rússia, que venceu Lietchenstein por 1 a 0 no outro jogo do grupo nesta quarta. Os russos, por sinal, têm um jogo a menos que os alemães. Gales aparece em quarto, com seis pontos.

Em campo, a Alemanha venceu com um gol em cada tempo. Ballack abriu o placar com uma bomba de fora da área aos 11 minutos.

No segundo tempo, Mario Gomez (que completou 14 jogos sem marcar pela seleção alemã), fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Sozinho na pequena área, Ashley Williams tentou cortar e fez contra.



FRANÇA 1X0 LITUÂNIA
França repete a dose sobre a Lituânia: vitória por 1 a 0, com gol de Ribery





A França voltou à briga nas eliminatórias à Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira, ela reduziu para apenas dois pontos a desvantagem em relação à Sérvia, líder do Grupo 7, e assumiu a segunda posição com a vitória por 1 a 0 sobre a Lituânia, no Stade de France, em Paris. O gol da vitória foi marcado pelo meia Ribery. O curioso é que no último sábado, diante da mesma Lituânia, só que fora de casa, a França venceu pelo mesmo placar, com um gol do mesmo jogador.

No outro jogo da chave disputado nesta quarta-feira, a Áustria recebeu a Romênia em Viena e venceu por 2 a 1, com dois gols de Hoffer. Tanase descontou.

A Sérvia folgou nesta rodada porque já havia disputado cinco jogos. Ela tem 12 pontos ganhos, dois a mais do que a França. A Lituânia é a terceira, com nove, mas tem seis jogos. Áustria, com sete, Romênia, com quatro, e Ilhas Faroe, com um, completam a chave.

A Lituânia é conhecida por seu forte poder de marcação. Um time fechado, com apenas um atacante (Danilevicius) e que não tem vergonha de jogar nos contra-ataques. No último sábado, quando foi derrotada em casa pelos franceses, foi assim. Nem o fato de ter o mando de campo mudou a maneira de o time jogar. E em Paris a postura não seria diferente. Por isso, a França encontrou muitas dificuldades para criar as suas jogadas.

Na maior parte da partida, teve a posse de bola, tocou em busca dos espaços, mas esbarrou no paredão lituano. Aos 30, quando o jogo caminhava para o 0 a 0, Henry pegou uma bola na esquerda e lançou Gignac. O ponteiro foi ao fundo e cruzou rasteiro. A bola cruzou a pequena área da Lituânia e encontrou Ribery, que empurrou para a rede, explodindo o Stade de France e dando números finais ao jogo.



Resultados do Grupo 7
Áustria 2 x 1 Romênia


GRÉCIA 2X0 ISRAEL
Grécia bate Israel e segue líder no grupo 2 das eliminatórias europeias


A Grécia venceu Israel por 2 a 1, diante de sua torcida, e seguiu na liderança do grupo 2 das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2010.

Salpingidis abriu o placar para os gregos aos 33 minutos do primeiro tempo, mas Omer Golan empatou para os visitantes aos 15 da etapa final.

O gol da vitória dos donos da casa veio pouco depois, aos 22, com Georgios Samaras, de pênalti.

Com o resultado em Heraclion, os gregos foram a 13 pontos e estão empatados com a Suíça. Também nesta quarta, a Letônia pulou para a terceira posição, com dez pontos, ao vencer Luxemburgo por 2 a 0, em Riga.



Confira os resultados desta quarta-feira do grupo 2
Letônia 2 x 0 Luxemburgo
Suíça 2 x 0 Moldávia


GRUPO 1
Dinamarca e Hungria vencem e complicam a vida de Portugal no grupo 1


A seleção de Portugal folgou na rodada desta quarta-feira das eliminatórias europeias à Copa do Mundo. No entanto, o sentimento de derrota continua na Terrinha. Do sofá, Cristiano Ronaldo e companhia acompanharam Dinamarca e Hungria abrirem sete pontos de vantagem na tabela.

A Dinamarca, jogando em casa, chegou aos 13 pontos na liderança da chave com um triunfo de 3 a 0 sobre a Albânia. Já a Hungria, que tem um jogo a mais que os escandinavos, está em segundo com os mesmos 13 pontos. Nesta quarta-feira, os húngaros bateram Malta por 3 a 0.

Portugal permanece em terceiro lugar com oito pontos faltando cinco rodadas para o término da competição. Pelo regulamento, o primeiro colocado garante vaga na Copa e o segundo disputa uma repescagem.

Confira os resultados desta quarta-feira do grupo 1
Dinamarca 3 x 0 Albânia
Hungria 3 x 0 Malta


HOLANDA 4X0 MACEDÔNIA
Holanda goleia e fica próxima de vaga na Copa do Mundo de 2010


Com uma ótima atuação do meia-atacante Dirk Kuyt, do Liverpool, a Holanda goleou a Macedônia por 4 a 0, nesta quarta-feira, em Amsterdã. Com o resultado, a Laranja Mecânica segue na liderança do grupo 9 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010.

Com 15 pontos após cinco rodadas disputadas, a Holanda está muito próximo de garantir seu passaporte à África do Sul. Para isso, e sem depender dos outros, basta vencer dois dos seus próximos quatro compromissos.

Os gols do triunfo holandês no Amesterdam Arena, estádio do Ajax, foram anotados por Kuyt (2), Van der Vaart e Huntelaar.

Sete pontos atrás da Holanda está a Escócia que, também nesta quarta-feira, derrotou a Islândia por 2 a 1.

Confira os resultados desta quarta-feira do grupo 9
Escócia 2 x 1 Islândia