terça-feira, 31 de março de 2009

Eliminatórias Sulamericanas p Copa do Mundo

VENEZUELA 2X0 COLÔMBIA
Venezuela bate Colômbia e volta a alimentar esperança de classificação





A Venezuela recebeu nesta terça-feira a Colômbia, em Puerto Ordaz, e conseguiu uma vitória que ainda a fará sonhar com uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Jogando com um homem a mais desde os 27 do primeiro tempo, a seleção Vinotinto venceu por 2 a 0, gols de Fedor e Arango.

Com o resultado, a Venezuela chegou a 13 pontos na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas , após 12 rodadas. A equipe se manteve em oitavo lugar, mas encurtou a distância em relação ao Uruguai, quinto, que tem 16 pontos e visita nesta quarta-feira o Chile. A quinta posição qualifica o país para a disputa de uma repescagem contra um país da Concacaf (Américas Central e do Norte).

A Colômbia, por sua vez, se manteve em sexto lugar, com 14 pontos. Colombianos e venezuelanos vão torcer contra Uruguai e Equador (13 pontos) nesta quarta. Estas seleções enfrentam, respectivamente, Chile e Paraguai.


Apesar de jogar fora de casa, a Colômbia começou melhor a partida e pressionou a Venezuela. A Vinotinto, entretanto, soube aos poucos equilibrar as ações e teve sua tarefa facilitada aos 27 minutos, quando Abel Aguilar fez falta violenta, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Na base dos chutes de fora da área, principalmente com Arango, a Venezuela passou a levar perigo. A Colômbia não abidicou do ataque, mas Falcao García e Torres estavam com a pontaria descalibrada.

Na segunda etapa, a Vinotinto foi comendo pelas beiradas conseguiu abrir o placar aos 30 minutos. Peña fez grande jogada pela esquerda e rolou para Fedor, que acabara de entrar, escorar para rede. Cinco minutos depois, Arango cobrou falta com perfeição, na gaveta, e fechou o caixão colombiano.

Na próxima rodada das eliminatórias, em junho, a Venezuela sobe o morro para enfrentar a Bolívia, enquanto a Colômbia joga fora de casa contra a Argentina.