quinta-feira, 2 de abril de 2009

Campeonato Gaúcho

CAXIAS 4X0 GRÊMIO
Caxias goleia reservas do Grêmio: vai ter Gre-Nal neste domingo, no Beira-Rio





Deu tudo errado para o Grêmio. Apático e totalmente envolvido, o time reserva do Tricolor foi goleado por 4 a 0 pelo Caxias, nesta quinta-feira, no Estádio Centenário, pela última rodada da Taça Fábio Koff, o segundo turno do Campeonato Gaúcho. A derrota gremista foi a pior de toda a história do duelo. Para completar, com o resultado o time caiu do primeiro para o quarto lugar na classificação da Chave 2 e será obrigado a fazer logo uma partida decisiva contra o Internacional, o primeiro da Chave 1, nas quartas-de-final.



O Gre-Nal será neste domingo, em jogo único, no Beira-Rio. Se a partida terminar empatada, a disputa pela vaga será nos pênaltis. Se passar pelo arquirrival, o Colorado pega o vencedor de Canoas (2º de 2) x Inter de Santa Maria (3º de 1). A outra vaga na final, sairá do duelo entre os ganhadores de Santa Cruz (1º de 2) x Juventude (4º de 1) e Veranópolis (2º de 1) x Caxias (3º de 2).

Por outro lado, pode ser uma chance de o Grêmio estragar a festa do centenário do rival, que será comemorado durante o fim de semana em Porto Alegre. O Gre-Nal será apenas dois dias antes da partida do Tricolor contra o Aurora, pela Libertadores. O jogo está marcado pela Conmebol para a próxima terça-feira.



Veja a classificação do Campeonato Gaúcho



Defesa gremista bobeia

Pensando no duelo contra o Aurora, na próxima terça-feira, pela Libertadores, e já classificado para a próxima fase, o Grêmio resolveu poupar os titulares. Apenas o goleiro Victor entrou em campo. No início, o time tomou a iniciativa com boas arrancadas do garoto Douglas Costa, de 18 anos, e que foi muito cobrado pelo técnico Celso Roth nos treinos. Duas cobranças seguidas de escanteio levaram perigo em saídas falsas do goleiro Muriel.





A primeira chance real de gol do Grêmio veio aos 13 minutos. Jadilson foi até a linha de fundo e cruzou. Makelele apareceu de surpresa e tocou para o gol. A bola foi para fora, mas passou muito perto da trave esquerda.


A partir daí, apesar da movimentação das duas equipes, o jogo perdeu em emoção. Nenhuma chance de gol foi criada. Apenas aos 28 minutos, o Caxias chegou pela primeira vez com perigo e abriu o placar. Após cruzamento de Brida para a área, a defesa do Grêmio se enrolou e a bola sobrou para Marcos Denner. O atacante não bobeou e chutou no canto direito de Victor, sem chance para o goleiro.

O gol deixou o Grêmio perdido. E o time levou outro golpe dois minutos depois. O Caxias aumentou. Após cobrança de escanteio, Mika se antecipou e cabeceou. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Victor, que sem reação apenas observou. Caxias 2 a 0.

O Grêmio tentava se recompor. Mas a dupla argentina de ataque Herrera e Maxi López pareciam falar a mesma língua só fora de campo. Dentro dele, os dois não se entendiam. O único gremista a levar perigo era Makelele. O lateral ainda teve uma chance de diminuir no fim do primeiro tempo. Mas a cabeçada foi para fora.


Derrota vira vexame

Para o segundo tempo, Celso Roth resolveu tirar o meia Douglas Costa e o zagueiro Hérverson. Entraram Thiaguinho e Roberson. Um lance curioso aconteceu com o Caxias. Mika voltou vestindo a camisa de Bruno e Bruno com a de Mika. O árbitro, ao perceber a confusão, pediu aos jogadores para fazer a troca.

Thiaguinho, que entrou no intervalo, era o mesmo que participou na última segunda-feira de um treino ao lado dos craques da seleção brasileira. Ele substituiu o lateral Maicon, que estava com um problema muscular.

Mas as mudanças não adiantaram muito. Com uma proposta de contra-ataque, o Caxias ampliou logo aos três minutos. Bruno arrancou pela esquerda e cruzou para Júlio Madureira. O volante Júlio César falhou, a bola passou por baixo das suas pernas e sobrou limpa para o atacante. Júlio Madureira tocou na saída do goleiro Victor para marcar o terceiro gol do Caxias. Neste momento, o Grêmio caia para o quarto lugar na Chave 2 e enfrentaria o Internacional, no Beira-Rio, na partida decisiva da próxima fase.

E o desastre gremista continuou aos oito minutos. Marcos Denner arrancou para cima de Fábio Ferreira e chutou na saída do goleiro Victor. Um lindo gol. Caxias 4 a 0. Com os dois dele no jogo, o artilheiro do Caxias no Estadual chega aos sete.Na lateral do campo, o Celso Roth parecia não acreditar no fiasco. Era a maior goleada que o Caxias aplicava em toda a história no Grêmio.

O Grêmio estava perdido em campo. Errava passes de três metros. E irritava os torcedores. O cabeludo Maxi López brigava com a bola, mas pelo menos se esforçava. Bem ao contrário do companheiro Herrera, que ficava paradão lá na frente. Enquanto isso, quem chegava com perigo era o Caxias. Aos 27 minutos, Rafael chutou de fora da área e Victor se esticou todo para espalmar para escanteio.

O tempo foi passando e a torcida gremista era para que o Ypiranga empatasse a partida com o Canoas. Assim, evitaria um Gre-Nal nas quartas-de-final. Mas não teve jeito. E a torcida ainda aproveitou para cantar olé quando o Caxias colocou o Grêmio na roda nos minutos finais.



Ficha técnica:
CAXIAS 4 x 0 GRÊMIO
CAXIAS
Muriel; Daniel Baloy, Santín, Vagner Garibaldi e Brida; Bruno, Mika, Roberto e Guilherme (Rafael Crivellaro); Júlio Madureira (Anderson) e Marcos Denner (Marcus Vinícius).
Técnico: Argel.
GRÊMIO
Victor; Fábio Ferreira, Thiego e Héverton (Roberson); Makelele, Júlio César, Maylson (Diogo), Douglas Costa (Thiaguinho) e Jadílson; Herrera e Maxi López.
Técnico: Celso Roth.
Gols: Marcos Denner, aos 27 minutos do primeiro tempo e aos oito do segundo, Mika, aos 30 do primeiro, e Júlio Madureira, aos dois do segundo.
Cartões amarelos: Júlio Madureira, Mika e Roberto (Caxias); Thiego, Júlio César e Maxi López (Grêmio).
Estádio: Centenário, em Caxias do Sul (RS). Data: 02/04/2009.
Horário: 15h45m (de Brasília).
Árbitro: Ânderson Daronco.
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição e Cristiano Arlei Hennig.



SANTA CRUZ - RS 2X0 SÃO JOSÉ
Santa se classifica


Com uma das melhores campanhas entre as equipes do Interior, o Santa Cruz confirmou o favoritismo e venceu o São José de Porto Alegre por 2 a 0, nesta tarde de quinta-feira. A partida foi disputada no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.

O Santa Cruz encerra o segundo turno na liderança da Chave 2 do Gauchão. O Galo Carijó empatou em pontos com o Canoas - 12 para cada - mas ficou à frente no número de vitórias (quatro contra três) e enfrenta o Juventude (4º de 1). Se vencer, encara Veranópolis (2º de 1) ou Caxias (3º de 2). A outra vaga na decisão do returno sairá do duelo entre o Internacional (1º de 1) contra o arquirrival Grêmio (4º de 2). Quem ganhar, pega o vencedor de Canoas (2º de 2) x Inter de Santa Maria (3º de 1).

Os gols do Santa Cruz saíram no segundo tempo. O artilheiro Roberto Jacaré abriu o placar aos sete minutos. E logo depois, Cléber Oliveira ampliou, em cobrança de pênalti.



CANOAS 1X0 YPIRANGA
Canoas se classifica

Com um gol do lateral-direito Henrique, o Canoas venceu o Ypiranga por 1 a 0, em outro jogo decisivo da chave. A partida foi disputada nesta tarde desta quinta-feira, no Complexo Esportivo da Universidade. A vitória leva o Canoas às quartas na segunda posição, com 12 pontos - atrás apenas do líder Santa Cruz, que tem uma vitória a mais.

O gol de Henrique saiu aos 12 do primeiro tempo. Daí em diante, o time treinado por Beto Almeida controlou o resultado. O Ypiranga, eliminado, apenas conquista uma vaga na recém-criada Série D do Brasileirão.


INTERNACIONAL 3 x 0 AVENIDA
Reservas dão conta do Avenida, e Inter se prepara para o Gre-Nal de domingo



Quando os titulares não estão em campo, os reservas dão conta do recado. Foi assim com o Internacional, que nesta quinta-feira derrotou o Avenida por 3 a 0, no Estádio Passo d'Areia, com dois gols de Walter, uma das revelações coloradas, e um de Alecsandro. O jogo encerrou a fase de grupos do segundo turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Fábio Koff, que entra nas quartas-de-final no próximo domingo, quando o Inter, campeão da Chave 1, encara ninguém menos que o arquirrival Grêmio, no Beira-Rio, um dia depois de seu centenário. O Tricolor foi goleado por 4 a 0 para o Caxias, fora de casa, e ficou em quarto lugar na Chave 2. O resultado eliminou o time de Santa Cruz do Sul do Estadual.



Invicto no Gauchão, o Inter pode ser campeão jogando só em casa: basta ser campeão da Taça Fábio Koff, já que levou o primeiro turno. Se passar pelo arquirrival, o Colorado pega o vencedor de Canoas (2º de 2) x Inter de Santa Maria (3º de 1). A outra vaga na final, sairá do duelo entre os ganhadores de Santa Cruz (1º de 2) x Juventude (4º de 1) e Veranópolis (2º de 1) x Caxias (3º de 2). Mesmo se não conseguir ganhar os dois turnos, terá a vantagem de fazer o segundo jogo da grande decisão no Beira-Rio, por ter feito a melhor campanha.



Depois do Gre-Nal, o Inter entra em campo na quarta-feira, em Campinas, contra o Guarani, no jogo de ida pela segunda fase da Copa do Brasil. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, garante a vaga nas oitavas sem precisar do jogo de volta.



Walter: mais uma opção para Tite





Logo no primeiro ataque colorado, a torcida presente no Passo d'Areia reclamou de um suposto pênalti em Alecsandro não marcado pelo árbitro Márcio Coruja. Pouco depois, foi a vez dos jogadores do Avenida pedirem falta dentro da área de Danny em Magno. Reclamações à parte, o atacante Walter, de 19 anos, abriu o placar aos 19 minutos. Ele viu o goleiro Fabiano adiantado e acertou uma canhota indefensável de fora da área. Alecsandro teve a chance de marcar o dele aos 34, recebendo passe do guri e colega de ataque, driblando o goleiro e tocando rente à trave.



Na volta do intervalo, o jogo continuou sem muitas chances para ambos os lados. Aos dez, Walter cabeceou firme, mas o goleiro Fabiano segurou com tranquilidade. O time de Santa Cruz do Sul teve ótima chance de empatar aos 11, quando Magno aproveitou cruzamento de Alexandre. Danilo SIlva afastou o perigo. Alecsando respondeu em seguida, chutando de fora para boa defesa do camisa 1.



Até que, aos 28, o lateral Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda para, mais uma vez, Walter cabecear no cantinho direito de Fabiano e aumentar o placar: 2 a 0. Para delírio do atacante e da torcida colorada. Tite resolveu tirar o jovem, que saiu muito aplaudido de campo, para a entrada de Leandrão. E ainda botou Tales Cunha, mais um avante, na vaga de Giuliano. Nos acréscimos, Alecsandro deixou a sua marca e fechou o placar. Agora, é festejar o aniversário e encarar o maior rival no dia seguinte.



Ficha técnica:
INTERNACIONAL 3 x 0 AVENIDA
INTERNACIONAL
Michel Alves; Arilton, Danilo, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Glaydson, Maycon (Paulinho), Rosinei e Giuliano; Alecsandro e Walter (Leandrão).
Técnico: Tite.
AVENIDA
Fabiano; Teda, Rudi e Rodrigo Dias; Alexandre Bindé, Riopardinho (Anderson Catatau), Carlos Eduardo, Sinval e Marciel; Magno e Alexandre (Edilson).
Técnico: Titi.
Gols: Walter, aos 19 minutos do primeiro tempo e aos 28 do segundo, e Alecsandro, aos 46 do segundo.
Cartões amarelos: Arilton (Internacional); Rodrigo Dias e Carlos Eduardo (Avenida).
Estádio: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS). Data: 02/04/2009.
Horário: 19h30m (de Brasília).
Árbitro: Márcio Coruja.
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Vimar Burini.


VERANÓPLOIS 1X0 JUVENTUDE
Veranópolis vence e toma do Juventude o segundo lugar do grupo





O Veranópolis venceu o Juventude por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Estádio Antônio David Farina, pela última rodada do segundo turno do Gauchão, e terminou em segundo lugar da Chave 1, garantindo a vantagem de jogar em casa o jogo único das quartas-de-final contra o Caxias. O jogo ficou marcado pela fratura no pé esquerdo do zagueiro Juan Perez, que está fora do Ju pelo restante da competição.

O Alviverde, que estava na em segundo no início da rodada, também se classificou, so que na quarta colocação, e vai encarar o Santa Cruz no Estádio dos Plátanos. Os vencedores destes confrontos se enfrentam por uma vaga na final do returno. A outra vaga sairá do duelo entre o Internacional (1º de 1) contra o arquirrival Grêmio (4º de 2). Quem vencer, pega o vencedor de Canoas (2º de 2) x Inter de Santa Maria (3º de 1).




Imagem forte



No início do jogo, o zagueiro papo Juan Pérez sofreu uma fratura no pé esquerdo, teve o local imobilizado e chegou a ser levado para o hospital. Ele deverá passar por cirurgia no local e ainda não há uma previsão de quanto tempo o jogador desfalcará a equipe.

Fininho foi o autor do único gol da partida, aos 27 minutos do primeiro tempo. O lateral bateu de fora da área, a bola desviou em Eduardo e matou o goleiro Gatti. Depois disso, o Juventude poderia ter empatado em duas cabeçadas à queima-roupa de Mendes que o goleiro Vanderlei salvou espetacularmente.

Na etapa final, o Ju foi para cima, pressionou o adversário e, mais uma vez, criou as melhores oportunidades. No entanto, não conseguiu igualar a partida.


ESPORTIVO 1X2 INTERNACIONAL - SM
Inter SM bate Esportivo e confirma vaga


Mesmo jogando fora de casa, o Internacional de Santa Maria confirmou a boa fase, e garantiu vaga nas quartas-de-final do segundo turno do Gauchão 2009. Na noite desta quinta-feira, em Bento Gonçalves, o colorado venceu o Esportivo por 2 a 1. Com o resultado, o Inter SM encerra a fase classificatória com 13 pontos, na terceira colocação da Chave 1 - empatado com o Veranópolis, mas perdendo nos critérios. O Esportivo está eliminado.

Agora, neste domingo, o Inter SM visita o Canoas, brigando por vaga nas semifinais. Quem vencer pega pedreira: Internacional ou Grêmio. A outra vaga na final, sairá do duelo entre os ganhadores de Santa Cruz (1º de 2) x Juventude (4º de 1) e Veranópolis (2º de 1) x Caxias (3º de 2). Mesmo se não conseguir ganhar os dois turnos, terá a vantagem de fazer o segundo jogo da grande decisão no Beira-Rio, por ter feito a melhor campanha.

Vainer abriu o placar, aos 22 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o artilheiro Alê Menezes ampliou, aos 11. E Waldison descontou para o Esportivo, quatro minutos depois.


Segundo turno - sétima rodada
Quinta, 02/04
São Luiz 1 x 2 Sapucaiense
Brasil de Pelotas 1 x 0 Novo Hamburgo


Segundo turno - quartas-de-final (horários de Brasília)
Domingo, 05/04
16h - Santa Cruz x Juventude - Plátanos
17h - Internacional x Grêmio - Beira-Rio
Segunda, 06/04
19h - Canoas x Internacional SM - Complexo Esportivo
21h10m - Veranópolis x Caxias - Antônio David Farina