domingo, 29 de março de 2009

Campeonato Paulista

PORTUGUESA 4X1 MARÍLIA
Lusa faz a lição de casa, goleia o Marília e se aproxima da semifinal do Paulista





Diferentemente da última quarta-feira, quando empatou com o Mirassol por 2 a 2, a Portuguesa não vacilou neste domingo. Com dois gols de Fellype Gabriel, um de Edno e outro de Christian, goleou o Marília por 4 a 1 e ficou perto de uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista.



Com a vitória, a décima no Estadual, a Portuguesa manteve a quarta colocação na tabela de classificação, com 34 pontos, três a mais que o Santos, quinto colocado. E as duas equipes farão o clássico da 19ª rodada do torneio, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro. Vale lembrar que, se vencer esse duelo, a equipe comandada pelo técnico Paulo Bonamigo garantirá a sua presença na próxima fase.



A vaga pode ainda ser definida no saldo de gols. Se o Santos vencer na quinta, terá o mesmo número de pontos (34) e de vitórias (10) que a Lusa. Hoje o time do Canindé tem dez de saldo contra nove do Peixe. Na última rodada, o Santos enfrentará a Ponte Preta, em Campinas, e a Lusa receberá o Santo André no Canindé.



Já o Marília, que sofreu a sua oitava derrota em 16 partidas, segue na zona de rebaixamento, com apenas 15 pontos conquistados.



CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA



Começo arrasador



A torcida da Portuguesa fez a sua parte e compareceu em bom número ao estádio do Canindé. A equipe, aproveitando o apoio, começou a todo vapor e não precisou mais do que um minuto para abrir o marcador. Edno recebeu lançamento de Marco Antônio pela direita, foi ao fundo e cruzou na medida para Fellype Gabriel que, de cabeça, tocou no canto esquerdo de Giovanni.

O Marília mal conseguia respirar em campo. A marcação da Portuguesa começava no campo de ataque e o time do interior, para tentar sair do seu campo, usava muito a bola aérea. Aos 10, o segundo gol da Portuguesa só não saiu porque Ataliba, em cima da linha, não deixou a bola entrar, após chute de Athirson.

Mas, como já havia acontecido na partida da última quarta, contra o Mirassol, a Portuguesa levou o empate por uma bombeira da sua defesa. Aos 17, após cobrança de escanteio, Ataliba sozinho, na pequena área, cabeceou sem chances de defesa para o goleiro Fábio.

A Lusa sentiu o golpe e diminuiu o ritmo. Para piorar, Bonamigo foi obrigado a queimar uma alteração, já que o volante Guigov se machucou e deixou o campo. O treinador resolveu mudar o esquema tático, passando do 3-5-2 para o 4-4-2, com a entrada do meia Preto. Essa mudança fez muito bem ao time, que voltou a crescer em campo e partiu para novo abafa em cima do Marília.

Aos 39min, após cruzamento da esquerda, Edno, de primeira, bateu por cima do gol. Mas, três minutos depois, não teve jeito. Preto fez lançamento açucarado para Erick, que invadiu a área e bateu de pé direito. A bola bateu no travessão e, na volta, Fellype Gabriel, de cabeça, empurrou para o gol vazio.

E, já nos descontos, a Lusa teve uma chance de ouro para ampliar. Como se fosse uma repetição do segundo gol, Erick invadiu a área pela esquerda e, ao invés de tocar para Edno, que estava livre no meio da área, preferiu bater para o gol e tocou à direita de Giovanni.



Etapa complementar



Os dois times voltaram sem alterações. E o Marília passou a ter uma postura bem mais ofensiva. Isso assustou a Portuguesa. O time visitante chegou com muito perigo por duas oportunidades nos primeiros dez minutos. Aos oito, Abuda, após cruzamento da direita, acertou a trave direita de Fábio. Dois minutos depois, o goleiro da Portuguesa fez boa defesa em cobrança de falta de Robert.



Aos poucos, a Lusa conseguiu controlar a pressão adversária. Seu meio-campo sabia valorizar a posse de bola. Até que, aos 23, o time do Canindé fez o terceiro, e com ajuda da arbitragem. O juiz Márcio Roberto Soares enxergou um empurrão de Ataliba em Edno na área, que não aconteceu. Além de marcar o pênalti, ele expulsou o jogador do Marília.



Na cobrança, Edno mostrou categoria, fez 3 a 1 e marcou o seu décimo gol no Paulistão, para festa da torcida presente ao Canindé. Esse lance praticamente definiu a partida. Na sequência, o quarto gol só não saiu porque Giovanni fez brilhante defesa em chute de fora da área de Athirson.



Nos últimos minutos, o técnico Paulo Bonamigo aproveitou para fazer mais uma alteração. Ele sacou o lateral-direito César Prates e colocou Wilton Goiano. O titular está pendurado com dois cartões amarelos e, se fosse advertido, não enfrentaria o Santos. Aos 42, ainda deu tempo de Christian marcar o quarto, após ótimo passe de Athirson.



Ficha técnica:
PORTUGUESA 4 x 1 MARÍLIA
PORTUGUESA
Fábio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; César Prates (Wilton Goiano), Guigov (Preto), Marco Antônio, Fellype Gabriel e Athirson; Edno e Christian (Fabrício Carvalho).
Técnico: Paulo Bonamigo.
MARÍLIA
Giovani; Rafael Mineiro (Thiago Souza), Rodrigo Costa, Carlinhos e João Victor; Ataliba, João Vítor, Francis (Yanick) e Paulinho Dias; Robert (Cláudio) e Abuda .
Técnico: Leandro Campos.
Gols: Fellype Gabriel, a 1min e aos 42min e Ataliba, aos 17min do primeiro tempo. Edno, aos 24min e Christian, aos 42min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Guigov, Christian e Bruno Rodrigo Portuguesa). João Vítor, Cláudio e Rodrigo Costa (Marília).
Cartão vermelho: Ataliba (Marília).
Estádio: Canindé. Data: 29/03/2009.
Árbitro: Márcio Roberto Soares (SP).
Auxiliares: Jumar Nunes Santos (SP) e Fábio Aparecido Gomes Ribeiro (SP).
Renda e Público: R$ 62.494,00 / 4.972 pagantes


PONTE PRETA 2X2 GUARATINGUETÁ
Dois gols contra evitam derrota da Ponte Preta para o Guaratinguetá

A Ponte Preta precisou de dois gols contra do Guaratinguetá para sair de campo, neste domingo, em Campinas, com o empate por 2 a 2, e um ponto na tabela de classificação do Campeonato Paulista. Com o resultado, após 17 rodadas, a Macaca fica em nono lugar na tabela com 21 pontos. O time do Vale do Paraíba foi a 19 está em 13º.


Os gols da partida no Moisés Lucarelli foram marcados por Rocha, uma vez a favor e outra contra o Guaratinguetá, Wellington Amorim, e Edson Rocha, que também jogou contra o patrimônio dos visitantes e deu mais um gol para a Ponte.


Na próxima rodada, a Macaca vai a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo, quinta-feira, às 21h50m. No mesmo dia, só que às 15h45m, o Guará vai ao Morumbi encarar o São Paulo.