terça-feira, 31 de março de 2009

Campeonato Paulista

OESTE 1X1 PALMEIRAS
Palmeiras só empata com o Oeste e adia plano de confirmar primeira posição





O plano palmeirense de conseguir o primeiro lugar da primeira fase do Campeonato Paulista fracassou, pelo menos por ora. O time não passou do empate por 1 a 1 com o Oeste, em Itápolis, na noite desta terça-feira. Com o resultado, o time foi a 41 pontos e ainda pode ser superado pelo São Paulo, que tem 36 pontos, mas só joga na tarde desta quinta-feira, contra o Guaratinguetá, no Morumbi. Se tivesse vencido, a equipe do Palestra Itália não poderia mais ser alcançada na ponta da tabela. O time anfitrião saiu na frente com Ademar, enquanto Maurício Ramos igualou para o Alviverde.

Porém, se o Tricolor não vencer nesta rodada, o Verdão já assegura a vantagem e pode poupar atletas no jogo de domingo, contra o Botafogo-SP, no encerramento da fase classificatória. Vanderlei Luxemburgo pensa em descansar alguns jogadores para a partida contra o Sport, na próxima quarta-feira, em Recife. O confronto é decisivo para as pretensões alviverdes na Libertadores.

O Oeste, por sua vez, fracassou na tentativa de se distanciar da zona de rebaixamento. Com 17 pontos, ele torce contra Mogi Mirim, Marília e Noroeste para não terminar a rodada entre os quatro últimos colocados. O time rubro-negro enfrenta o Guaratinguetá na última rodada, domingo.



CONFIRA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA



O JOGO



Com uma formação diferente da que vinha apresentando, o Palmeiras voltou a usar seu trio de defensores - Marcão, Maurício Ramos e Danilo. Na frente, sem poder contar com Willians e Ortigoza, lesionados, Vanderlei Luxemburgo preferiu deixar Marquinhos e Lenny no banco, concorrentes à vaga, e apostar em Diego Souza para as tabelinhas com o atacante Keirrison. A fórmula, pelo menos no primeiro tempo, mostrou-se ineficiente.



Com um meio-campo inchado, o Oeste travava as investidas palmeirenses. Sem opções pelo meio, as melhores saídas vieram principalmente da lateral-direita, com Sandro Silva improvisado na posição na vaga de Fabinho Capixaba.



Em pelo menos duas oportunidades, após cruzamentos de Sandro, o Palmeiras teve a chance de marcar. Em uma delas, Keirrison desperdiçou nas mãos de Weverton, logo aos quatro minutos. Na outra, Diego Souza chutou para fora.



Apesar de ter mais posse de bola, o Palmeiras não conseguia encaixar uma jogada certeira para abrir o placar. O mais próximo que chegou foi em uma cabeçada do zagueiro Maurício Ramos, depois de receber cruzamento do também zagueiro Danilo. A bola passou perto da trave de Weverton.



Com somente o contragolpe à disposição, o Oeste, que teve o cabeludo Nei Paraíba isolado no ataque, chegou a marcar com Dezinho de cabeça, mas o lance foi corretamente anulado pela arbitragem - o atleta estava impedido.



- Esperávamos por isso (jogo amarrado), mas estamos criando oportunidades. Em campo pequeno a gente sabe que tem de marcar logo porque a qualquer momento o adversário pode chegar – sentenciou Pierre, momentos antes de deixar o gramado para o intervalo.





No retorno para o segundo tempo o time da casa foi para cima do líder do Paulistão e não deixou passar a oportunidade que teve. Com um belo passe de Nei Paraíba, Ademar ficou na cara de Marcos e tocou. O goleiro do Verdão ainda chegou a desviar a bola, mas foi insuficiente para evitar o gol do Oeste: 1 a 0.



O gol só fez crescer os gritos da torcida para a entrada de Lenny, vice-artilheiro da equipe com seis gols, atrás somente de Keirrison, com 12. Mas o pedido da arquibancada só foi atendido aos 20 minutos, quando o jovem atacante substituiu o zagueiro Marcão. Marquinhos também deixou o banco para ficar com o lugar de Jumar e dar maior velocidade ao ataque.



A jogada do gol de empate, no entanto, saiu dos pés de Cleiton Xavier, principal armador da equipe. E foi marcado por Maurício Ramos, de cabeça, aos 25 minutos, que livrou a equipe de deixar o gramado pela segunda vez no campeonato sem marcar - isso só aconteceu na derrota por 1 a 0 para o São Paulo.



Três minutos depois, o Palmeiras teve a chance de virar o marcador com Lenny, que chutou cruzado contra a meta do time de Itápolis. Apagado em campo, Keirrison poderia ter feito o gol, mas acabou chegando atrasado no lance.



Nos minutos finais, susto para os dois lados. Primeiro Marcos viu o chute de Leandro Love passar rente à sua trave. Depois foi a vez de Weverton passar apuros com uma bola levantada por Cleiton Xavier - ele se esticou todo para afastar o perigo. Nos acréscimos, Keirrison ainda pôde mudar a história da partida, mas Weverton, novamente, salvou o Oeste e garantiu o 1 a 1.



Ficha técnica:
OESTE 1 x 1 PALMEIRAS
OESTE
Weverton; Dedê, Dezinho, Adriano e Ademar; Dias, Glaydson, Luciano Santos, Bruninho (Caique) e Luizinho (Leandro Love); Nei Paraíba.
Técnico: João Ricardo.
PALMEIRAS
Marcos; Marcão (Lenny), Maurício Ramos e Danilo; Sandro Silva (Evandro), Pierre, Jumar (Marquinhos), Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison.
Técnico: V. Luxemburgo.
Gols: Ademar, aos 7 minutos, Maurício Ramos, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dias e Ademar (O). Cleiton Xavier, Mauríco Ramos, Pierre e Diego Souza (P).
Estádio: Ildenor Picardi Semeghine, em Itápolis. Data: 31/03/2009.
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Auxiliares: Rafael Luiz da Silva e David Botelho Barbosa.



GUARANI 1X2 MIRASSOL
Gol aos 49 minutos do segundo tempo deixa o Guarani praticamente rebaixado


O Guarani perdeu para o Mirassol por 2 a 1, nesta terça-feira, em Campinas, e está praticamente rebaixado no Campeonato Paulista. Com o resultado, o Bugre permanece com 14 pontos, na lanterna da competição. Os visitantes chegaram aos 27 pontos e ficam na oitava posição. Após o fim da partida, muitos jogadores do Guarani correram para o vestiário aos prantos.

Só um verdadeiro milagre salva o clube do descenso. Na última rodada, domingo, às 16h, a equipe de Campinas enfrenta o Bragantino fora de casa precisando de uma vitória e uma incrível combinação de resultados. O Bugre precisa torcer contra: Paulista, Ituano, Oeste, Mogi Mirim, Marília e Noroeste para permanecer na elite. Mesmo se vencer, a possibilidade de cair ainda é muito grande, já que o Bugre tem um péssimo saldo de gols (-14).

O Guarani chegou a sair na frente do placar com o gol contra de Dão, mas, no segundo tempo, Acleisson e Luis Ricardo marcaram para o Mirassol. O gol da vitória foi marcado aos 49 minutos.


Na última rodada, domingo, às 16h, o Mirassol encara o Corinthians em casa.



PAULISTA 1X1 SÃO CAETANO
Paulista e São Caetano empatam em Jundiaí


Paulista e São Caetano empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira, em Jundiaí, pelo Campeonato Paulista. Os donos da casa chegam a 17 pontos, ficam na 14ª posição, e ainda lutam na última rodada para fugir do rebaixamento. O Azulão, com 21 pontos, está nona colocação e luta por uma vaga no Troféu do Interior.

O nome da partida foi o atacante Luan, do São Caetano. Aos 28 minutos do primeiro tempo, ele abriu o placar para o Azulão, mas, um minuto depois, fez contra.

Na última rodada, o Paulista visita o Grêmio Barueri, domingo, às 16h. O São Caetano, no mesmo horário, enfrenta o São Paulo no Anacleto Campanela.


MOGI MIRIM 2X2 BRAGANTINO
Bragantino empata em Mogi e escapa da degola



Outros dois times em situação delicada no Paulistão também entraram em campo nesta terça-feira. O Mogi Mirim recebeu o Bragantino e as duas equipes ficaram no empate de 2 a 2. Com o resultado, o time de Bragança Paulista chegou aos 20 pontos na classificação e se livra matematicamente do rebaixamento. Já o Mogi Mirim chega a 16 pontos e permanece na zona de degola.



Halisson e Thiago Couto, aos 44 minutos do segundo tempo, fizeram os gols do time de Mogi. Já Malaquias e Moradei marcaram a favor do Bragantino.



Para escapar da Série A-2, a equipe do presidente Rivaldo precisa vencer o Noroeste, em Bauru, no próximo domingo, e torcer por tropeços de Ituano, Oeste e Paulista.




CORINTHIANS 3X0 ITUANO
Timão 'brinca' com o Ituano e avança para as semifinais do Campeonato Paulista





O Corinthians está nas semifinais do Campeonato Paulista. Com futebol envolvente e eficiente, a equipe do Parque São Jorge venceu o Ituano por 3 a 0 na noite desta terça-feira, no estádio do Pacaembu, e assegurou uma rodada de antecedência um lugar na fase final. Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian foram os heróis.

A vitória sobre o Ituano levou o Corinthians aos 38 pontos e fez o time alvinegro recuperar a segunda colocação, ao menos provisoriamente. Para continuar na vice-liderança e depender apenas das próprias forças para terminar nela, o Timão precisa torcer por empate ou derrota do São Paulo diante do Guaratinguetá, na quinta-feira.

Caso contrário precisará vencer o Mirassol na rodada derradeira e ainda torcer por tropeço do Tricolor contra o São Caetano. Se terminar em segundo, o Corinthians, rei dos empates do Paulistão, jogaria as semifinais com a vantagem da igualdade, como por exemplo, dois empates por 0 a 0.

A equipe de Itu, por sua vez, continua em situação complicada com mais essa derrota, a nona em 18 jogos. O time do técnico Zetti chega para última rodada com 17 pontos e ameaçado pelo rebaixamento à Série A-2.

O Corinthians encerra a primeira fase do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h, contra o Mirassol, no interior de São Paulo. No mesmo horário, o Ituano recebe a visita do Marília, no estádio Novelli Junior, em Itu.



Diferentemente das últimas rodadas, em que apresentou problemas na criação e também na defesa, o Timão foi uma equipe segura do início ao fim nesta terça. Defendeu bem, armou com qualidade e concluiu com eficiência. Tanto que sequer sentiu a ausência do seu principal maestro - o meia Douglas ficou fora por causa de uma lesão na panturrilha esquerda.



Timão de verdade



Sem Douglas, Mano Menezes optou por compensar a ausência na armação com mais um atacante. Assim, entrou com Jorge Henrique ao lado da dupla Dentinho e Ronaldo – Wellington Saci jogou no meio-campo. Logo de cara, o esquema mais ofensivo mostrou que daria resultado.

Com bom toque de bola, o Corinthians envolveu rapidamente o Ituano e precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no Pacaembu. Após cobrança de escanteio de Cristian pelo lado direito, o baixinho Jorge Henrique (1,69m) apareceu livre para desviar de cabeça e anotar o seu terceiro gol pelo Timão, o terceiro de cabeça.


Em noite inspirada, a equipe do técnico Mano Menezes mostrou entrosamento que ainda não havia sido visto na temporada. E olha que essa foi a primeira vez que o time entrou em campo com essa formação. Pior para o Ituano, que tentou ameaçar, ora com Muriqui ora com Alex Afonso, mas não assustou o adversário.

Enquanto isso tudo acontecia, onde estava Ronaldo? Esperando uma boa chance para deixar a sua marca. E por esperteza do Corinthians, a oportunidade apareceu aos 26 minutos. Elias cobrou falta rapidamente, antes mesmo da formação da barreira, e lançou Alessandro, que cruzou para o Fenômeno desviar de pé direito.

O gol de oportunismo do craque foi o quinto em sete jogos dele pelo Timão. Antes, já havia anotado contra Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta (dois).

Bastante superior na partida, o Corinthians ganhou ainda mais tranquilidade após o segundo gol, porém não perdeu a força ofensiva. Aos 41 minutos conseguiu ampliar o marcador com Cristian. O volante, um dos destaques da equipe nas últimas rodadas, bateu falta de longe e não deu chance ao goleiro Alexandre Favaro: 3 a 0.



OUÇA OS GOLS DO JOGO PELA RÁDIO GLOBO AM


Show de inteligência do Fenômeno



Com o jogo definido já no primeiro tempo, o Mano resolveu reforçar a marcação no meio-de-campo para a etapa final. Por isso colocou o volante Túlio no lugar de Elias, que estava jogando mais avançado na armação. Com a mudança, apenas Wellington Saci ficou na criação, auxiliado pelo trio ofensivo.






Tranquilo em campo e bem posicionado, o Corinthians não deu espaços para uma tentativa de reação do Ituano, que continuou totalmente perdido em campo. Quem estava ligado mesmo era Ronaldo. O craque se arriscou na armação e deu ótima passe para Dentinho aos oito minutos. Mas o jovem chutou fraco e perdeu a chance.

Aos 17 minutos, mais uma excelente chance para o Timão. Depois de cobrança de falta de Chicão da meia-lua, a bola explodiu no travessão e sobrou para Jorge Henrique mandar para o fundo do gol. Só que o auxiliar levantou a bandeirinha assinalando impedimento, invalidando o que seria o quarto gol dos anfitriões. Lance difícil.

Chegou então a hora de treinar jogadas ensaiadas. Aos 22 minutos, Ronaldo “desbancou” os batedores de falta Cristian e Chicão. O camisa 9, porém, rolou para André Santos na esquerda em vez de chutar. O lateral cruzou para o zagueiro Chicão cabecear sozinho na pequena área. Mas a bola passou por cima do gol.

O Fenômeno, aliás, voltou a se destacar por sua habilidade e inteligência. Só não deixou outra marca aos 40 porque o árbitro assinalou impedimento erradamente. O lance, porém, foi bonito, com o craque vencendo dois zagueiros na corrida e dando um leve toque por cima do goleiro do Ituano. Restaram, ao menos, os aplausos da Fiel.



LEIA MAIS DO TIMÃO



Ficha técnica:
CORINTHIANS 3 x 0 ITUANO
CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias (Túlio) e Wellington Saci (Boquita); Jorge Henrique, Dentinho (Morais) e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes.
ITUANO
Alexandre Favaro; Henrique, Anderson, Thiago Bernardi (Alex Fraga) e Ceará; Reinaldo (Ricardo Xavier), Serginho, Moacir e Muriqui; Alex Afonso e Peter (Carlos Eduardo).
Técnico: Zetti.
Gols: Jorge Henrique, aos 2 minutos, Ronaldo, aos 26, e Cristian, aos 41 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Túlio, Morais, Alessandro (C); Thiago Bernardi, Peter, Ceará, Moacir (I).
Cartão vermelho: Ceará (I).
Público: 19.632 pagantes. Renda: R$ 461.496,00.
Estádio: Pacaembu. Data: 31/03/2009.
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima.
Auxiliares: Alex Alexandrino e João Paulo Spim Redondo.