domingo, 22 de março de 2009

Campeonato Catarinense

AVAÍ 3X1 ATLÉTICO IBIRAMA
Evando inspirado, e Avaí na liderança





Tem Leão na liderança. Neste domingo, o Avaí derrotou o Atlético Ibirama, na Ressacada, por 3 a 1, e pulou da terceira para a primeira posição do returno do Campeonato Catarinense. Os atacantes Evando, duas vezes, e Lima fizeram os gols do time da casa. Leandrão descontou para os visitantes.



Além de vencer, o time do técnico Silas contou com a sorte, já que o primeiro e o segundo colocados tropeçaram na rodada. O líder Joiville perdeu para o Marcílio Dias, e o Chapecoense empatou com o Figueirense.


Na 9ª e última rodada desta fase, o Avaí visita o Metropolitano, na próxima quarta-feira, às 20h30m. No mesmo dia e horário, o Atlético Ibirama recebe o Marcílio Dias. O Leão depende das próprias forças para ser o campeão do segundo turno.



Confira a classificação do Campeonato Catarinense





Primeiro tempo


Os cinco primeiros minutos da partida na Ressacada foram de muitas faltas por parte das duas equipes. Aos 11 minutos, o primeiro lance de emoção do jogo. Emerson cruzou para a área, e Evando, da marca do pênalti, cabeceou para fora. A resposta do Atlético Ibirama começou em seguida, mas sem a eficiência necessária.

Quatro minutos depois, novo lance de perigo do Leão em jogada aérea, mas a zaga do adversária apareceu bem. Aos 17, a defesa do Ibirama não resistiu. Evando recebeu bom passe de Leo Gago e tocou no cantinho do goleiro André: 1 a 0.

A vantagem no placar durou pouco. Aos 23, Leandrão aproveitou o rebote de uma bola de Fabrício e deixou tudo igual: 1 a 1. O resultado não combinava com o momento do jogo. O Avaí tinha o domínio da partida, mas cometia muitos erros.
Evando apareceu bem mais uma vez, aos 30, e mostrou faro de gol. Oportunista, ele não desperdiçou a chance de mandar a bola rebatida para o fundo da rede e deixou o Leão mais uma vez em vantagem na Ressacada.

O Atlético Ibirama tentou ameaçar, mas não passou disso. Os donos da casa também criaram algumas chances e não ampliaram. Fim de primeiro tempo, e promessa de muitas emoções na segunda etapa.



Segundo tempo





Com uma postura cautelosa, o Avaí voltou para o segundo tempo priorizando os contra-ataques. Sem outra opção, o Atlético Ibirama partiu ao ataque na tentativa de chegar à igualdade no placar.



Aos 2, Leandrão cobrou falta da entrada da área, e Eduardo Martini fez a defesa. Um minuto depois, em mais uma jogada de bola parada, a zaga do Avaí apareceu bem para evitar o gol de empate.



O time avaiano passou a administrar o ritmo do jogo e a segurar o resultado. Mas com uma vantagem pequena, o melhor mesmo era ampliar o marcador. Aos 23, em jogada de contra-ataque, Lima foi derrubado pelo zagueiro Téio na área, e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Lima fez o terceiro do Leão: 3 a 1, e tranquilidade.



Evando poderia ter feito o terceiro dele no jogo, mas falhou. Cristian cruzou para a área, o atacante ficou sob as traves, mas conseguiu perder um gol feito, aos 28. Incrível! A partir do gol de Lima, o Avaí, que estava sonolento, ressurgiu.



Valente, o Ibirama não desistiu de ir ao ataque. Aos 33, o goleiro Martini salvou o Avaí de mais um gol. Ele fez três defesas difíceis em sequência e conseguiu evitar o pior. Com a boa vitória na Ressacada, e uma rodada com resultados perfeitos, o Leão lidera o segundo turno da competição e fica bem perto do título.




CHAPECOENSE 2X2 FIGUEIRENSE
Figueirense abre dois de vantagem, vacila e permite o empate do Chapecoense







Com uma arbitragem polêmica, o jogo entre Chapecoense e Figueirense terminou empatado, no Índio Condá, em Chapecó. O Figueira abriu o placar e, no segundo tempo, chegou a fazer 2 a 0, gols de Schmöller e Lucas. No entanto, os anfitriões empataram com Rafael Morisco e Fabinho.

Bruno Cazarine, por simulação de pênalti, levou cartão vermelho no início do segundo tempo. Outro lance polêmico do árbitro Jeferson Schmidt foi a expulsão do volante alvinegro Bruno Octávio, em um lance de falta próxima à marca de escanteio no campo de ataque do Verdão.


- Tem que perguntar para a arbitragem o que o Chapecoense vai fazer sem o Cazarine na última rodada. Para eles, um cartão vermelho não muda nada. Mas para nós muda muita coisa - desabafou o técnico do Chapecoense, Mauro Ovelha, no fim da partida.

Com o encerramento da oitava e penúltima rodada do returno, o Chapecoense chegou aos 17 pontos, empatada com o Metropolitano na segunda colocação. Já o Figueirense está em quinto lugar, somando 12 pontos, quatro à frente do sexto colocado, o Atlético Ibirama.

Na classificação geral, o time de Chapecó caiu da segunda para a terceira colocação. O Figueirense está em sexto, na frente de Brusque, Metropolitano e dos já rebaixados Marcílio Dias e Atlético de Tubarão.

Pela última rodada do returno, o Figueirense recebe o Criciúma, na quarta-feira, às 20h30m. Já a Chapecoense enfrenta o JEC, na Arena, no mesmo horário.


Os gols


No primeiro tempo, o Figueirense tinha mais volume de jogo, com uma marcação bem colocada no meio. Aos 28 minutos, Jairo cobrou escanteio da esquerda e encontrou Schmöller bem posicionado para mandar de cabeça na gaveta do gol de Nivaldo.

Logo aos 8 minutos da etapa final, Fabinho recebeu na área e mandou rumo à meta de Wilson, mas o goleiro do Figueirense, inspirado, defendeu com os pés. No contra-ataque, Davidson cruzou da direita e, de cabeça, Lucas completou e balançou as redes para marcar o segundo dos visitantes.

Roberto Fernandes fez duas alterações na equipe, aos 15 minutos: sacou Schwenck para a entrada de Rafael Coelho no ataque, e Schmöller deu lugar a Rafael Ueta. A ausência do volante alvinegro, porém, parece ter sido sentida logo nos minutos seguintes.

O Figueirense levou dois gols em um intervalo de dois minutos. Aos 18, Rafael Morisco recebeu a cobrança de escanteio na segunda trave e cabeceou no cantinho de Wilson. Aos 20, Fabinho avançou pela direita e chutou cruzado para empatar, no Índio Condá.

A torcida foi à loucura e ajudou o Chapecoense a dominar o restante da partida. O Figueirense perdeu um gol com Rafael Coelho, que chutou cruzado. A bola passou direto por Nivaldo e por pouco foi para fora. Já o Verdão conseguiu criar diversas chances, sobretudo nos últimos minutos, mas não conseguiu virar a partida.



MARCÍLIO DIAS 4X1 JOINVILLE
Marcílio Dias goleia o Joinville, mas não evita o rebaixamento






O Marcílio Dias goleou o líder Joinville, de virada, por 4 a 1, neste domingo, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, pela penúltima rodada do returno do Campeonato Catarinense. Ítalo, três vezes, e Leandro Costa marcaram para o time da casa. Fábio Oliveira fez para os visitantes. Foi o gol mais rápido de todo o Estadual, aos 30 segundos de jogo.

Com o resultado, o Marinheiro chegou aos 17 pontos na classificação geral, mas foi rebaixado, junto com o lanterna Atlético de Tubarão, para a Divisão Especial do Catarinense. O Rubro-Anil está quatro pontos atrás do Metropolitano, que bateu o Brusque por 3 a 1 neste domingo, e não tem mais chances de ultrapassar o time de Blumenau na última rodada.

Já o JEC segue na liderança do campeonato e se garantiu a classificação no quadrangular final pelo índice técnico. O time do Norte despencou na tabela do returno e não tem mais chance de ser campeão da segunda fase. Na quarta posição, com 16 pontos, o time está abaixo de Avaí (19), Chapecoense (17) e Metropolitano (17).

Na quarta-feira, o Marcílio Dias vai a Ibirama enfrentar o Atlético no estádio Hermann Aichinger, às 20h30m. Na mesma hora, o Joinville recebe a Chapecoense, na Arena.



METROPOLITANO 3X1 BRUSQUE
Vitória do Metrô


O Metropolitano confirmou a excelente recuperação no returno e venceu o Brusque por 3 a 1, no estádio do Sesi, em Blumenau. Ricardo Lobo abriu o placar, aos seis minutos do primeiro tempo. Acerola, artilheiro do time com 10 gols, marcou mais um, aos 35 minutos do primeiro, e aos 20 do segundo tempo. Carlinhos descontou para o Brusque, aos 44 da etapa final.

Com o resultado o Metrô chega aos 17 pontos no returno, aos 21 na classificação geral e escapa definitivamente do rebaixamento. O time precisa de uma vitória sobre o Avaí para ficar com o título do returno do Catarinense. Metropolitano e Avaí se enfrentam na próxima quarta-feira, às 20h30m, em Blumenau.


Segundo turno - oitava rodada
Sábado, 21 de março
16h - Criciúma 4 x 1 Tubarão