Brasil de Pelotas perde de virada e cai para a Segundona gaúcha
Em 2010, o Brasil de Pelotas vai disputar a Segundona Gaúcha. O rebaixamento Xavante foi decretado nesta noite de terça-feira, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. Pela quinta rodada do segundo turno do Gauchão 2009, o Veranópolis venceu o Brasil por 3 a 1, de virada. Resultado que inviabiliza qualquer possibilidade de reação do rubro-negro pelotense. Somando apenas quatro pontos na classificação geral, e com dois jogos por disputar, o Brasil pode chegar no máximo a dez pontos. Como o Inter de Santa Maria - primeira equipe fora da zona de rebaixamento - está com 11 pontos, o Xavante não tem mais como fugir da Segundona.
O Brasil disputou o Gauchão 2009 marcado pelo acidente ocorrido no dia 15 de janeiro, quando a delegação do Brasil voltava de um amistoso contra o Santa Cruz e o ônibus capotou, matando dois jogadores - Cláudio Millar e Régis - e o preparador de goleiros Giovani Guimarães. Resta ao clube se preparar para a disputa da Série C do Brasileirão, que teve sua tabela divulgada nesta terça.
Já o Veranópolis sobe para dez pontos no segundo turno, e assume provisoriamente a vice-liderança da Chave 1. A vitória foi importante para a equipe permanecer com boas chances de disputar as finais da Taça Fábio Koff.
O jogo
As poucas chances criadas pelo VEC no primeiro tempo foram frustradas pelas defesas do goleiro Luiz Carlos, melhor jogador do Brasil na etapa inicial. Com o 0 a 0 contra o lanterna da competição, os jogadores do Veranópolis precisaram ir aos vestiários sob vaias de alguns torcedores.
A morosidade da partida foi quebrada aos sete minutos do segundo tempo, com o centroavante Kelson, que abriu o placar para o Brasil. Mas o gol, que servia para manter a equipe na Primeira Divisão até a próxima rodada, não foi suficiente.
Dez minutos depois, Miro Bahia empatou, de cabeça: 1 a 1. E o gol do Veranópolis levou a equipe da casa para cima, tentando a virada. Objetivo alcançado aos 26, com o gol do volante Eduardinho. Miro Bahia, aos 46, teve tempo de fechar o placar em 3 a 1.
Pela penúltima rodada da fase classificatória do segundo turno do Gauchão, as duas equipes voltam a jogar no próximo domingo. Às 15h (de Brasília), o Brasil de Pelotas cumpre tabela contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. E às 16h, o Veranópolis vai a Santa Maria encarar o Inter de Santa Maria.
ESPORTIVO 2X6 INTERNACIONAL
Em lua-de-mel com a bola, Inter vence mais uma e garante classificação
Com o talento do agora casado Nilmar e os gols de Taison, o Internacional voltou a mostrar que está em lua-de-mel com a bola. O time colorado alcançou a nona vitória consecutiva na temporada ao fazer 6 a 2 no Esportivo na noite desta terça-feira, em Bento Gonçalves. O resultado garantiu antecipadamente a equipe de Tite nas quartas-de-final da Taça Fábio Koff, o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
O Inter passeia no Gauchão. No returno, são cinco vitórias (quatro delas por goleada) em cinco jogos, com 22 gols marcados e apenas três sofridos. Contra o Esportivo, destaque novamente para a dupla de ataque. Nilmar fez três gols e deu passes geniais para outros dois. Taison, artilheiro do Estadual, também marcou três vezes.
O time vermelho agora luta para assegurar a primeira colocação da chave e, assim, ter a vantagem de jogar em casa nas etapas eliminatórias. O próximo jogo é sábado, contra o Juventude, em Caxias do Sul.
Veja a classificação do Campeonato Gaúcho
Lua-de-mel faz bem a Nilmar

Deve ter dirigente do Inter pensando em dar uma lua-de-mel por semana para Nilmar. De volta ao time após aproveitar os primeiros dias de casado, o atacante detonou em Bento Gonçalves. Inspirado, teve sua melhor atuação na temporada.
O gol foi o de menos. Geniais mesmo foram os passes do atacante para Taison. Mas antes de ele esbanjar técnica, sobrou sorte. O Esportivo era melhor em campo até os 15 minutos, quando Andrezinho mandou cruzamento na área, a bola bateu nas costas de Nunes e ficou pronta para o atacante, só esperando a conclusão. Ele não desperdiçou.
Aí o jogador resolveu brincar de jogar bola. Foram duas pinturas, dois presentes para Taison. No segundo gol, Nilmar partiu em disparada, deixou a zagueirada para trás e ajeitou de calcanhar para o colega. Antes de os defensores do Esportivo entenderem o que estava acontecendo, Taison mandou o chute, que desviou na defesa e entrou no cantinho: 2 a 0.
O gol foi aos 43 minutos. Já era ótimo para o primeiro tempo, mas não era tudo. Logo depois, a bola voou novamente na direção de Nilmar. Quando chegou nele, a redondinha foi recebida com um toque de ombro, de genialidade pura, e automaticamente rumou para a direção de Taison, que dividiu com o goleiro Rafael para fazer 3 a 0.
A qualidade do ataque colorado foi a contrapartida em um primeiro tempo moroso, com mais enrolação do que criatividade no Inter. Quando resolveu jogar, o time de Tite encontrou os gols sem problemas.
Mais gols de ambos
No segundo tempo, o Inter afrouxou um pouco a marcação, deu espaço ao Esportivo e acabou levando o gol. Evilásio, aos 15 minutos, recebeu na área, dominou com a direita e, caindo, concluiu de canhota. Lauro não conseguiu evitar.
O fio de esperança do Esportivo durou muito pouco. No minuto seguinte, o Inter fez outro gol, novamente com Taison. O atacante recebeu em profundidade, disparou pela esquerda e concluiu com qualidade: 4 a 1.
Nilmar marcaria outros dois. Após bela linha de passe, envolvendo inclusive reservas como Giuliano e Alecsandro, a bola chegou para o atacante quase sobre a linha. Aos 33 minutos, ele só precisou empurrar para a rede. Aos 36, em um lance parecido, Nilmar novamente concluiu, de bico, para fazer o sexto.
Aos 43, o Esportivo conseguiu descontar. Juninho Botelho bateu falta, a bola desviou na barreira e entrou no gol de Lauro. Foi o último gol do jogo.
Ficha técnica:
ESPORTIVO 2 x 6 INTERNACIONAL
ESPORTIVO
Rafael, Ramon, Ronan (Felipe Oliveira) e Hélton; Josiel, Sidnei, Alexandre (Galego), Dangelo (Juninho Botelho) e Nunes; Waldison e Evilásio.
Técnico: Paulo Porto.
INTERNACIONAL
Lauro, Danilo Silva, Bolívar, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Sandro (Rosinei), Magrão, Guiñazu e Andrezinho (Giuliano); Taison (Alecsandro) e Nilmar.
Técnico: Tite.
Gols: Nilmar, aos 15 do primeiro tempo e aos 33 e 39 do segundo, e Taison, aos 43 e 44 minutos do primeiro e aos 16 do segundo; Evilásio, aos 15, e Juninho Botelho, aos 44 do segundo.
Cartões amarelos: Juninho Botelho (Esportivo); Taison (Internacional).
Estádio: Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Data: 24/03/2009.
Horário: 21h50m (de Brasília).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden.
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição e José Eduardo Calza.