sábado, 28 de março de 2009

Eliminatórias Européias da Copa do Mundo

RÚSSIA 2X0 AZERBAIJÃO
Rússia passa pelo Azerbaijão sem sustos e segue na cola da líder Alemanha




A Rússia superou neste sábado o Azerbaijão pelo placar de 2 a 0 no Estádio Olímpico Luzhniki de Moscou, pelo grupo 4 das eliminatórias Europeias à Copa do Mundo de 2010.

O atacante Pavlyuchenko abriu o placar para os donos da casa aos 32 da primeira etapa, e Zyrianov fechou o resultado aos 26. A Rússia não perde em casa há 49 partidas.




A vitória deixa os comandados do técnico holandês Guus Hiddink - que assumiu o lugar de Luiz Felipe Scolari no Chelsea - com nove pontos e ainda na briga pela vaga. A principal concorrente é a líder Alemanha.

Já o Azerbaijão contou com três brasileiros naturalizados: o atacante Leandro Gomes e Fabio Ramin, que foram a campo, e Ernani, no banco. A equipe tem um ponto em quatro partidas e não tem mais chances de classificação.



Federação Russa admite "dividir" técnico com o Chelsea



A Federação Russa de Futebol afirmou neste sábado que não se opõe a que o holandês Guus Hiddink, técnico da Rússia, continue compatibilizando seu cargo com a direção do clube Chelsea, da Inglaterra.

"Se o Chelsea deseja continuar nessa situação, estamos dispostos a negociar com seus proprietários. A situação nos convém", afirmou o secretário-geral da Federação, Alexei Sorokin, ao jornal "The Daily Mail".

"Outra coisa seria se fosse um clube russo, porque poderia ter a tentação de atender mais a seus jogadores que aos outros", destacou.



PAÍS DE GALES 0X2 FINLÂNDIA
Finlândia vai a Gales e vence pelas eliminatórias à Copa do Mundo de 2010


A Finlândia foi ao Millenium Stadium de Cardiff e saiu com uma vitória de 2 a 0 sobre o País de Gales, em partida pelo grupo 4 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010 disputada neste sábado. Aos 43, Johansson abriu o placar para os finlandeses. No segundo tempo Kuqi saiu do banco para marcar com apenas três minutos em campo, aos 46.



Com o triunfo, a Finlândia fica com sete pontos e pula para o terceiro lugar da chave, dois atrás da Rússia e com três de desvantagem para a Alemanha, que joga ainda hoje com Liechtenstein em Leipzig.

Mais cedo, a Rússia superou o Azerbaijão pelo placar de 2 a 0 no Estádio Olímpico Luzhniki de Moscou. Pavlyuchenko e Zyrianov marcaram para a seleção comandada pelo técnico holandês Guus Hiddink - que assumiu o lugar de Luiz Felipe Scolari no Chelsea.

Já o Azerbaijão tem um ponto em quatro partidas e nenhuma chance mais de classificação.



IRLANDA DO NORTE 3X2 POLÔNIA
Irlanda do Norte derrota Polônia e assume a ponta do Grupo 3


Contando com a força da torcida no Windsor Park de Belfast, a Irlanda do Norte manteve vivas as chances de classificação à Copa do Mundo. Em jogo válido pelo Grupo 3 das eliminatórias europeias, a seleção da casa bateu a Polônia por 3 a 2.



Aos nove minutos, Feeney abriu o placar para os norte-irlandeses após receber de Damien Johnson. Foi seu quarto gol pela seleção. O empate dos visitantes veio aos 27, por meio de Jelen. A defesa parou para pedir impedimento, mas a arbitragem validou.


A Irlanda do Norte começou com tudo a etapa final e Jonny Evans fez o segundo logo aos dois minutos, após escanteio de McCann. O terceiro, aos 16, veio em um lance infeliz da defesa polonesa: Zewlakow recuou a bola, o goleiro Boruc tentou dominar e acabou enganado pelo quique, deixando ela entrar. Saganowski fez o segundo da Polônia no último minuto, de peixinho, mas não havia tempo para mais nada.

O importante triunfo deixa a Irlanda do Norte na liderança da chave, com dez pontos ganhos - um a mais do que a Eslováquia, goleada em amistoso pela Inglaterra -, em seis jogos. Já a Polônia com sete pontos, em cinco jogos, está em quinto lugar.

No outro jogo do grupo neste sábado, Eslovênia e República Tcheca ficaram no 0 a 0. Ambos têm cinco jogos disputados e oito pontos ganhos, dividindo a terceira colocação.


O próximo jogo da seleção norte-irlandesa será novamente em Belfast, na quarta, diante da Eslovênia. Já a República Tcheca recebe a Eslováquia em Praga e a Polônia deverá ter vida bem fácil enfrentando o lanterna San Marino, em Kielce.



Os resultados do Grupo 3 neste sábado
Eslovênia 0 x 0 República Tcheca



MOLDÁVIA 0X2 SUÍÇA
Suíça vence a Moldávia e se junta à Grécia na liderança do Grupo 2


A Suíça venceu neste sábado a Moldávia por 2 a 0, fora de casa, na cidade de Chisinau, pelo grupo 2 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010. O artilheiro Alexander Frei, do Borussia Dortmund, se encarregou de abrir o placar para os suíços aos 32 de jogo. O volante caboverdiano naturalizado Gelson Fernandes, companheiro dos brasileiros Robinho e Elano no Manchester City, ampliou nos acréscimos e definiu a vitória.



A equipe chega aos dez pontos e termina com a liderança da chave ao lado da Grécia, que também neste sábado empatou com Israel por 1 a 1, na cidade Ramat Gan. Israel tem nove pontos ganhos e vem logo atrás.

Já a Moldávia segue na lanterna da chave, com apenas um ponto. Na próxima quarta, a equipe volta a enfrentar a Suíça, mas em Genebra. Também pela chave, a Letônia não teve dificuldades para golear Luxemburgo por 4 a 0, na casa do adversário, e chegar aos sete pontos, mantendo a quarta posição.


ALEMANHA 4X0 LIECHTENSTEIN
Golaço de Ballack abre caminho para goleada da Alemanha sobre Liechtenstein





Em jogo válido pelo Grupo 4 das eliminatórias europeias, a Alemanha despachou a fraca seleção de Liechtenstein, neste sábado, por 4 a 0. Jogando em casa, os comandados de Joachim Löw conseguiram passar fácil pelos visitantes, que em momento algum ofereceram resistência. Agora, os alemães lideram a chave com 13 pontos.

Logo aos quatro minutos, Ballack abriu o placar com um golaço. Schweinsteiger cruzou, e o meia do Chelsea pegou de primeira, na entrada da área, fuzilando o goleiro Jehle. Apenas cinco minutos depois, Marcell Jansen ampliou, aproveitando rebote na entrada da pequena área.

No segundo tempo, a Alemanha não diminuiu o ritmo e com três minutos fez o terceiro. Em uma jogada muito bem trabalhada, com toques rápidos e envolventes, a bola sobrou para Schweinsteiger concluir, sozinho, na cara do gol. Mais dois minutos e foi a vez de Podolski deixar o seu. Em cruzamento vindo da esquerda, o zagueiro de Liechtenstein se atrapalhou e o jogador do Bayern de Munique só teve o trabalho de empurrar para o gol.



Confira a classificação das eliminatórias europeias


Com o resultado, a Alemanha continua na liderança com 13, seguida pela Rússia, que venceu o Azerbaijão por 2 a 0, com nove e um jogo a menos. A Finlândia aparece na terceira posição com sete, já que venceu o País de Gales, também por 2 a 0.


MONTENEGRO 0X2 ITÁLIA
Itália vence Montenegro e se isola na liderança do Grupo 8 das eliminatórias





Itália e Irlanda seguem a disputa acirrada pela vaga do Grupo 8 nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Mas neste sábado, a Azzurra se deu melhor e soube aproveitar o tropeço dos irlandeses para se isolar na liderança da chave. Com gols de Pirlo e Pazzini, o time comandado pelo técnico Marcello Lippi venceu Montenegro fora de casa, por 2 a 0.

A Irlanda recebeu a Bulgária em Dublin, mas vacilou no fim do segundo tempo e acabou ficando no 1 a 1. O zagueiro Richard Dunne abriu o placar para a equipe da casa no início da partida, mas Kilbane fez contra e empatou.

Com o resultado, a Itália chega aos 13 pontos ganhos e se isola na ponta do Grupo 8, dois pontos na frente da Irlanda. A Bulgária, com quatro, divide a terceira posição com Chipre, que neste sábado passou pela lanterna Geórgia por 2 a 1. Os búlgaros ainda estão na briga, porque têm um jogo a menos do que italianos e irlandeses.



A Itália abriu o placar logo aos 11 minutos, depois que o zagueiro de Montenegro Batak tentou cortar um cruzamento com a mão. Pirlo cobrou com muita categoria, colocando a Azzurra na frente. A vantagem fez bem ao time visitante, que sabe como poucos atuar no contra-ataque. Se não fosse por uma falha de Cannavaro, aos 18 minutos, quando deveria ter sido expulso por ser o último homem (ele escorregou e, caído, esticou a perna para derrubar Jovetic), a equipe de Marcello Lippi teria terminado a primeira etapa sem sofrer sustos.

No segundo tempo, a partida continuou favorável para a Itália, que teve mais domínio e criou as melhores chances. Aos 29, a equipe chegou ao segundo gol e deu um banho de água fria em Montenegro. Pazzini recebeu cruzamento de Pirlo e testou livre.



Resultados do Grupo 8
Irlanda 1 x 1 Bulgária
Chipre 2 x 1 Geórgia


LITUÂNIA 0X1 FRANÇA
França vence no sufoco e segue na cola da Sérvia no Grupo 7 das eliminatórias





Mesmo sem jogar um grande futebol, a França conseguiu importante resultado ao derrotar neste sábado a Lituânia fora de casa, em Kaunas, por 1 a 0. Frank Ribéry marcou o gol da vitória, aos 22 minutos da etapa final.



Com o triunfo, os Bleus somam agora sete pontos e seguem na cola da Sérvia, que lidera a chave com 12.

O jogo valia a ponta para a Lituânia, que tinha nove pontos e um jogo a mais. A equipe da casa precisa da vitória para se distanciar ainda mais dos adversários. Para a França, não restava outra alternativa: vencer, e continuar sonhando com a classificação para Copa do Mundo de 2010



No segundo tempo, Ribéry aproveitou a falha da defesa adversária e decretou o triunfo.



Dois jogos acontecem na próxima quarta: a França volta a enfrentar a Lituânia, mas no Stade de France de Saint-Denis, e a Áustria, quarta colocada, pega a Romênia em Klagenfurt


ROMÊNIA 2X3 SÉRVIA
Sérvia derrota Romênia e mantém ponta nas eliminatórias da Copa


A Sérvia permaneceu na liderança do grupo 7 das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2010 ao bater a Romênia por 3 a 2 longe de sua torcida, na cidade de Constanta.

Jovanovic, aos 18, e Stoica, contra, aos 44, colocaram os sérvios com 2 a 0 no placar. O atacante Marica fez o primeiro da Romênia aos seis minutos da etapa final.

Porém, a reação dos donos da casa acabou aos 14, quando Ivanovic fez o terceiro da seleção sérvia. Stoica descontou aos 29, mas a equipe não conseguiu empatar.

Com o resultado, a Sérvia sobe para 12 pontos na chave e fica momentaneamente na liderança isolada.


A Romênia fica em quinto na chave, com quatro pontos, junto com Áustria. Ilhas Faroe segura a lanterna com um ponto.



HOLANDA 3X0 ESCÓCIA
Holanda vence a Escócia e fica em situação mais do que confortável


A Holanda atropelou a Escócia pelo placar de 3 a 0 na Amsterdã Arena e disparou na liderança do grupo 9 das eliminatórias europeias, ficando mais próxima da Copa do Mundo de 2010.

O artilheiro Klaas-Jan Huntelaar, do Real Madrid, abriu o placar aos 30, cabeceando bola alçada por Arjen Robben, seu companheiro de equipe. Nos acréscimos da primeira etapa, Van Persie marcou o segundo da Holanda.


Kuyt, do Liverpool, fechou o resultado aos 32 do segundo tempo, em cobrança de pênalti.

Os holandeses chegaram à quarta vitória em igual número de jogos e abriram incríveis oito pontos de vantagem em relação aos próprios escoceses e à Islândia, que aparece como vice-líder. A equipe tem chance de ampliar ainda mais a condição na próxima quarta, quando recebe a Macedônia, quarta colocada com três pontos. Já escoceses e islandeses disputam a segunda colocação em Glasgow.



PORTUGAL 0X0 SUÉCIA
Portugal empata com a Suécia e fica em situação complicada nas eliminatórias






A seleção de Portugal somou mais um resultado ruim no grupo 1 das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2010 ao empatar sem gols com a Suécia, no Estádio do Dragão.



Clique e confira a classificação das eliminatórias europeias

Mesmo contando com Cristiano Ronaldo e o meia brasileiro naturalizado português Deco, a equipe treinada por Carlos Queiroz tropeçou em casa e se complicou na luta por uma vaga no Mundial. Os portugueses aparecem em terceiro lugar, com seis pontos, empatados com Albânia e Suécia, que tem um jogo a menos do que Portugal.

A liderança é da Dinamarca, que foi a Ta'Qali e goleou Malta pelo placar de 3 a 0, também neste sábado. Os dinamarqueses aparecem com dez pontos, ao lado da Hungria, que venceu a Albânia por 1 a 0, em Tirana.

Na próxima quarta, os líderes voltam a campo. A Hungria recebe Malta em Budapeste, enquanto a Dinamarca pega a Albânia também em sua capital, Copenhague.



Resultados do Grupo 1
Malta 0 x 3 Dinamarca
Albânia 0 x 1 Hungria



ESPANHA 1X0 TURQUIA
Espanha sofre, mas bate Turquia e segue 100% no Grupo 5 pelas eliminatórias





A Espanha recebeu neste sábado a Turquia e conseguiu uma vitória apertada de 1 a 0, pelo Grupo 5 das eliminatórias da Europa para a Copa de 2010.

Com o resultado, os espanhóis mantiveram os 100% de aproveitamento: são cinco vitórias em cinco jogos.

O gol único do jogo saiu aos 15 minutos do segundo tempo. Xavi cobrou falta, Sergio Ramos desviou e a bola sobrou para o zagueiro Piqué, que tocou para o fundo da rede.

A partida em Madri teve o duelo entre dois brasileiros naturalizados: Marcos Senna, pela Espanha, e Mehmet Aurélio, na Turquia.

A vitória deixou a Espanha com 15 pontos e muito perto da vaga na Copa do Mundo.

Já os turcos estão em terceiro lugar, com nove.

A chave tem rodada completa na próxima quarta, com a inversão dos mandos de campo: os turcos pegam a Espanha em Istambul, enquanto a Bósnia joga contra a Bélgica em Zenica. Já Armênia e Estônia, que empataram em 2 a 2 na casa do primeiro, se enfrentam em Tallinn.

Com a igualdade, a Estônia segue como vice-lanterna do grupo, com dois pontos, enquanto a Armênia somou seu primeiro na competição e está em último lugar. As duas equipes só jogam para cumprir tabela.



BÉLGICA 2X4 BÓSNIA
Bósnia surpreende Bélgica e ainda luta nas eliminatórias


A seleção da Bósnia-Herzegovina superou a Bélgica por 4 a 2 neste sábado, mesmo na cidade de Genk, e segue com chances, ainda que remotas, de lutar ao menos por uma vaga na repescagem no grupo 5 das eliminatórias europeias da Copa de 2010.

Dzeko colocou os visitantes à frente logo aos sete minutos, mas a Bélgica empatou com Dembele aos 20 da etapa final.

Mas a reação bósnia ainda estava por vir: Jahic fez o segundo aos 29, Bajramovic marcou outro aos 35 e Misimovic fechou aos 41. Sonck descontou aos 44 para a Bélgica, que caiu para a quarta posição com seis pontos.

A Bósnia chega aos nove e ocupa momentaneamente a vice-liderança, um ponto à frente da Turquia. A Espanha, que pega os turcos hoje em Madri, está com 12.

A chave tem rodada completa na próxima quarta, com a inversão dos mandos de campo: os turcos pegam a Espanha em Istambul, enquanto a Bósnia joga contra a Bélgica em Zenica.