No primeiro Ba-Vi de 2009, Esquadrão de Aço bate o Leão no Barradão
Neste domingo, no primeiro clássico Ba-Vi de 2009, o Bahia desbancou o favoritismo do Vitória - que até então era o líder do Campeonato Baiano - e venceu o rival por 2 a 0, em pleno Barradão, em jogo que também ficou marcado por um incidente na arquibancada, ferindo pelo menos 50 pessoas. Beto e Elton, ambos no segundo tempo, garantiram os três pontos para o Tricolor e a liderança do Estadual diante de 35 mil pagantes. Detalhe: o Bahia tem um jogo a menos, pois a partida contra o Madre de Deus foi adiada.
Na arquibancada, um tumulto iniciado na torcida rubro-negra agitou de forma negativa o jogo logo no início do primeiro tempo. A polícia tentou conter uma confusão de torcedores. Houve correria, e algumas pessoas caíram. Com ferimentos leves, as vítimas foram atendidas na UTI Móvel de plantão no estádio. Outras foram levadas para atendimento em locais próximos. Os quadros mais graves foram de torcedores que sofreram fraturas.
Confira a classificação do Campeonato Baiano 2009
A rivalidade entre a equipes é tanta que extrapola o limite da competição. Faltando pouco menos de dez minutos para o fim do clássico, o nome do Bahia foi retirado do placar do estádio Manuel Barradas quando o marcador já estava definido a favor da equipe visitante.
Na próxima rodada, o Bahia recebe o Poções, em Pituaçu, enquanto Vitória encara o Ipitanga, fora de casa. As partidas acontecem nesta quarta-feira, às 21h30m (horário de Brasília).
Nervos à flor da pele

Quando se trata de clássico Ba-Vi, a rivalidade vem à tona. E mal a bola rolou no Barradão, Vanderson, do Vitória, e Ananias, do Bahia, protagonizaram a primeira confusão. Aos quatro minutos, após uma entrada dura do volante rubro-negro sobre o meio-campo tricolor, os jogadores começaram um empurra-empurra e foram punidos com o cartão amarelo.
Até os 15, a partida permaneceu muito truncada, com as equipes criando poucas jogadas. O veterano Jackson era a figura mais presente do Leão, juntamente com o volante Bida; Enquanto Hélton Luiz, Beto e Reinaldo Alagoano respondiam pelo Esquadrão de Aço até o fim da primeira etapa.
Tricolor faz o carnaval na casa do rival

Na volta do intervalo, o técnico Alexandre Gallo colocou Leo Medeiros e tirou Hélton Luiz para tentar melhorar a movimentação e a criação do meio-campo do Bahia. O técnico Vágner Mancini manteve a formação do Vitória. O Tricolor adiantou a marcação, forçando o erro de passes do Leão, e melhorou na partida.
Aos 15, o lateral Rubens Cardoso cobrou falta para a área. O atacante Beto, que é baixinho, se antecipou ao goleiro Viafara e escorou para o fundo da rede. A bola ainda resvalou no zagueiro Thiago Gomes antes de entrar. O Esquadrão de Aço abriu o placar. Após o gol, o treinador Vágner Mancini tirou Nadson, apagado, e pôs Gláucio.
Quatro minutos mais tarde, o meio-campo Elton aproveitou uma falha incrível do arqueiro Viafara e ampliou a vantagem do Esquadrão de Aço. Na sequência, William substituiu André Luis, que irritou a torcida rubro-negra. Os ânimos voltaram a esquentar quando Apodi e Alison trocaram 'gentilezas'.
Em vantagem, o Bahia diminuiu o ritmo e passou a sair nos contra-ataques. O Vitória procurava desesperadamente diminuir o placar com os atacantes Neto Baiano, Gláucio e Washington, que entrou no lugar de Jackson, mas sem sucesso. Após o apito final, quem antecipou o carnaval e assumiu a liderança foi o Tricolor.
Ficha técnica:
VITÓRIA 0 x 2 BAHIA
VITÓRIA
Viafara; Apodi, Thiago Gomes, Anderson Martins e Bosco; Vanderson, Bida, André Luís (William) e Jackson (Washington); Nadson (Gláucio) e Neto Baiano.
Técnico: Márcio Bittencourt.
BAHIA
Fernando; Marcone (Patrício), Alison, Nen e Rubens Cardoso; Leandro Makelele, Elton, Hélton Luiz (Leo Medeiros) e Ananias; Reinaldo Alagoano e Beto (Rogério).
Técnico: Alexandre Gallo.
Gols: Beto, aos 15, e Elton, aos 19 minutos do segundo tempo (Bahia).
Cartões amarelos: Vanderson, Thiago Gomes, Viafara, Bida, Bosco, Apodi (Vitória); Ananias, Alison, Leandro Makelele (Bahia).
Cartão vermelho: Vanderson (Vitória).
Estádio: Barradão: 08/02/2008.
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação.
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira e Raimundo Carneiro de Oliveira.
Renda e Público: R$ 626.130,00 / 36.798 pagantes
Primeira fase - sétima rodada
Domingo, 08/02
17h - Itabuna 1x0 Colo-Colo
17h - Feirense 0x0 Fluminense
17h - Ipitanga 1x2 Madre de Deus
17h - Poções 1x4 Vitória da Conquista
17h - Atlético 1x0 Camaçari