quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Campeonato Mineiro

CRUZEIRO 5X0 GUARANI - MG
Cruzeiro goleia Guarani e lidera isolado





Com time misto, mas sem dificuldade, o Cruzeiro goleou o Guarani por 5 a 0 na noite desta quinta-feira no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Em ritmo de treino, Alessandro, Leonardo Silva, Wellington Paulista, Jonathan e Soares marcaram os gols celestes. Com o resultado, a Raposa segue com 100% de aproveitamento e assume a liderança isolada do Estadual, com 12 pontos. Derrotado pela quarta vez na competição, o Guarani segue na lanterna, sem pontuar. (Assista aos gols celestes no vídeo ao lado.)



Na próxima rodada, o Cruzeiro faz com o Atlético-MG o primeiro clássico mineiro de 2009 em partidas oficiais e em território nacional. As equipes já se encontraram no dia 17 de janeiro, em partida válida pelo Torneio Verão, em Montevidéu, no Uruguai. Melhor para Raposa, que venceu por 4 a 2. O Guarani vai a Uberlândia enfrentar o time da casa. Ambas as partidas acontecem no próximo domingo.



O jogo



Veloz desde o primeiro apito do juiz, o Cruzeiro começou melhor e não demorou a criar suas primeiras chances de gol. Com apenas três minutos de bola rolando, Wellington Paulista, dentro da área do Guarani, deu o primeiro chute a gol da partida. A bola bateu na zaga e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Alessandro teve a oportunidade de marcar, mas acertou o zagueiro Na sobra, Wellington tentou mais uma vez, mas a defesa afastou.



Com pouca criatividade, o Guarani teve dificuldades para penetrar a defesa celeste. Com isso, o Tamanduá assustou apenas nas bolas paradas. Além de alguns escanteios bem cobrados que fizeram os zagueiros do Cruzeiro trabalharem, as faltas exigiram atenção do goleiro Andrey. Depois de uma defesa sem dificuldade em cobrança rasteira do zagueiro Fábio Recife, o reserva de Fábio teve que se esforçar para espalmar o chute forte de Diego Paulista em outra falta, minutos depois.



Veja a classificação do Campeonato Mineiro



Raposa domina o Tamanduá



O Cruzeiro seguiu pressionando e não teve que se esforçar muito para abrir o placar. Aos 22 minutos, o volante Elicarlos fez boa jogada pela direita, passou como quis pela marcação e centrou para a área. Sozinho, em cima da linha da pequena área, Alessandro não teve dificuldade para tocar para o fundo do gol vazio. Falha de marcação da defesa do Bugre. Se Alessandro não alcançasse a bola, Wellington Paulista, também livre, marcaria.



A vantagem deu tranquilidade à Raposa, que jogou a maior parte da primeira etapa no campo de ataque. Mesmo improvisado na lateral-esquerda, o meia Gerson Magrão esteve perto de fazer um belíssimo gol. Depois se livrar de três marcadores e penetrar a área adversária, o jogador permitiu o corte da zaga quando já se preparava para tocar na saída do goleiro Fábio. O Guarani só voltou ao ataque no último minuto da primeira etapa. Neguinho arriscou de fora de área e Andrey encaixou com segurança.





Goleada celeste vem na segunda etapa





O Cruzeiro voltou do intervalo com a mesma postura que teve na primeira etapa e era questão de tempo para a rede do Guarani balançar outras vezes. Em ritmo de treino, a Raposa foi chegando cada vez mais perto de ampliar, o que aconteceu aos 12 minutos de segundo tempo. Os seis jogadores celestes na área do Tamanduá não tiveram dificuldade para tocar passe e, depois de um cruzamento perfeito de Gerson Magrão, o zagueiro Leonardo Silva subiu livre para cabecear para gol. O goleiro Fábio já estava atrás das linha quando conseguiu tocar a bola.

E o terceiro gol demorou menos ainda. Dois minutos depois, Wagner recebeu dentro da área, tentou avançar à linha de fundo, mas, tocado por Diego Paulista, caiu dentro da área. Pênalti que Wellington Paulista cobrou com perfeição. No ângulo superior esquerdo, com força, sem chance para o goleiro Fábio, que pulou para o outro lado.



Mais gols da Raposa


A facilidade para jogar fez a equipe celeste relaxar e o Guarani, por muito pouco não conseguiu descontar. A zaga bateu cabeça e o atacante Diego Campos recebeu a bola de frente para Andrey. O goleiro da Raposa apareceu bem e abafou. Na sobra, Diego Paulista chutou para o gol livre, mas o zagueiro Leonardo Silva se recuperou e, de carrinho, tirou a bola quase em cima da linha. Ele deixou o gramado ovacionado para a entrada de Gustavo.

Foi o suficiente para acordar o Cruzeiro. No lance seguinte, o lateral-direito Jonathan - deslocado para o meio-de-campo com a entrada de Jancarlos em seu setor de origem, substituindo o capitão Fabrício na partida - recebeu na pequena área e não desperdiçou. Ele recebeu do próprio Jancarlos, dominou, e estufou as redes.

A vida do Cruzeiro ficou ainda mais fácil depois que o volante Diego Paulista fez falta dura no jovem Diego, recebeu o segundo amarelo e deixou o Guarani com uma a menos. Tranquilamente, o Cruzeiro ainda ampliou. Gerson Magrão fez boa jogada, entregou para Bernardo que, de primeira, deixou Soares que havia acabado de entrar no lugar de Wagner, tocar para o gol e fechar a goleada aos 41 minutos do segundo tempo.



Ficha técnica:
CRUZEIRO 5 x 0 GUARANI
CRUZEIRO
Andrey; Jonathan, Leonardo Silva (Gustavo), Anderson e Gerson Magrão; Elicarlos, Fabrício (Jancarlos), Bernardo e Wagner (Soares); Alessandro e Wellington Paulista.
Técnico: Adilson Batista.
GUARANI
Fábio, Renê, Fábio Recife e Lúcio (Danilo Lins); Neguinho, Diego Paulista, Paulinho, William César (Fernandinho) e Ceará; Azulão (Conrado) e Diego Campos.
Técnico: Ney da Matta.
Gols: Alessandro, aos 22 minutos do primeiro tempo; Leonardo Silva, aos 11, Welligton Paulista, aos 14, Jonathan, aos 31, e Soares aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Renê, Lúcio, Ceará, Diego Paulista (Gurarani).
Cartão vermelho: Diego Paulista (Guarani)
Estádio: Mineirão. Data: 12/02/2009.
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior.
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Ângela Paula Cruz Régis Ribeiro.



Primeiro turno - quarta rodada
Terça, 10/02
Rio Branco 1 x 0 Democrata GV
Quarta, 11/02
Ituiutaba 4 x 1 Villa Nova
Tupi 1 x 1 América
Uberlândia 1 x 0 Social
Atlético 4 x 1 Uberaba