Grêmio vence Ju na re-estreia de Herrera

Sem correr quase nenhum risco, o Grêmio derrotou o Juventude por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, pela sétima rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O resultado, conseguido com gols de Ruy e Souza, põe o Tricolor no G-4 da Chave 2, com dez pontos. O atacante argentino Herrera re-estreou em bom estilo, dando o passe para o segundo gol, atuando apenas nso 15 minutos finais.
O Alviverde, que permanece com oito pontos, ainda perde uma posição na Chave 1, caindo para sexto lugar, já que o Avenida derrotou o Caxias por 1 a 0, fora de casa, no outro jogo que fechou a rodada.
O Grêmio ainda tem mais dois compromissos pelo primeiro turno. Neste domingo, às 16h, o Tricolor visita o Avenida, em Santa Cruz do Sul, e na terça, recebe o Brasil de Pelotas, no Olímpico, em jogo adiado. O Juventude recebe o São Luiz, domingo, no Alfredo Jaconi.
Veja a classificação do Campeonato Gaúcho
Com a presença de poucos torcedores no Olímpico, o Tricolor começou criando as melhores oportunidades de gol, embora errasse muitos passes. Aos seis, Souza e Willian Magrão fizeram boa jogada, mas quando Ruy ia receber livre pela direita, e defesa alviverde interceptou a bola. No minuto seguinte, Alex Mineiro apareceu sozinho na intermediária, mas a arbitragem marcou impedimento equivocadamente.
A partir dos oito, o goleiro Gatti começou a trabalhar pesado. Primeiro, após cruzamento na medida de Ruy, ele fez uma ótima defesa em cabeçada de Diogo. Aos 28, foi a vez do camisa 1 salvar a pátria caxiense em cabeçada perigosa de Rafael Marques. E aos 38, em mais um pequeno milagre, o arqueiro defendeu à queima-roupa um forte chute de Souza. No rebote, Ruy bateu triscado na zaga para fora.
Do outro lado, Victor também teve uma chance de mostrar tempo de reação. Em contra-ataque fulminante aos 43, Francismar bateu forte, mas o goleiro gremista segurou firme em um tempo só. Mas Gatti voltou a fechar a meta em mais uma oportunidade, em chute de Souza na cara do gol. No fim do primeiro tempo, a torcida começou a pedir a entrada de Herrera, que estava no banco pela primeira vez.
Cabeção resolve de novo
O técnico Celso Roth, sabendo da necessidade de uma vitória e do risco de não conseguir a classificação, sacou Jonas do banco, e não Herrera, na vaga de Rafael Marques. E logo em sua primeira oportunidade, Jonas acertou a trave em um incrível chute cruzado após passe de Alex Mineiro. Se o atacante não conseguiu, o lateral Ruy teve mais sucesso. Após tabelar com Alex, ele bateu cruzado, desta vez sem chance ou sorte para Gatti, abrindo o placar. A torcida retribuiu gritando o seu apelido: “Cabeção”.
Nitidamente mais solto que no primeiro tempo, o Tricolor quase marcou o segundo em duas chances. Primeiro, Jadilson chutou após escorada de Alex Mineiro, mas Gatti voltou a salvar. Depois, Ruy recebeu de Jonas e tentou de novo pela direita, mas mandou para fora. As coisas já não iam bem para o Jum, quando Mineiro, que já tinha um amarelo, fez falta dura em Willan Magrão e foi expulso. Se com 11 era difícil, com dez passou a ser impossível para o Alviverde.
O momento que a torcida tricolor tanto esperava pintou aos 29. Enfim, Herrera re-estreou na equipe gremista entrando na vaga de Alex Mineiro, que mesmo sem marcar, teve boa atuação e saiu sob fortes aplausos. No primeiro lance do atacante, ele raspou a cabeça na bola após boa jogada de Jonas, mas mandou para fora. Até que, aos 42, para delírio da torcida, Souza tabelou com o argentino e recebeu redondinha de vlta para marcar o segundo e decretar a recuperação tricolor no Olímpico. Do jeito que a torcida queria.
Ficha técnica:
GRÊMIO 2 x 0 JUVENTUDE
GRÊMIO
Victor, Léo, Réver e Rafael Marques (Jonas); Ruy, Diogo (Adílson), Willian Magrão, Tcheco, Souza e Jadilson; Alex Mineiro (Herrera).
Técnico: Celso Roth.
JUVENTUDE
Gatti, Luiz Felipe, Juan Perez, Alex Moraes e Mineiro; Renan (Leo Andrade), Walker, Tiago Renz e Francismar (Alan); Ivo a Allisson (Diego Rosa).
Técnico: PC Gusmão.
Gols: Ruy, aos dois minutos do segundo tempo, e Souza, aos 42 do segundo.
Cartões amarelos: Rafael Marques, Ruy, Réver, Souza e Diogo (Grêmio); Renan, Francismar, Luiz Felipe, Mineiro e Alan (Juventude).
Cartão vermelho: Mineiro (Juventude)
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 12/02/2009.
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa.
Auxiliares: José Franco Filho e Júlio Espinoza de Freitas.
CAXIAS 0X1 AVENIDA
Avenida vence o Caxias no Centenário
Completando a sétima rodada do Gauchão 2009, o Avenida conquistou um excelente resultado, vencendo o Caxias por 1 a 0 nesta noite de quinta-feira. A partida foi disputada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Foi a segunda vitória fora de casa consecutiva do Avenida. Na rodada anterior, o time de Santa Cruz do Sul bateu o São Luiz em Ijuí, na estreia do técnico Beto Campos.
Sem se intimidar com o estádio ou com a pressão da torcida grená, o Avenida encarou o Caxias propondo um jogo aberto. As duas equipes atacaram e criaram boas chances. E depois de alguma insistência, o Avenida marcou o gol da vitória aos 32 minutos do segundo tempo.
Carlos Eduardo recebeu na área e encobriu o goleiro Juninho, fazendo um golaço. No fim, torcedores do Caxias protestaram gritando "olé" durante troca de passes dos jogadores visitantes.
Agora, o Avenida sobe para nove pontos no Grupo 1, empatado com Veranópolis e Esportivo, mas nos critérios de desempate entra na zona de classificação para as quartas-de-final do primeiro turno do Gauchão.
O Caxias permanece com oito pontos, e não depende apenas de suas forças para chegar ao mata-mata da Taça Fernando Carvalho. Na quinta colocação do Grupo 2, a equipe grená precisa torcer contra o Canoas, que tem nove pontos e uma partida a menos.
Na última rodada, o Caxias enfrenta o Inter, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo será às 16h de domingo. No mesmo horário, o Avenida vai receber o Grêmio, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Primeiro turno - sétima rodada
Quarta, 11/02
São José POA 3 x 1 Internacional SM
Sapucaiense 2 x 3 Veranópolis
São Luiz 2 x 0 Brasil de Pelotas
Canoas 2 x 2 Novo Hamburgo
Santa Cruz 1 x 1 Esportivo
Ypiranga 0 x 0 Internacional