Arsenal se supera e arranca empate com gosto de vitória do Tottenham

O empate por 0 a 0 no estádio White Hart Lane tinha tudo para ser lamentado por Tottenham e Arsenal, mas as circunstâncias do clássico deixaram um gostinho de vitória no torcedor dos Gunners. Com um a menos desde os 37 minutos de jogo e sem Adebayor, que deixou o campo machucado no minuto seguinte, o Arsenal foi bravo e segurou o resultado na casa do rival.
O empate deixa o Arsenal em situação delicada. Na quinta colocação, ele tem cinco pontos a menos do que o Chelsea. O Tottenham, com 25, está em 15º lugar e ameaçado pelo rebaixamento. Há nove anos os Spurs não vencem os Gunners em jogos válidos pela Premier League.
O clássico do norte de Londres é tradicionalmente um jogo pegado, de muita tensão. E este tinha muita coisa em jogo. O Tottenham contava com o apoio da sua torcida para tentar vencer e se afastar um pouco da ameaçadora zona de rebaixamento. A vitória também seria importantíssima para o Arsenal, pois os Gunners entraram em campo seis pontos atrás do Chelsea, o último time entre os que estariam classificados para a Liga dos Campeões.
Os Spurs tiveram mais posse de bola e foram mais incisivos. O meia Palacios deu ritmo ao Tottenham. Recentemente contratado ao Wigan, ele armou, orientou e marcou como um líder. E, se não fosse Almunia, poderia ter deixado a sua marca ainda no primeiro tempo.
A determinação das equipes se transformou aos poucos em violência. O árbitro Mike Dean precisou ser rigoroso para evitar maiores problemas. E aos 37, em um lance infantil, o meia Eboué, que já tinha recebido um cartão amarelo, deixou o Arsenal com um a menos ao ser expulso após revidar uma falta de Modric. Os problemas para o time de Arsene Wenger aumentaram no minuto seguinte, quando o artilheiro Adebayor sentiu uma lesão muscular e deixou o campo.
O Tottenham cresceu, e o Arsenal se encolheu. Comemorou a chegada do fim do primeiro tempo. Mas o time da casa voltou do intervalo com a mesma pegada. Pavlyuchenko, discreto, foi substituído por Bent. O time ganhou força e passou a rondar a área dos visitantes. Robbie Keane, que atuava pela primeira vez desde o seu retorno, tinha boa atuação.
Apesar da pressão, o Tottenham não conseguia finalizar, com exceção de um lance aos 11 minutos, quando Robbie Keane perdeu gol feito dentro da área após cruzamento de Lennon. O Arsenal, diante da situação, estava satisfeito com o empate e se fechou, garantindo o resultado.
WEST HAM 0X1 MANCHESTER UNITED
Defesa do Manchester United funciona novamente na vitória sobre o West Ham.

Fazer gol no Manchester United neste Campeonato Inglês é algo difícil, quase que impossível. Nos últimos 13 jogos, o time comandado pelo técnico Alex Ferguson não sofreu um gol sequer (um recorde na Inglaterra). Por isso, a equipe conseguiu mais uma vitória neste domingo, no estádio Upton Park, em Londres. Diante do West Ham, que vinha de uma boa sequência, a equipe triunfou por 1 a 0, com um golaço do meia Ryan Giggs.
Com o resultado, o Manchester United ultrapassou o Liverpool e recuperou a liderança da Premier League. Os Diabos Vermelhos, com 56 pontos ganhos, têm um jogo a menos do que os Reds e dois pontos a mais. O Aston Villa é o terceiro colocado, com 51, dois pontos a mais do que o Chelsea.
O West Ham conseguiu equilibrar o jogo nos primeiros 45 minutos. Assim como o Manchester, não sofreu gol. Mas, para que ficasse invencível em sua defesa, teve de abdicar do ataque. Raras vezes conseguiu criar boas jogadas.
O líder do campeonato, por sua vez, não precisa trocar o ataque pela defesa para não sofrer gol. O Manchester United ataca e defende com a mesma eficiência. Demorou, mas aos 17 minutos da etapa final chegou ao gol da vitória em uma linda jogada do meia Giggs. Ele pegou a bola na ponta esquerda, deixou o primeiro defensor no chão, driblou o segundo e, de perna direita, chutou cruzado, sem defesa para o goleiro Robert Green.
Com a vantagem, os visitantes reduziram o ritmo e passaram a explorar o desespero do West Ham. O jogo ficou emocionante. Nos minutos finais, os Hammers fizeram uma blitz na área dos Diabos Vermelhos, que repetiram a receita dos últimos 13 jogos e souberam evitar o empate.