domingo, 8 de fevereiro de 2009

Campeonato Catarinense

MARCÍLIO DIAS 0X1 FIGUEIRENSE
Wilson defende pênalti no fim do jogo e o Figueira bate o Marinheiro





Com uma atuação impecável do goleiro Wilson, o Figueirense venceu o Marcílio Dias por 1 a 0 na tarde deste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Catarinense. Com o bom resultado no Hercílio Luz, o Figueira pulou para a sexta colocação, com nove pontos. O Marinheiro segue em quarto, com um ponto a mais. Schwenck marcou o gol alvinegro cobrando pênalti na primeira etapa. O Marcílio teve a chance de empate ao 48 minutos do segundo tempo, mas o goleiro Wilson coroou sua boa partida com a defesa do pênalti cobrado por Lourival aos 48 minutos do segundo tempo.




Confira a classificação do Campeonato Catarinense



Essa foi a segunda vitória do Figueira no Catarinense. O time só havia vencido na estreia da competição e amargava cinco rodadas sem vitória. Na próxima rodada, o Alvinegro recebe o Chapecoense no Orlando Scarpeli. E o Marcílio Dias vai a Joinville enfrentar o time da casa. Ambas as partidas acontecem nesta quarta-feira, às 20h30m (horário de Brasília).



Marinheiro começa bem, mas Figueira que marca






Em casa, o Marcílio Dias começou o jogo em alta velocidade, aproveitando os espaços na defesa do Figueirense para pressionar o adversário. O Marinheiro não demorou muito para criar uma chance clara de abrir o placar. Aos quatro minutos, o atacante Lourival acertou um belo chute de fora da área e Wilson teve que se esforçar para espalmar.

Mesmo com menor volume de jogo, o Figueira aproveitou sua primeira investida para marcar primeiro. Lançado na área, o atacante Schwenck tentou girar para se livrar da marcação, mas o zagueiro Amarildo puxou sua camisa. Desequilibrado, o jogador alvinegro caiu e o árbitro marcou pênalti. O próprio Schwenck cobrou, com direito a paradinha, e colocou o Figueira na frente.

O gol alvinegro mudou a dinâmica da partida. Assustado, o Marcílio Dias diminuiu o ritmo e o Alvinegro quase ampliou logo depois, mais uma vez com Schwenck. O atacante recebeu dentro da área, mas, de frente para o gol, chutou por cima. Aos poucos, o Marinheiro se re-equilibrou na partida e voltou a fazer incursões ao ataque. Depois de falta cobrada por Elton, que Wilson defendeu sem dificuldade, o gol de empate rubro-anil teve chance clara de acontecer. Lourival ajeitou de cabeça para Laécio, mas, de frente para o gol, o atacante chutou para fora, desperdiçando aos 40 minutos do segundo tempo.



Marcílio pressiona, mas desperdiça sua chance






Com o atacante Ítalo no lugar do zagueiro Amarildo e Laécio substituído por Igor no setor ofensivo, o Marcílio Dias voltou bem para a segunda etapa. Com apenas um minuto Ítalo cabeceou com perigo e a bola passou perto do gol de Wilson. O Figueira respondeu com Ricardinho, que tentou marcar por cobertura, mas, nos minutos seguintes, Lourival, Ítalo e Igor se revezaram nas investidas ofensivas rubro-anis. O goleiro alvinegro teve que mostrar serviço para evitar o empate do Marinheiro.

A busca marcilista pelo empate deixou espaços na defesa e o Figueira, passados os primeiros minutos da pressão do time da casa, passou a adiantar seus jogadores para atacar e equilibrar a partida. O Marinheiro seguiu perigos, mas a recorrente falta de mira dos atacantes, além da boa atuação da defesa alvinegra, deixou o gol de empate mais longe.

Com apenas um zagueiro de ofício em campo, Márcio Nunes, o Marcílio Dias se lançou de vez ao ataque, deixando a defesa desprotegida. Com isso, o técnico Pintado recompôs a defesa e o time alvinegro passou a privilegiar as jogadas de contra-ataque.



A defesa alvinegra fez bem seu trabalho, mas foi aos 47 minutos que o time passou pela maior provação. Lourival foi derrubado por Dieyson na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Lourival tentou colocar no canto, mas o goleiro Wilson brilhou, fez a defesa e garantiu a vitória alvinegra fora de casa.




AVAÍ 0X0 JOINVILLE
Goleiros brilham, e o Leão empata com o Joinville na Ressacada


Em noite inspirada dos goleiros, Avaí e Joinville empataram por 0 a 0 na Ressacada. Com belas e difíceis defesas, Eduardo Martini e Fabiano foram os protagonistas na partida da noite deste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Catarinense. Com o resultado, o Leão segue na sexta colocação, com dez pontos. O líder é o próprio Joinville que se manteve na ponta da competição, com 13 pontos. O Tricolor está empatado com o Criciúma, mas fica à frente com melhor saldo de gols.

Na próxima rodada, o Avaí, fora de casa, enfrenta o Atlético Ibirama. E o Joinville defende a liderança do turno em casa, contra o Marcílio Dias.



A partida



Avaí e Joinville fizeram um jogo muito movimentado no primeiro tempo. Apesar de ter mais posse de bola, o Avaí encontrou dificuldades para transformar o volume de jogo em oportunidades de gol. Mais objetiva, a equipe do Joiville foi perigosa durante toda a primeira etapa. Logo aos quatro minutos, Rafael Costa completou de cabeça o cruzamento de Marquinhos e obrigou o goleiro Fabiano fazer grande defesa e evitar o gol do Leão. A reposta tricolor veio dois minutos depois em um belo chute de Claudemir. O meia finalizou de primeira da entrada da área e a bola, por pouco, não entrou.

As equipes seguiram alternando boas oportunidades de gol, mas, aos poucos, a presença do Joinville no ataque foi se tornando mais frequente. Com isso, brilhou o goleiro avicelesete Eduardo Martini. O arqueiro trabalhou bem para evitar gols de Chiquinho, Claudemir e Marcelo Silva. Aos 42 minutos, foi a vez do goleiro parar o artilheiro do Estadual. Lima recebeu na marca do pênalti, mas a finalização não passou por Martini, que afastou o perigo

Do lado tricolor, o goleiro Fabiano também teve que trabalhar. Rafael Costa fez boa jogada com Evando e, de frente para o gol, tentou marcar. Fabiano fez boa defesa e espalmou para escanteio. No lance seguinte, foi a vez do Joinville ter a chance mais clara: Marcelo Silva cruzou para a área, Lima desviou sutilmente e a bola explodiu na trave de Eduardo Martini.



Segundo tempo

A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira terminou. Ataques e contra-ataques dos dois lados. Se, no primeiro tempo o Joinville colocou uma bola na trave, o Avaí não demorou a devolver. Marquinhos cobrou falta na área e Rafael Costa cabeceou sozinho. A bola chegou a triscar na trave antes de sair pela linha de fundo. O Leão voltou a assustar com Evando. Uendel fez boa jogada e entregou para o atacante que, depois de se livrar da marcação, acabou finalizando mal.


Se o Avaí tropeçou nas próprias conclusões ruins, o Joinville, mais uma vez, esbarrou no goleiro Eduardo Martini. Aos 29 minutos, Lima subiu bem na área avaiana e cabeceou firme e o arqueiro alviceleste fez bela defesa. Na sobra, o Fantick arriscou de fora da área e Martini apareceu bem mais uma vez.

Com o fim da partida se aproximando, o Joinville passou a se fechar mais e jogar mais no contra-ataque. Depois que o volante Ricardo Oliveira foi expulso, ao receber o segundo cartão amarelo por falta em Davi, o objetivo de manter a liderança com o empate ficou mais claro.

A vantagem numérica fez o Avaí se lançar ao ataque em busca do gol da vitória, o que quase aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo. Válber recebeu passe de Marquinho e chutou na saída de Fabiano. O goleiro, no entanto, se recuperou e fez excelente defesa para a garantir o empate na Ressacada e a liderança do Campeonato Catarinense.




CRICIÚMA 1X1 BRUSQUE
Criciúma arranca empate com Brusque no Heriberto Hülse


O Criciúma arrancou o empate em 1 a 1 com o Brusque, na noite deste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Catarinense. Rafael Bittencourt e Kanu anotaram os gols da partida no Estádio Heriberto Hülse.

Os gols

Depois do primeiro tempo sem gols, Rafael Bittencourt chutou de fora da área e marcou um golaço na gaveta de Zé Carlos aos 18 minutos do segundo tempo. Seis minutos depois, o Tigre empatou com Kanu.

Na próxima rodada, o Criciúma vai a Tubarão encarar o Peixe no Aníbal Costa, na quarta-feira, às 20h30m. Na mesma hora, o Brusque recebe o Metropolitano no Augusto Bauer.



CATARINENSE

Primeiro turno - sétima rodada
Domingo, 08/02
Chapecoense 5 x 2 Tubarão
Metropilitano 1 x 1 Atlético Ibirama