São José vence a primeira em casa
Depois de três derrotas em casa, o São José conseguiu enfim pontuar no estádio Passo d'Areia no Gauchão 2009. Na tarde desta quarta-feira, o Zequinha venceu o Inter de Santa Maria por 3 a 1, abrindo a sétima rodada do primeiro turno da competição.
No próximo fim de semana, na rodada de encerramento da fase classificatória, o São José enfrenta o Veranópolis, fora de casa, às 16h (de Brasília) de domingo. No mesmo horário, o Inter recebe o Santa Cruz, em Santa Maria.
O atacante Rafael Xavier novamente foi o principal destaque do São José. Aos 11 minutos, ele abriu o placar com um belo gol. E aos 45 minutos, ainda no primeiro tempo, fez grande jogada e deixou o artilheiro Sandro Sotilli livre para ampliar.
Na etapa final o Inter, que estreou o técnico Jorge Anadon, tentou pressionar. A insistência deu resultado aos 37 quando o zagueiro Cassel, cobrando pênalti, descontou. Mas o São José sacramentou a vitória aos 45, com Cassiano fazendo 3 a 1.
Com o resultado, o São José vai a oito pontos na Chave 2, na briga pela classificação ao mata-mata da Taça Fernando Carvalho. Já o Inter permanece com apenas quatro pontos na Chave 1, sem chances neste turno, figurando entre os ameaçados de rebaixamento.
SAPUCAIENSE 2X3 VERANÓPOLIS
Veranópolis bate o Sapucaiense fora
Mesmo jogando em Sapucaia do Sul, o Veranópolis conseguiu um grande resultado na tarde desta quarta-feira. De virada, o VEC venceu o Sapucaiense por 3 a 2, no estádio Arthur Mesquita Dias. A partida é válida pela penúltima rodada do primeiro turno do Gauchão 2009. A marcação de três pênaltis foi a curiosidade do jogo.
Com o resultado, o Veranópolis vai a nove pontos no Grupo 1, e continua na briga pela classificação ao mata-mata da Taça Fernando Carvalho. O Sapucaiense segue na lanterna da Chave 2, com quatro pontos e fora da briga.
O Sapucaiense começou bem a partida. Logo aos nove minutos, Castiano sofreu o primeiro pênalti do jogo, mas o ala-direita Gian cobrou para fora, frustrando a torcida. Quatro minutos depois, o matador Adão não decepcionou. De cabeça, o veterano centroavante abriu o placar para o Sapucaiense.
Mas a comemoração dos rubro-negros durou pouco. Aos 15, o meia Miro Bahia empatou para o Veranópolis, após boa jogada que envolveu o ala Fininho e o atacante Dinei. No segundo tempo, o artilheiro do VEC, Dinei, comprovou a boa fase. Aos quatro, ele virou a partida, cobrando pênalti com perfeição.
Aos 28, o Sapucaiense teve a chance de se redimir do erro inicial. A arbitragem marcou o terceiro pênalti do jogo - do zagueiro Marília, sobre Castiano - e desta vez quem cobrou foi o centroavante Adão. E ele não desperdiçou, empatando a partida em 2 a 2.
As duas equipes precisavam da vitória, e partiram para cima. O atacante Kito, que deixou o banco de reservas, apresentou-se com um chute na trave. E aos 43, ele não deixou a oportunidade passar: de cabeça, Kito marcou o gol da vitória do Veranópolis.
Às 20h30m (de Brasília) desta sexta, no Estádio Cristo Rei - em São Leopoldo - o Sapucaiense recebe o Brasil de Pelotas, em partida atrasada. No domingo, a equipe volta a jogar, no encerramento do primeiro turno, contra o Novo Hamburgo.
O clássico regional está marcado para as 16h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. No mesmo horário, o Veranópolis joga em casa contra o São José, fechando sua participação na fase classificatória.
SÃO LUÍZ 2X0 BRASIL DE PELOTAS
São Luiz se recupera com vitória sobre o Brasil de Pelotas
O São Luiz se recuperou da derrota para o Avenida, na rodada anterior, e bateu o Brasil de Pelotas nesta noite de quarta-feira por 2 a 0, novamente jogando em Ijuí, no estádio 19 de Outubro, pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Os gols foram marcados no segundo tempo. Aos cinco minutos, o volante Carlos Lima aproveitou um rebote após cobrança de escanteio para abrir o placar. E aos 22, Fabiano Veiga marcou um golaço, fechando o placar.
Com o resultado, a equipe de Ijuí sobe para 11 pontos, entrando na zona de classificação da Chave 2 do Gauchão 2009. Já o Brasil de Pelotas segue sem vencer, e permanece na lanterna da Chave 1, com dois pontos - o Xavante tem três jogos a menos que os demais concorrentes.
Na sexta-feira, o Brasil de Pelotas recupera mais uma partida atrasada. Será às 20h30m (de Brasília), em São Leopoldo, contra o Sapucaiense. Domingo, o São Luiz encerra sua participação no primeiro turno do Gauchão contra o Juventude, às 19h10m, em Caxias do Sul. Também no domingo, às 20h30m, o Brasil de Pelotas se reencontra com a torcida Xavante recebendo o Ypiranga.
SANTA CRUZ - RS 1X1 ESPORTIVO
Santa Cruz-RS e Esportivo ficam no empate nos Plátanos
O Esportivo quase conseguiu frear a boa fase do Santa Cruz, na noite desta quarta-feira. Jogando no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, as duas equipes empataram por 1 a 1, pela sétima rodada do primeiro turno do Gauchão 2009.
Evilásio, que disputa a artilharia do campeonato, abriu o placar para o Esportivo, aos 20 minutos do primeiro tempo. Mas Roberto Jacaré empatou para o Santa Cruz, aos 25 do segundo.
Com o resultado, o Santa Cruz vai a 12 pontos, e mantém a vice-liderança da Chave 2. O Esportivo sobe para nove pontos, e provisoriamente entra na zona de classificação da Chave 1 - nesta quinta-feira, a equipe torce por Grêmio e Caxias nos confrontos com Juventude e Avenida, respectivamente.
No fim de semana, as duas equipes encerram suas participações na fase classificatória da Taça Fernando Carvalho. Às 16h (de Brasília) de domingo o Esportivo recebe o Canoas, em Bento Gonçalves. No mesmo horário, o Santa Cruz visita o Inter de Santa Maria.
YPIRANGA 0X0 INTERNACIONAL
Misto do Inter não sai do zero com o Ypiranga em Erechim
Três dias depois de vencer o Gre-Nal, o Inter não saiu do 0 a 0 diante do Ypiranga, no mesmo estádio Colosso da Lagoa. O resultado, no entanto, foi bom para os dois times. O Colorado, que entrou em campo com a liderança da Chave 1 garantida no primeiro turno, segue invicto no Gauchão, agora com 16 pontos. E o Ypiranga conseguiu a sua vaga nas quartas-de-final, continuando no topo da Chave 2, com 12 pontos. E se manteve invicto em casa.
Confira a classificação e a tabela de jogos do Campeonato Gaúcho
O Inter iniciou a partida com apenas três titulares da escalação inicial do clássico de domingo: Lauro, Álvaro e Alex. Na última rodada do primeiro turno, no domingo, recebe o Caxias, às 19h10m. E o Ypiranga visita o Brasil de Pelotas às 20h30m.
Andrezinho recebe 'passe' de goleiro adversário
O Inter sabia que já seria o líder da Chave 1 graças ao empate do Novo Hamburgo com o Canoas. Mas nem por isso deixou de atacar. Rondou a área adversária nos primeiros minutos, quando perdeu um gol num lance bizarro do goleiro Marcelo Pittol. Após fazer uma defesa, ele errou e rolou a bola nos pés de Andrezinho, que conseguiu algo ainda mais incrível: chutar para fora.

Depois de um início ofensivo, sobretudo em subidas pela esquerda, o Colorado desacelerou. E deu chance para os donos da casa crescerem no jogo. Aos 32 minutos, Lauro saiu mal do gol e foi salvo por Maycon, que evitou o gol de Sharlei.
Nos últimos minutos da primeira etapa, o Inter teve duas oportunidades claras. Na primeira, Walter recebeu lançamento de Glaydson e ficou sozinho diante de Pittol. Em vez de chutar, no entanto, preferiu dar um passe - nem tão na medida assim - para Marcelo Cordeiro concluir. Pittol se recuperou e saltou para fazer a defesa. A segunda chance também teve Cordeiro como protagonista. Ele cabeceou para fora, na entrada da pequena área, após cruzamento de Andrezinho.
- Era para eu chutar, mas vi meu companheiro mais bem colocado - justificou-se Walter, campeão sul-americano sub-20 com a seleção brasileira.
Taison entra no segundo tempo
O Colorado começou o segundo tempo da mesma maneira que terminou o primeiro: criando boas chances. Andrezinho e Walter assustaram Pittol, em chutes rentes à trave. O Ypiranga, que a essa altura já sabia que terminaria a rodada na liderança da Chave 2, deu o troco. Obrigou Lauro a fazer difícil defesa, em chute de Michel de fora da área.
Após um início alucinante, a partida deu uma esfriada. O técnico Tite, na tentativa de reanimar a sua equipe, trocou Walter por Taison no ataque. E não demorou muito para que o autor de cinco gols no Gauchão ficasse próximo de mais um. Ele se deslocou com rapidez e recebeu bom passe de Andrezinho, mas se enrolou com a bola diante de Pittol. Alex, que entrava livre pelo meio da área, não deve ter gostado muito.
Mas Taison compensou em seguida, dando ótimo passe para o companheiro, que chutou com força dentro da área. O zagueiro André Luis se esticou e conseguiu desviar a bola. O zero permanecia no placar, mas o domínio do jogo voltava a ser do Colorado.
Aos 33 minutos, Sharlei poderia ter acabado com a invencibilidade do Inter, mas chutou fraco ao receber sozinho pelo lado direito da área. Pelo lado colorado, só chamou mesmo a atenção a estreia de Giuliano, que substituiu Maycon.
Ficha técnica:
YPIRANGA 0 x 0 INTERNACIONAL
YPIRANGA
Marcelo Pittol, João Rodrigo, Alex, André Luís e Fábio; Marcelo Muller, Pavão, Marquinhos e Michel (Vitor); Sharlei (Thomaz) e Guto (Japa).
Técnico: Tonho Gil.
INTERNACIONAL
Lauro, Arilton (Danilo), Danny Morais, Álvaro e Kleber; Glaydson, Maycon (Giuliano), Marcelo Cordeiro e Andrezinho; Walter (Taison) e Alex.
Técnico: Tite.
Cartões amarelos: Alex, Marquinhos, Marcelo Pittol (Ypiranga); Álvaro (Inter).
Estádio: Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). Data: 11/02/2009.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves de Lima.
Auxiliares: João Lúcio de Souza Júnior e Júlio César dos Santos.