domingo, 8 de fevereiro de 2009

Campeonato Pernambucano

SANTA CRUZ 1X1 SPORT
Empate entre Sport e Santa Cruz adia título do primeiro turno





O título do Sport no primeiro turno do Campeonato Pernambucano ficou a próxima rodada. Mesmo pior em campo, o Leão chegou a estar muito perto da vitória, mas o Santa Cruz conseguiu a reação e empatou a partida no fim. Ciro abriu o placar para os rubro-negros aos 37 minutos do segundo tempo, mas Adilson empatou o jogo cinco minutos depois. Marcelo Ramos chegou a desperdiçar um pênalti nesse curto espaço de tempo. Com o resultado pela nona rodada do Estaudal, no Arruda, o Sport segue na liderança, com 25 pontos. O Coral é o segundo, com 20 pontos.



Na próxima rodada, o Sport vai a Caruaru enfrentar o Central. Também fora de casa, o Santa Cruz encara o Petrolina. Ambas as partidas acontecem na próxima quarta-feira, às 21h30m (horário de Brasília). Para ser campeão, o Leão precisa de uma vitória ou empates contra Central e Náutico, nas duas últimas rodadas do Pernambucano.



Temperatura alta, mas jogo morno


Santa Cruz e Sport fizeram um primeiro tempo equilibrado. O forte calor no Arruda dificultou a ação dos jogadores nos primeiros 45 minutos de jogo e partida demorou para causar emoções mais forte aos torcedores. A primeira chance de gol saiu dos pés do atacante Marcelo Ramos. Ele teve a chance de abrir o placar para o Santa aos sete minutos, as o goleiro Magrão apareceu bem para fazer boa defesa.

Apesar da chance do Sport de ser campeão do primeiro turno por antecipação, foi o Santa Cruz que criou mais tramas ofensivas. O Leão sofreu o novo esquema tático do técnico Nelsinho Baptista, com Paulo Baier na ala direita. O meia Fumagalli, foi inclusive, sacrificado e substituído por Moacir logo na primeira etapa, em uma tentativa de corrigir a formação da equipe.

Mesmo assim, o Rubro-Negro chegou perto e marcar e boa cobrança de falta de Paulo Baier. Em chute frontal ao gol de André Zuba, o meia errou o alvo por muito pouco. O Coral, por sua vez, teve mais volume de jogo, mas pecou muito no último passe e o time não conseguiu muitos arremates perigosos.



Sombra e correria na segunda etapa

Sem o sol forte, o segundo tempo do clássico já começou com mais velocidade. Logo no primeiro minuto, Anderson cruzou para Marcelo Ramos na área do Sport. O atacante se esforçou para dominar, mas a defesa leonina afastou a bola. O Santa seguiu pressionando e Bilica desperdiçou boa chance para abrir o placar. Wagner ajeitou para o volante, mas, de frente para o gol, ele errou o alvo.

Com a Cobra Coral melhor na partida, o Sport continuou dependente de jogadas da bola parada. Logo após entrar em campo, no lugar de Sandro Goiano, Andrade foi mais um a tentar em cobrança de falta, mas seus forte chute não passou da barreira tricolor. A entrada de Ciro no lugar de Guto no ataque melhorou um pouco disposição ofensiva do Leão, mas o Santa seguiu melhor no jogo. Márcio e, posteriormente seu substituto Pedro Henrique continuaram dando trabalho para goleiro Magrão.



Cinco minutos de emoções fortes

O domínio coral, no entanto, não se transformou em vantagem no placar. A estrela do jovem Ciro brilhou mais uma vez e o Sport marcou o primeiro gol do jogo. Em jogada de Paulo Baier, Anderson cortou mal e a bola sobrou para Ciro. De primeira, o atacante acertou chute forte, sem chance para o goleiro André Zuba.

Não demorou muito para o Santa Cruz ter a primeira chance de devolver a igualdade ao marcador. Mas a trave estava no caminho coral. Pedro Henrique invadiu a área rubro-negra e foi derrubado por Andrade. Pênalti, que Marcelo Ramos bateu, mas não converteu. O goleiro Magrão até acertou o canto, mas foi a trave direita que impediu a bola de entrar.

O Santa não seu abateu com o pênalti perdido, e foi recompensado. Em escanteio cobrado da direita, Adilson subiu bem e, de cabeça, colocou no canto, sem chances para Magrão. E o fim do jogo pegou fogo. O Sport teve chance clara de passar à frente mais uma vez. Em falta cobrada por Paulo Baier, o goleiro André Zuba, se esticou e, quase dentro do gol, espalmou a bola e adiou o título rubro-negro do primeiro turno do Pernambucano.



Ficha técnica:
SANTA CRUZ 1 x 1 SPORT
SANTA CRUZ
André Zuba; Thiago Matias (Memo), Sandro e Leandro Camilo; Anderson, Wagner, Leandro Gobatto (Roger) e Adilson; Márcio (Pedro Henrique) e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt.
SPORT
Magrão; Igor, César e Durval; Paulo Baier, Hamilton, Fumagalli (Moacir), Sandro Goiano (Andrade) e Dutra; Guto (Ciro) e Weldon
Técnico: Nelsinho Baptista.
Gols: Ciro, aos 36, e Adilson aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Matias, Leandro Gobatto(Santa Cruz); César, Fumagalli, Paulo Baier, Weldon e Andrade (Sport).
Estádio: Arruda. Data: 08/02/2009.
Árbitro: Cláudio Mercante.
Auxiliares: Erich Bandeira e Luciano Cruz.





PERNAMBUCANO

Primeiro turno - nona rodada
Sábado, 07/02
Náutico 2 x 1 Petrolina
Domingo, 08/02
Cabense 2 x 1 Porto
Sete de Setembro 1 x 0 Salgueiro
Serrano 2 x 3 Ypiranga
Central 2 x 0 Vitória